Prisioneiros chineses são forçados a trabalhar virtualmente nos MMOs

quinta-feira, 26 de maio de 2011

gold farming gurisTrabalhos forçados são uma realidade em prisões da China. Prisioneiros são obrigados a trabalharem em minas, além de fazerem todo tipo de material, que vão de palitos de dentes a revestimentos para assentos de automóveis. A novidade é a prática ser utilizada para fazer dinheiro virtual em games online.

 

O gold farming consiste em realizar tarefas básicas em MMOs como World of Warcraft para acumular moedas virtuais que podem ser usadas para comprar itens e experiência dentro do jogo. Como fazer dinheiro virtual é chato e leva tempo muitas pessoas compram estas moedas na Internet com dinheiro real. Isso se tornou um negócio lucrativo em países onde a mão de obra é farta e não custa muito. Aparentemente administradores de presídios na China descobriram que seria ainda mais proveitoso realizar estas atividades com pessoas que não recebem salário.

 

gold farmingLiu Dali, 54 anos, era guarda de um presídio até se tornar um presidiário por “peticionar ilegalmente” o governo central sobre esquemas de corrupção em sua cidade natal. Ele passava 12 horas nos campos, fazendo todo tipo de atividade que lhe apresentassem, de produzir palitos de dentes a decorar trechos da literatura comunista, assim pagaria seu débito com a sociedade.

 

Quando o expediente acabava os guardas levavam cerca de 300 prisioneiros para computadores que eram conectados a jogos online, onde eles fariam tarefas básicas para acumular o máximo de dinheiro virtual possível. Estar cansado de trabalhar o dia inteiro não era desculpa, pois se alguém ficasse para trás na produtividade esperada os castigos eram reais, com torturas e espancamento.

 

Segundo Liu, ele trabalhava nos jogos até não conseguir ficar com os olhos abertos. Os guardas diziam que era possível fazer de 1.200 a 1.550 Reais por dia, mas os prisioneiros nunca viam o dinheiro, só sabiam que os computadores ficavam ligados 24 horas.

 

gold farming montagemA prática de gold farming é conhecida, mas difícil de ser monitorada. Ela acontece longe dos olhos das produtoras dos games, mas os governos tentam criar regras para regulamentar a produção e comercialização de moedas virtuais.

 

De acordo com dados oficiais, em 2008 mais de 3 bilhões de Reais em dinheiro virtual foram comercializados na China, onde estima-se que 80% dos que praticam gold farming estejam. O país abriga mais de 100 mil pessoas que trabalham turnos integrais dedicados apenas a fazer dinheiro que não existe.

 

Isso se explica no fato de que as empresas que contratam pessoas para esta atividade pagam melhor do que muitas fábricas. Mesmo enfrentando turnos de 12 horas e sem direito a férias anuais ainda é um bom negócio para trabalhadores chineses.

world of warcraft

Lhe incomoda saber que o dinheiro virtual comprado pela net pode vir do trabalho forçado de um prisioneiro chinês?

 

Fonte: The Guardian. Shangaiist

1 comentários:

Anônimo 30 de maio de 2011 10:37  

Concordo, isso deveria ser aplicado no Brasil que é um pais com alta criminalidade e muito prisioneiros, deveria colocar eles para trabalhar em fabricas.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+