Hackers invadiram a Steam e podem ter levado números de cartão de crédito

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

invasao na steam logoEstá cada vez mais difícil para empresas combaterem as invasões aos seus bancos de dados. Um problema recente colocou a poderosa Sony de joelhos quando teve que tirar a PlayStation Network do ar por semanas. Na época, gamers do Xbox e da Steam riram horrores dos problemas enfrentados pelos sonystas. Agora é a vez dos jogadores de PC ficarem preocupados.

 

A Steam é o maior serviço de distribuição digital de jogos, com milhões de clientes e milhares de títulos. Praticamente todo gamer que possui um cartão internacional já comprou um jogo na mão deles. Agora os dados pessoais dos clientes deste serviço estão em risco.

 

Tudo começou na semana passada, quando os fóruns da Steam foram tirados do ar por causa de um grupo de hackers. Eles conseguiram entrar no fórum e alterar o design. Até então tudo parecia bem simples.

 

Todos pensavam que se tratava apenas de uma falha de segurança menor, mas parece que o problema é muito mais grave. A empresa está certa de que os hackers tiveram acesso a um banco de dados com informações encriptadas, mas ainda não sabe se os invasores se deram conta disso ou se foram capazes de decifrar o código.

invasao na steam hacker

O banco de dados que foi invadido possuía informações como nomes de usuários, senhas, lista de jogos comprados, endereços de e-mail, endereços de cobrança e os números dos cartões de crédito encriptados.

 

Gabe Newell, presidente da Valve, afirma que a empresa ainda não possui evidências que provem o roubo de nenhuma destas informações e que o ocorrido ainda está sendo investigado. Ainda não há informações sobre o uso indevido de nenhumas das contas de cartão de crédito envolvidas, mas ele pede que os usuários do serviço fiquem atentos para compras estranhas em seus cartões.

 

invasao na steam hacker 2Felizmente, até onde se sabe, apenas algumas contas referentes a usuários do fórum da Steam estão entre os que foram invadidos, por isso a empresa ainda não soou um alerta vermelho para todos os usuários do sistema de distribuição. Por enquanto apenas as senhas das contas do fórum precisarão ser trocadas obrigatoriamente. Se o problema se revelar mais grave ainda, um novo comunicado deverá ser liberado para todos as pessoas.

 

Sempre que comprei na Steam pedia para que eles não guardassem nenhum dado de pagamento referente ao meu cartão ou endereço de cobrança. Resta saber se eles guardaram meu número mesmo assim. O fato é que a invasão foi descoberta agora e ainda é preciso ter uma ideia melhor do que foi roubado ou não. É esperar para ver.

 

Fonte: Ars Technica

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+