Cargueiro Marco Polo é a maior construção móvel do mundo

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Quem mora em Salvador volta e meia pega um barco para visitar a Ilha de Itaparica. Nessa travessia é comum passar perto de alguns cargueiros que se dirigem para o porto da cidade. Sempre achei estes barcos imensos. São construções que a pessoa precisa ver para crer. Mas nenhum deles pode ser considerado grande perto do CMA CGM Marco Polo.

navio gigante marco polo

Containerfrachter "CMA CGM Marco Polo" erreicht Bremerhaven

Com 396 metros de comprimento, 54 metros de largura e mais de 187 mil toneladas de porte, o Marco Polo não só é a maior embarcação do mundo com também possui o título de maior construção já feita pelo homem capaz de se deslocar pelo planeta. Se você já viu reportagens sobre o transatlântico Queen Mary 2 saiba que ele ainda não é tão grande quanto este cargueiro. A imagem abaixo lhe dará uma ideia da imensidão deste navio.

navio gigante comparativo

Este exagero da engenharia foi fabricado na Coréia do Sul pela DSME (Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering) e irá atuar entre a China e a Europa. O Marco Polo em breve não será mais o maior do mundo pois  mais dois navios do mesmo porte já estão sendo construídos para a CMA CGM. Em 2015 ele deverá perder o posto de vez pois um cargueiro ainda maior está sendo fabricado pela dinamarquesa Maersk.

navio gigante noite

navio gigante lateral

navio gigante ponte

navio gigante manutencao

Um detalhe interessante é que todo este navio é operado por uma tripulação de apenas 27 pessoas.

 

 

Fonte: Daily Mail

2 comentários:

Igor Zemanova 29 de janeiro de 2013 12:49  

Existiu na verdade um bem maior que esse, chamado Knock Nevis, um super-petroleiro de 485 metros de comprimento e 68 metros de largura, o que botaria o Marco Polo no chinelo,mas esse colosso dos mares virou sucata em 2010.

Ivo 4 de fevereiro de 2013 23:04  

em uma pesquisa rapidinha no wikipedia, o marco polo fica em 13o. lugar em tamanho, sendo que dos 12 acima, tem 2 em serviço, 2 em construção e o resto fora de operação.
abs

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+