A desumana condição dos prisioneiros do Sudão do Sul

terça-feira, 27 de novembro de 2012

As fotografias que estampam este post foram feitas no mês de outubro de 2012 por Tony Karumba para a agência AP. Nelas podemos ver as condições sub-humanas que estas pessoas passam suas vidas (ou o que resta dela). Trata-se do corredor da morte, um depósito de pessoas onde 100 presos esperam a execução. Muitos deles morrerão de inanição ou pelas terríveis condições antes mesmo que suas penas sejam cumpridas.

prisao no sudao do sul pulando

prisao no sudao do sul fome

prisao no sudao do sul perna

Em junho, o Human Rights Watch publicou uma denúncia afirmando que o governo do Sudão do Sul prendia pessoas arbitrariamente, muitas vezes sem nenhuma acusação formal e frequentemente impossibilitadas de terem contato com um advogado. Existem casos de prisioneiros que esperam julgamento há mais de 5 anos.

prisao no sudao do sul cartas

prisao no sudao do sul agua

prisao no sudao do sul comida

prisao no sudao do sul pratos

prisao no sudao do sul prisioneiro

O Sudão do Sul entrou para a ONU em julho de 2011, mesmo mês em que se tornou um país independente. Certamente os inúmeros problemas legais enfrentados pelo país deveriam ser reportados à entidade internacional, mas como problemas em um jovem e pequeno país esquecido na África não interessam o resto do mundo, não existe uma solução visível a curto prazo para esta terrível situação.

prisao no sudao do sul cela

prisao no sudao do sul grupo

SUDÁN DEL SUR PRESOS

prisao no sudao do sul sanitario

Nosso país possui problemas graves em seu sistema carcerário mas devo dizer que as imagens desta prisão na África me fez pensar em como as coisas podem ser piores. Não que nós podemos sentar e achar que tudo está bem porque em outro lugar está pior, mas faz pensar no quanto somos felizardos em nosso país.

prisao no sudao do sul falando

prisao no sudao do sul leito

prisao no sudao do sul higiene

prisao no sudao do sul jogo

prisao no sudao do sul igreja

prisao no sudao do sul pes

prisao no sudao do sul acorrentado

prisao no sudao do sul deitado

prisao no sudao do sul doente

prisao no sudao do sul magro

prisao no sudao do sul soldado

Esta reflexão me fez lembrar um episódio do podcast Café Brasil, onde o apresentador Luciano Pires discute os problemas de nosso país quando comparados ao de outras partes do mundo. É um programa divertido e que identifiquei imediatamente ao ver as fotografias acima. Eu recomendo e se você quiser conhecer clique aqui.

 

Fontes: NBC News, Human Rights Watch

26 comentários:

Anônimo 30 de novembro de 2012 10:18  

Bandido bom e bandido morto

giggleepink 30 de novembro de 2012 11:33  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Isabel 30 de novembro de 2012 14:46  

O anônimo do post "bandido bom é bandido morto" inclusive não deve ter conseguido ler até o parágrafo que cita o extremamente falho sistema de justiça do local, com prisões arbitrárias e pessoas lá dentro há anos que nunca chegaram a ser julgadas. Essas condições não devem ser impostas a nenhum ser humano, mas quantos inocentes com certeza estão lá apodrecendo em vida?? Me desgasta esse tipo de frase feita intolerante que o povinho que nunca passou nenhuma dificuldade na vida gosta de soltar...

Anônimo 30 de novembro de 2012 18:45  

Quem defende bandido, deveria "hospedar" bandidos em sua residência, esta é para a Isabel!

Quem dera se os vagabundos do Brasil tivesse este tratamento que dão no Sudão!

Claro que bandidos que realmente mereçam ser presos e terem este tratamento!
Como Estupradores, traficantes, assaltantes, politicos sorruptos que desviam milhoes!

Eu pago imposto é para ter Educação, Saude, Transporte e Segurança!
Eu não pago imposto para sustentar bandido em cadeia!
Então eu quero mais que eles morram!
Aí vem gente defendendo bandido e saiba que suas conquistas para os presidiários, acabam deixando menos dinheiro para Educação de nossas crianças, menos dinheiro para a saude de nosso povo!

Anônimo 1 de dezembro de 2012 15:15  

a generalizaçao e burra...coitados dos que estao injustamente

Linkicha - Agregador de links 3 de dezembro de 2012 00:15  

Fico pensando se essas condições seriam uma boa no Brasil, os bandidos teriam medo de ser preso... aqui quem é preso muitas vezes vive "melhor" do que um trabalhador, mas sei lá, existem muitas questões envolvidas

Linkicha - Agregando ótimos links: www.linkicha.com.br

Anônimo 3 de dezembro de 2012 05:59  

A situação no Sudão do Sul é bem complicada mesmo... trabalhei lá por 1 (um) ano e o que se via era exatamente o que está no post... Pra piorar, a população parece não ligar muito e confiar/temer demais nas "autoridades"... Lembro de ver, algumas vezes, a polícia local prendendo pessoas (até crianças) e "descendo a lenha" nos coitados com total apoio da população... Mas essas condições sub-humanas das prisões não são muito diferentes do que se encontra nas casas deles...

