Genius Playlist no Android. Fazendo listas automáticas

sábado, 24 de setembro de 2011

musica no androidRecentemente adquiri meu primeiro smartphone rodando o sistema Android e estou descobrindo diversos novos aplicativos. Resolvi dividir estas experiências com vocês e a partir de agora o blog terá a tag “Aplicativos Android” para reunir estes posts. Esta semana falarei de listas de músicas automáticas, coisa que no iTunes ficou conhecido como “Genius Playlist”.

 

O primeiro programa que encontrei com uma função deste tipo foi o MixZing (clique aqui para ver). Assim que você inicia o aplicativo pela primeira vez, ele analisa todas as músicas no seu celular (é preciso estar conectado à Internet). O processo pode demorar alguns minutos dependendo da sua conexão. Depois disso basta você escolher uma música, a partir dela terá início uma lista com outras seguindo o mesmo estilo.

musica no android mixzing

A desvantagem do programa é que ele não possui um banco de dados para músicas brasileiras. No meu caso escolhi “Eu Quero Ver o Oco” dos Raimundos para ver o que vinha em seguida e o programa não criou uma lista. Fiz tentativas com o Camisa de Vênus e Chico Science também sem sucesso.

 

Para músicas internacionais a playlist funciona. Quando iniciei uma lista com “Ace of Spades” do Motörhead, a lista seguiu com “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana e “Iron Man” do Black Sabbath. Você pode também dizer se as música escolhidas servem ou não, fazendo as novas escolhas do programa ainda mais apuradas.

 

Outra opção para quem quer playlists automáticas é o Moodagent (clique aqui para ver). Ele promete fazer suas listas de acordo com o seu humor. Assim como o MixZing, é preciso estar conectado à Internet na primeira vez que for usar o programa. O aplicativo apresenta cinco barras: Sensual, Tender, Happy, Angry, Tempo. Para fazer sua lista você pode escolher uma música ou ajustar as barras de humor.

musica no android moodagent

Resolvi fazer o mesmo teste. Comecei pelo Motörhead e as músicas seguintes foram “I Believe in Miracles” dos Ramones e “Grains of Warth” do Bad Religion. Uma lista satisfatória para o meu “humor”. Agora como o programa se sairia com músicas nacionais?

 

Ao escolher “Eu Quero Ver o Oco” as músicas seguintes foram “Revolution Action” do Atari Teenage Riot e “Territorial Pissing” do Nirvana. Foi então que resolvi chutar o pau da barraca escolhendo “A Vida do Viajante” de Luiz Gonzaga, que foi seguida de “Old Dan Tucker” do Bruce Springsteen. Resultado = playlists aprovadas.

 

 

A terceira alternativa envolve o seu computador, pois o Winamp faz este tipo de lista automática em sua versão para PC (não sei sobre o Mac pois não uso). Basta clicar com o botão direito do mouse em uma faixa e escolher a opção “View similar tracks to”. O programa apresentará uma lista com músicas similares. Aí você seleciona elas e transfere para seu celular.

 

Estes aplicativos são ideais para quem possui muitas músicas no computador e não tem tempo para ficar separando cada uma cada tipo de humor ou estilo. Se você conhece algum aplicativo que faça este tipo de lista ou gostaria de saber sobre algum tipo de programa para os celulares Android deixe seu comentário abaixo.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+