O tubarão-branco em belas fotografias

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Em 1916 uma onda de calor e o maior número de pessoas nas praias de Nova Jérsei, nos EUA, são as causas apontadas para uma série de ataques de tubarões que resultaram em 4 mortos e 1 ferido. Este fato foi um dos pontos de inspiração para o escritor Peter Benchley ao criar o romance Jaws, a obra literária que mudaria para sempre a percepção das pessoas sobre o tubarão-branco.

tubarao branco classico

tubarao branco sorriso

Em 1975 o diretor Steven Spielberg lançou o filme Tubarão, baseado no livro de Benchley. O animal não era apenas um vilão no filme, mas um verdadeiro monstro dos mares que, com a ajuda da clássica música-tema criada por John Williams, assustou gerações de pessoas.

tubarao branco bocao 2

tubarao branco cardume

No mundo real o tubarão-branco é o peixe predador de maiores dimensões existente na atualidade, podendo atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas, mas seu prato preferido definitivamente não são as pessoas.

tubarao branco perfil

tubarao branco pb

Estes animais atingem a maturidade aos 15 anos de idade e podem viver por mais de 30 anos. Eles são encontrados em todos os oceanos e gostam de temperaturas entre 12 e 24°C. As maiores concentrações mundiais de tubarões-brancos estão nos EUA (noroeste do Atlântico e Califórnia), África do Sul (onde está a área com maior densidade populacional da espécie, na Dyer Island), Japão, Austrália, Nova Zelândia, Chile e no Mediterrâneo.

tubarao branco virando

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Pouco se sabe sobre o comportamento dos tubarões-brancos. Algumas fêmeas grávidas já foram estudadas, mas nunca um parto da espécie foi observado. A espécie é ovovípara, sendo que os ovos eclodem dentro do útero das fêmeas, onde os filhotes se desenvolvem até o nascimento. Esta gestação dura 11 meses e a mandíbula poderosa da espécie se desenvolve desde o primeiro mês. Os fetos praticam o canibalismo intra-uterino, onde os mais fortes devoram os mais fracos antes do nascimento.

tubarao branco com peixes

tubarao branco frente

tubarao branco gordinho

tubarao branco isca

tubarao branco morde grade

tubarao branco perfil 2

tubarao branco pescando

tubarao branco preto e branco

tubarao branco virando 2

Para finalizar veja o tubarão-branco em ação nestes dois vídeos onde eles saltam tão bem quanto golfinhos para pegar suas presas.

 

 

 

 

Fontes: Twisted Sifter, Wikipédia

3 comentários:

Arthurius Maximus 1 de julho de 2011 16:30  

Nessa primeira foto o bicho parece que está rindo, só imaginando como vai fazer para comer o mergulhador. Literalmente...

Anônimo 1 de julho de 2011 22:25  

Lindos! Apesar de tão poderosos, ameaçados pela praga humana...

Julia 3 de julho de 2011 23:57  

O animal mais perfeito do mundo!!!!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+