Anônimo 3 de dezembro de 2012 07:31  

Tem gente que é muito limitada!
O rapaz aí quer mais é que a pessoa que está na cadeia morra, que se fodam todos que vão parar lá, etc...

Um ponto de vista desses é totalmente alienado, pois pressupõe que nossa polícia seja profissional, justa e não preconceituosa. Pressupõe também que nossa justiça funciona para ricos e pobres. E pressupõe que todos os presos são iguais, desumanos e irrecuperáveis!
Por que esse sujeito não cala a boca?

Anônimo 3 de dezembro de 2012 08:12  

Parabéns ao Sudão do Sul se o brasil tratase os presos asim não teriamos tanta violencia e morte de inocentes.

Anônimo 3 de dezembro de 2012 09:53  

Eles não parecem tão mal cuidados assim; tirando o fato de estarem acorrentados o que nao é nada de mais em se tratando de presioneiros. se estão presos é por que cometeram algum crime e não ficaram impunes. que bom seria se no Brasil houvesse realmente punição para os criminosos hoje em dia os bandidos perderam o medo de serem presos é por isso que existe a banalização da violencia.

Aviso aos visitantes: 3 de dezembro de 2012 11:21  
Este comentário foi removido pelo autor.
CHUCK NOIA 3 de dezembro de 2012 11:23  

Esse povo que defende bandido deve ser aqueles filhinhos de papai que não precisam pegar conduções lotadas pra ir trabalhar, dar duro e trabalhar meses pra conseguir ter alguma coisa aí vem um vagabundo e te toma...ou melhor....esses defensores dos direitos humanos nunca tiveram uma arma apontada pra sua cara, e o vagabundo, totalmente drogado dando tapas na sua cara e ameaçando atirar pq vc não tem um tostão na carteira, assim como aconteceu comigo...se as mãe precisam chorar, que chorem as mães dos bandidos....Direitos humanos para humanos direitos...

Anônimo 3 de dezembro de 2012 11:32  

Se a vide em liberdade num país deste é ruim, imagina a prisão.

Anônimo 3 de dezembro de 2012 12:07  

Condição HUMANA é aqui do brasil.. que os vagabundos sao presos, recebem mais que um salario minimo.. comem melhor que os trabalhadores assalariados.. e nos feriados ainda sao soltos pq eles sao humanos e merecem passar as festas do lado das familias..
#vergonhaBrasil

Odidnab 3 de dezembro de 2012 12:40  

É muito fácil dizer: "bandido bom é bandido morto", já tive uma arma apontada p minha cara, não foi nem uma nem duas vezes, fui assaltado, perdi dinheiro, bens materiais, fui agredido, mas pelo menos (olha a situação) pelo menos continuo vivo (até parece uma piada, mas não é). Mesmo assim, MESMO ASSIM, não acho que bandido bom é bandido morto. Não vou mentir, tenho vontade de estripar, escalpelar, matar com crueldade e toques da mais terrível tortura certos bandidos, MAS nunca generalize. Generalizar é um terrível erro, e por isso sou contra a pena de morte, enquanto alguns de fato merecem morrer (pois são apenas uma especie de "câncer" em nossa sociedade), a grande maioria está num estágio de desespero, onde a unica saída que infelizmente eles viram foi a bandidagem. Inclusive esses que digo serem que nem câncer, não sabemos o que levou ele a se tornar aquilo, são mentes destruídas a tal ponto, que pelo menos eu não vejo mais recuperação (apenas no caso desses bandidos, que volto a dizer NÃO SÃO A MAIORIA). O brasil precisa sim, investir e muito em educação para que nossos jovens não veja a bandidagem como unica solução de suas vidas até então miseráveis.

Anônimo 3 de dezembro de 2012 13:33  

Alienado é quem acha que bandido deve ter tratamento humano. Coisa de Mauricinho idealista, que não conhece a realidade das ruas. Porra nenhum, senta o ferro, bota pra foder, bandido tem que tomar no cu. Tá com pena leva pra casa, bando de baitolas.

