A arte na fuligem

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Se você vive em uma grande cidade com certeza enfrenta um problema chamado poluição. Queimadas, carros, ônibus e caminhões são apenas alguns fatores que deixam o ar nestas metrópoles cada vez mais pesado. Além dos malefícios ao sistema respiratório, a fuligem liberada em estátuas, muros e paredes deixa o cenário cinza e cada vez mais escuro. A arte de Alessandro Ricci tenta alertar sobre este assunto.

arte na fuligem lua perfeita

Ele mora em Florença e usa a fuligem como base para seus trabalhos. Durante parte do dia o artista circula pelas ruas da cidade e recolhe a fuligem usando algodão. Depois esta é aplicada diretamente na tela, que é coberta com resina natural quando finalizada.

arte na fuligem abstrato

Tudo começou no início dos anos 90, quando ele utilizou a fuligem para escrever em muros cobertos por desenhos feitos por artistas de rua. Algum tempo depois Alessandro estava recolhendo amostras de fuligem de prédios e estátuas para a universidade onde estudava e teve a ideia de começar a utilizar o material para criar suas obras.

arte na fuligem triangulo

Um de seus objetivos como artista é mostrar que as pequenas ruas de Florença não deveriam abrigar tantos carros, ônibus e caminhões. Sua primeira vitória aconteceu em outubro de 2009, quando a área Duomo da cidade foi transformada em um local apenas para pedestres.

arte na fuligem abstrato e musica

Diferente de outros pintores, Alessandro não gosta de vender seus quadros, pois acredita que isso iria corromper seus princípios. Por isso grande parte de suas criações feitas de fuligem são doadas.

arte na fuligem predio e porta

As grandes cidades precisam achar uma maneira de lidar com tanta fuligem que é jogada no ar diariamente, afinal isso prejudica as pessoas, a arquitetura e a beleza destes locais.

Alessandro-Ricci-smog

Fonte: Oddity Central

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+