Os robôs completam 90 anos

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

poster RURNo dia 25 de janeiro de 1921 estreava na cidade de Praga, na República Checa, a peça de ficção científica Rossumovi univerzální roboti (Os Robôs Universais de Rossum). Esta foi a primeira vez que o termo robô foi utilizado.

 

Na peça, os robôs eram seres criados em uma fábrica. Eles se assemelhavam fisicamente aos humanos e possuíam consciência própria. Atualmente alguém poderia dizer que se tratam de androides, mas o termo não existia na época.

 

Os robôs da peça existiam apenas para servir aos seres humanos e pareciam felizes com esta tarefa. Durante o decorrer da história eles mudam este comportamento para algo mais agressivo e uma rebelião dos robôs tem início e com isso a raça humana chega ao fim. (A história soa familiar?)

rur peça

O autor Karel Čapek afirmou posteriormente que ao terminar o manuscrito da peça foi que percebeu que esta era uma versão moderna da lenda  judaica dos Golens, que são seres de aparência humana criados completamente de matéria inanimada que ganham vida.

 

A palavra robota significa o trabalho forçado que uma espécie de servos precisa fazer nas terras de seus mestres e é derivada de rab, que significa escravo.

 

Isaac Asimov chegou a declarar que embora considerasse a peça de Čapek terrível, reconhecia sua importância para os escritores de ficção científica por ter originado a palavra robô.

 

Fontes: GeekBeat TV, Wikipédia

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+