As cavernas submersas que inspiraram o filme Santuário

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

cavernas submersas panoramica

A imagem acima é tão impressioante que parece ter saído de um filme, onde efeitos visuais podem dar um ar mais extraordinário aos cenários, mas trata-se da Dan's Cave, localizada na ilha Abaco, nas Bahamas e a fotografia foi tirada por Wes C Skiles (foto abaixo), mergulhador que serviu de inspiração para o filme Santuário, atualmente em cartaz no Brasil (para ver o trailer legendado clique aqui).

 

cavernas submersas wes skilesO filme é baseado em eventos reais, quando uma equipe liderada por  Wes explorava quilômetros de cavernas submersas até que uma tempestade bloqueou o caminho por onde eles haviam entrado. Foi preciso nadar por locais inexplorados até achar uma saída.

 

Fazer um mergulho nestes sistemas de cavernas submersas requer treinamento e coragem, pois nem mesmo o mais preparado mergulhador pode prever o que irá acontecer. O próprio Wes faleceu no fim de 2010 durante um a expedição na Flórida. O filme Santuário é dedicado a ele.

cavernas submersas entradas

Quem visita a ilha Abaco mal pode imaginar que por baixo da terra está uma vasta rede de cavernas submersas que podem ser acessadas por mais de mil entradas (chamadas de buracos azuis). Atualmente somente cerca de 20% delas já foi explorado e a tarefa não é fácil pois lá não há qualquer sinal de luz, as cavernas são verdadeiros labirintos e podem chegar a uma profundidade superior a 182 metros.

 

Além de tudo o ambiente com uma taxa muito baixa de oxigênio é também rica em sulfeto de hidrogênio, produzido pelas bactérias que vivem na água salgada. Isso gera uma nuvem tóxica, que pode ser vista na fotografia abaixo (que não está usando nenhum efeito).

cavernas submersas bacterias vermelhas

Os mergulhadores não podem passar muito tempo perto destas nuvens pois as substâncias penetram na roupa de mergulho causando náusea, delírios e até mesmo a morte.

 

Abaixo você confere mais algumas fotografias que Wes C Skiles fez para a National Geographic em cavernas como as que são vistas no filme. Em uma das fotos é possível notar como o ambiente é apertado, obrigando o mergulhador a retirar o equipamento para poder passar.

cavernas submersas detalhe

cavernas submersas estalactites

cavernas submersas entrada

cavernas submersas aperto

Fonte: Daily Mail

2 comentários:

Emerson Teixeira Lima 21 de fevereiro de 2011 10:51  

Olá, bem sou Emerson e tenho um projeto que irá ajudar a reunir blogueiros:
http://maniaccine.blogspot.com/p/convite-voces.html

de uma lida e se caso houver interesse entre em contato no meu e-mail emerson.teixera@hotmail.com

Juca 24 de fevereiro de 2011 00:08  

tava realmente atras dessa informação. assisti o filme em 3d depois de fumar um hahah muito bom

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+