10 igrejas curiosas pelo mundo

quinta-feira, 15 de março de 2012

Chamamos de igrejas os templos dedicados geralmente à religiões cristãs. Atualmente o Brasil está vendo um número cada vez maior delas serem inauguradas, geralmente reutilizando espaços como antigos cinemas e galpões. Antigamente era comum que as igrejas católicas fossem majestosas, retratando sempre características arquitetônicas contemporâneas. Abaixo você verá exemplos de igrejas que não se encaixam exatamente a nenhum estilo em particular.

 

Igreja na colina

igrejas curiosas montanha

Localizada a Geórgia, esta edificação foi construída entre os séculos V e VIII. Acredita-se que naquele tempo era um templo em homenagem a um deus pagão. Localizada a quase 40 metros de altura, a igreja serve de casa para um monge há 20 anos. Para chegar ao topo é preciso subir por uma antiga escada.

 

Igreja-tanque

igrejas curiosas tanque

Eu sei que esta não é uma edificação de verdade, trata-se de uma escultura do artista Chris Kuksi, mas ficou tão legal que precisava aparecer na lista. Se houver uma nova guerra santa o Vaticano já pode mandar fazer alguns exemplares.

 

Igreja-árvore

igrejas curiosas arvores 1

igrejas curiosas arvores 2

O artista italiano Giuliano Mauri iniciou um projeto de arquitetura orgânica em 2001. Ele consistia em um esqueleto composto por 42 colunas (todas plantadas e vivas) que se tornariam uma igreja. Infelizmente Giuliano faleceu em 2009, sendo que o projeto nunca havia saído do papel, por isso ele não viu seu trabalho ser finalizado. Em 2010 a construção teve início como homenagem ao trabalho de Giuliano e em comemoração ao ano da biodiversidade. A igreja ainda não está pronta, mas está encaminhada.

 

A igreja de neve

igrejas curiosas gelo

Em 1911 os moradores do vilarejo de Mitterfirmiansreut, na Alemanha, precisavam caminhar por 90 minutos para chegar à igreja mais próxima. Como sinal de protesto eles construíram uma catedral de gelo, para ver se assim chamavam a atenção das autoridades religiosas. Em 2011 para comemorar os 100 anos daquele acontecimento, os atuais moradores resolveram fazer uma nova igreja de gelo. Todos estavam tentando terminar a construção para o natal, mas a falta de neve suficiente só permitiu que a catedral fosse inaugurada no dia 28 de dezembro.

 

A igreja inflável

igrejas curiosas inflavel

O filósofo Frank Los criou esta curiosa igreja para servir de palco para discussões sobre questões filosóficas e da vida em geral. Apesar de parecer um templo católico, nenhum tipo de serviço religioso é feito nela mas mesmo assim é erguida em festivais, eventos empresariais e locais privados.

 

Igreja no vagão de trem

igrejas curiosas trem

Uma antiga ideia da igreja ortodoxa russa é utilizar vagões de trem vazios como esqueleto para construção de templos. A prática anda se tornando cada vez mais comum naquele país mostrando que uma igreja está onde seus fiéis se reúnem.

 

A menor igreja do mundo

igrejas curiosas menor

Ocupando apenas 28 metros quadrados em cima de uma pequena plataforma no meio de um lago, esta igreja comporta apenas 2 pessoas e o padre. Em um casamento realizado nela, os convidados precisaram ficar do lado de fora em botes para poder ouvir de longe a cerimônia.

 

A igreja transparente

igrejas curiosas transparente

Criada pela dupla de arquitetos belgas Pieterjan Gijs e Arnout Van Vaerenbergh, esta igreja aproveita ao máximo a luz do sol com uma arquitetura praticamente transparente. Ela é parte de uma instalação artística que visa colocar estruturas inesperadas em locais públicos.

 

Igreja em Lego

igrejas curiosas lego

Localizada temporariamente na Holanda, esta estrutura foi criada por Michiel de Wit e Filip Jonker utiliza blocos de concreto que se assemelham muito aos do Lego.

 

The Sedlec Ossuary

The human chandelier of bones hanging from the center of the nave with garlands of skulls draping the vaults in the lower level of the Sedlec Ossuary (kostnice Sedlec).  

The Ossuary (built after 1400 A.D.) is a small Roman Catholic chapel, located beneath the Cemetery Church of All Saints (Hrbitovní kostel Všech Svatých) in Sedlec, a suburb of Kutná Hora in the Czech Republic. The ossuary contains between 40,000-70,000 human skeletons which have been thoughtfully arranged to form decorations and furnishings for the chapel.

The historic center of Kutna Hora was registered in 1995 to the List of World Cultural and Natural Heritage by UNESCO.

Zamecka 127, Kutna Hora - Sedlec, Czech Republic ~ October 12, 2008.

igrejas curiosas ossos 2

igrejas curiosas ossos 5

Este é um daqueles lugares que a pessoa precisa ver antes de morrer. Localizada na República Checa, esta catedral foi decorada com nada menos que 40 mil esqueletos humanos.  Quem a vê de fora nem pensa que é grande coisa, pois sua decoração externa é bem normal, mas ao entrar você vê decorações de cair o queixo. Se você quiser ir lá, o templo fica a uma hora de viagem da capital Praga.

 

Fonte: Oddee

2 comentários:

Sandra 16 de março de 2012 10:04  

Excelente blog! Só a título de curiosidade há um agregador de conteúdos chamado Agrega Pais, que é voltado para família, uma ótima forma de divulgar seu blog para este público bem específico.
http://agregapais.com.br/

Isabela 23 de agosto de 2013 17:30  

Seus posts sao muito legais! Parabens mesmo! Espero que continue com o blog!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+