#nãovaiterCopa… Pelo menos não como estamos acostumados

terça-feira, 27 de maio de 2014

Poucas vezes paro para falar de política aqui no blog, mas este assunto anda dando tanto pano pra manga que resolvi depositar aqui meus 2 centavos sobre o tema.

vai ter copa ou nao

Já é tarde demais para evitar a realização da Copa, mas o evento não está nem próximo do que políticos e a FIFA esperavam quando escolheram o país como sede. Agora é esperar pra ver se ainda tem como piorar. Vai ter Copa, mas esta certamente não será uma Copa como as que estamos acostumados.

 

Foi em 2007 que oficializaram o Brasil como sede da Copa do Mundo da FIFA de 2014. Desde aquele tempo já sabia que o processo ia feder pois nosso país pode ser conhecido como a pátria de chuteiras, mas nossos políticos e empresários não saberiam se conter frente a tantos “investimentos e oportunidades”.

 

Já sabia desde o início que a maior parte do legado do evento, na forma de obras de infra-estrutura, nunca sairia do papel e que muita gente iria enriquecer ainda mais com novos estádios e reformas em aeroportos. Enquanto obras atrasavam e bolsos ficavam abarrotados, a FIFA aproveitou a Lei Geral da Copa para mandar e desmandar em áreas que pouco tinham relevância para o futebol. No fim das contas a coisa acabou sendo mais esculachada do que previa e tudo explodiu na Copa das Confederações.

brasil-protestos-fortaleza-copa-confederacoes[3]

Protestos tomaram conta do Brasil e milhões de pessoas foram às ruas, mas nossos políticos (criativos e caras de pau como sempre) viraram a mesa e até usaram imagens das manifestações em benefício próprio. O tempo passou e nada mudou. Agora o evento principal está chegando e ninguém sabe se teremos grandes protestos, se o governo prenderá manifestantes como terroristas e se brasileiros realmente torcerão contra a seleção da CBF.

 

O que sei é que políticos e empresários enfiaram tanto o pé na jaca que boa parte das pessoas perdeu o entusiasmo com a Copa. Algumas andam mais revoltadas e torcem para a Argentina (ou qualquer nação fora o Brasil) leve o caneco. Outras vão ver os jogos, mas sem nenhum tipo de empolgação.

 

Lembro que a primeira Copa que acompanhei de verdade foi a de 1990, na Itália. Haviam bandeirolas por toda parte, ruas pintadas e pessoas se juntando para acompanhar os jogos. Existia um sentimento de patriotismo sazonal que acompanhava os torcedores. Sempre achei meio bizarro só lembrar de ser brasileiro e amar o país na época da Copa, mas era melhor que nada.

 

Este ano o sentimento está diferente. Apesar dos canais de TV mostrarem com uma forçada euforia como as pessoas estão ansiosas pela Copa, não vejo ruas pintadas por aí, carros com bandeiras do Brasil e pessoas com a camisa da seleção andando pelas ruas.

 

Este ano o patriotismo sazonal está fora de moda e isso pode ser uma coisa boa. Sempre fui uma pessoa esperançosa e torço para que esta falta de entusiasmo em relação ao futebol seja convertido em entusiasmo para melhorar o Brasil, para não aceitar qualquer coisa que dizem na TV. Para que políticos pensem duas vezes antes de trazerem um grande evento para cá, na certeza do lucro fácil.

 

A uma hora dessas tenho certeza que o presidente da FIFA e muitos políticos preferiam que a Copa tivesse sido realizada em outra nação, como a Argentina ou o Canadá, pois assim teríamos ruas pintadas, torcedores nas ruas e aquele patriotismo que só se vê a cada 4 anos.

fuleco

E você? como vai se comportar durante o evento?

1 comentários:

Mocho Agenc 20 de outubro de 2014 17:16  

Olá, não consegui localizar o seu email. Gostaria de saber se você faz parceria com troca de links. Estou enviando o endereço do meu blog para conhecimento. http://www.dicasdomocho.com/

Aguardo o seu contato.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+