Kawah Ijen, o espetacular vulcão de chamas azuis

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Na Indonésia, mais precisamente na porção leste da ilha de Java, está localizada a Caldeira de Ijen. Em seus 20 quilômetros de largura é encontrado o Kawah Ijen, vulcão que possui uma característica curiosa. Os gases que são expelidos pela cratera possuem uma coloração azul-turquesa.

vulcao azul topo 2

Na caldeira do Kawah Ijen está localizado um lago de águas ácidas. Trata-se do maior corpo de água preenchido com ácido clorídrico do mundo (cerca de 36 milhões de metros cúbicos). É o ácido dá à água sua coloração esverdeada.  Ao redor do lago, o vulcão libera constantemente gases sulfurosos. Que ao entrarem em contato com o ar, são liberados em alta pressão e temperatura (mais de 600 ºC), arremessando labaredas que podem chegar a quase 5 metros de altura.

vulcao azul lago

vulcao azul rio

Parte dos gases condensam em enxofre líquido, continuando a queimar quando voltam ao chão. Esta “lava azul” é usada para minerar enxofre em um processo basicamente artesanal por trabalhadores que ganham em média 13 Dólares por dia.

vulcao azul canos

vulcao azul carregador

O processo é extremamente tóxico e causa inúmeros problemas respiratórios aos trabalhadores, que realizam suas atividades quase sem proteções. Logicamente a maior parte deles sofre de problemas respiratórios. Turistas e pesquisadores, quando vão embora, acabam doando suas máscaras contra gás para estes mineradores, mas como eles não possuem dinheiro para trocar os filtros acabam voltando a usar panos molhados como proteção.

vulcao azul fogo

vulcao azul descendo

vulcao azul mineradores

O fotógrafo Olivier Grunewald visitou este belo e perigoso lugar para registrar as chamas azuis e também a vida destes sofridos mineradores. A corrosão sulfúrica do local fez com que ele perdesse duas lentes e uma câmera. Agora imagine como deve ser para quem precisa trabalhar todo dia neste local.

vulcao azul minerador

vulcao azul circular

vulcao azul ao lado

vulcao azul chamas

vulcao azul verde

Fontes: Amusing Planet, National Geographic

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+