Anônimo 3 de dezembro de 2012 14:28  

prisão no brasil deveria ser assim, não quer ir pra cadeia não cometa crimes

mah 3 de dezembro de 2012 14:56  

eu tmb sou contra a pena de morte, pq mtos inocentes morreram, pq a justiça falha sim, prende mt gnt inocente e quem vai sofrer é a mae desses bandidos, morrer é mt fácil ... pra mim preso n podia ter seus luxos, televisão, ar condicionado, direito d ter intimidades com as visitas, visitas... tem uma cadeia em roraima se n me engano, aquela é boa visita só se for por internet se o preso tiver um comportamento mto bom mas ver pessoalmente a pessoa ele n vê,e no patio ele é obrigado a cumprir horario seja com sol ou sem sol ... e cadeia é separado n junta presos... tratamento é bem rigoroso, e eu acho que o brasil deve por esse tipo de cadeia em todos os estados do brasil, temos que manter pulso firme mas não matar, alias é mto fácil flar MATA, não é nós que vamos matar e sim os policiais...n queremos um país onde matar é mais importante e sim queremos um país mais limpo sem corrupção e crianças desabrigadas (agr mudando o tema q tmb faz parte d onde quero chegar, pro governo entrar n favela e tirar todo mundo de lá foi fácil, copa né construir hotel de luxo...e essas famílias, elas n vao ser abrigadas pode ter certeza eai o q elas vão fazer? vender droga, trampa nas ruas) quem deve começar mudar é o governo...OBS: n to defendendo bandido, mas n acho que matar é o certo a não ser pra estupradores (esses com certeza merece uma punição forte sem ser morte, claro)

mah 3 de dezembro de 2012 14:56  

eu tmb sou contra a pena de morte, pq mtos inocentes morreram, pq a justiça falha sim, prende mt gnt inocente e quem vai sofrer é a mae desses bandidos, morrer é mt fácil ... pra mim preso n podia ter seus luxos, televisão, ar condicionado, direito d ter intimidades com as visitas, visitas... tem uma cadeia em roraima se n me engano, aquela é boa visita só se for por internet se o preso tiver um comportamento mto bom mas ver pessoalmente a pessoa ele n vê,e no patio ele é obrigado a cumprir horario seja com sol ou sem sol ... e cadeia é separado n junta presos... tratamento é bem rigoroso, e eu acho que o brasil deve por esse tipo de cadeia em todos os estados do brasil, temos que manter pulso firme mas não matar, alias é mto fácil flar MATA, não é nós que vamos matar e sim os policiais...n queremos um país onde matar é mais importante e sim queremos um país mais limpo sem corrupção e crianças desabrigadas (agr mudando o tema q tmb faz parte d onde quero chegar, pro governo entrar n favela e tirar todo mundo de lá foi fácil, copa né construir hotel de luxo...e essas famílias, elas n vao ser abrigadas pode ter certeza eai o q elas vão fazer? vender droga, trampa nas ruas) quem deve começar mudar é o governo...OBS: n to defendendo bandido, mas n acho que matar é o certo a não ser pra estupradores (esses com certeza merece uma punição forte sem ser morte, claro)

Diogo Costa 3 de dezembro de 2012 16:35  

Anônimo.

Já ouviu aquela expressão: o peixe morre pela boca?

Imagina uma prisão nesta no Brasil. Agora, você está alí em uma festa, bebe um vinho ou dois, está voltando para casa e atropela uma mãe com o seu filho. Isso pode acontecer com qualquer um.

Você vai para um lugar como esse.

Ninguém sabe o dia de amanhã meu amigo. Pode não ser você, mas você pode ter o azar de um filho seu se enveredar pelo crime. Você pode dizer que não, mas não vai querer que seu filho sofra este tratamento.


Outra coisa, Jesus Cristo foi considerado um bandido. Ele morreu na cruz com vários bandidos.

Será que Jesus não está no meio desses que você julga tão merecedor destas penas?

Dii 3 de dezembro de 2012 18:17  

Se fosse assim aqui no Brasil, os esquemas seriam diferentes ..

LUIZ 3 de dezembro de 2012 18:50  

Vivem na mesma situação que as pessoas livres desse país

Infelizmente

Anônimo 3 de dezembro de 2012 18:56  

Excluindo que o sistema de justiça é falho a ponto de prender pessoas inocentes.... os demais, verdadeiros culpados, merecem tratamento semelhante ao q foi imposto ás suas vítimas....
Parabéns Brasil, por "cultivar" nossos Assassinos e nos deixar a mercê do julgamento dos traficantes!!!
Parabéns aos Direitos Humanos, pela defesa dos "direitos" dos Bandidos!!!
E assim a vida continua... Q Deus nos Proteja!!!!

Anônimo 3 de dezembro de 2012 19:12  

Nem todos que estão presos são porque fizeram algo para serem presos, conheço varias estorias de pessoas que foram presas por forjamento policiais, esses que são bandidos de verdade, se bandido bom fosse bandido morto nao existiria quase nenhum, policia pra matar, pq ja estariam mortos,na verdade nao sobrariam ne 30% da população, principalmente esses que dizem que bandido bom é bandido morto, que certamente ja deve ter cometido algum delito.

Anônimo 3 de dezembro de 2012 20:30  

estupido bom é estupido na escola...

Anônimo 3 de dezembro de 2012 22:13  

se são bandidos mesmo, é mais que merecido o que está acontecendo com eles... bandido que mata, estrupa, rouba apenas o fato dele respirar já é um luxo pra esses lixos... eles matam fodem com pessoas inocentes, e ainda comem bebem e dormem de graça e ainda por cima tem direitos... ou seja o único que se fode na historia é a trouxa da vitima que perdeu a vida, ou foi estrupada roubado lesado emfim...

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+