O Brasil, a pirataria e os indicados ao Oscar

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

oscarO Oscar é definitivamente a maior e mais famosa premiação do mundo do cinema. Mesmo que exista a discussão se os premiados são os melhores ou os que pagaram mais, é inegável que os indicados passam a ser filmes que chamam mais a atenção do público.

 

Para nós brasileiros acompanhar a cerimônia se torna um pouco mais complicado, principalmente se quisermos saber se um filme foi melhor que outro. Esta tendência já vem crescendo a algum tempo, mas este ano eles se superaram. Praticamente nenhum filme indicado a muitos prêmios estreou nos cinemas nacionais.

 

A intenção das distribuidoras é clara, utilizar o anúncio dos indicados (que aconteceu no último dia 25/01) para angariar um público maior. A maior prova disso é a data de estreia de Cisne Negro e O Vencedor (4 de fevereiro), Bravura Indômita, O Discurso do Rei e Burlesque (11 de fevereiro) e 127 Horas (18 de fevereiro). A entrega dos prêmios ocorrerá no dia 27 de fevereiro.

indicados

Sei que para as distribuidoras é melhor desta maneira, pois podem colocar no cartaz a fatídica frase: “indicado a um milhão de Oscars”. Na prática nós ficamos na expectativa pois hoje não posso dizer se nenhuma das indicações (salvo nos casos de A Rede Social e A Origem) foi merecida.

 

Por outro lado as pessoas estão cada vez mais deixando de se preocupar com isso, afinal quando um filme é indicado ou pretende ser, o estúdio distribui entre os votantes de cada prêmio cópias destes filmes para avaliação e estas acabam inevitavelmente na Internet, os DVD Screeners. É errado fazer? Lógico, mas os distribuidores precisam abrir os olhos para isso, pois quem se interessa por Oscar vai querer ver quem são os indicados o quanto antes.

 

Não sei qual a diferença em cifras de se fazer uma estreia simultânea entre o país de origem e o Brasil, ou que esta espera seja de até 1 mês, mas filmes que estreiam ao mesmo tempo aqui e lá fora só possuem versões de baixa qualidade na net, o que desencoraja grande parte dos piratas de oportunidade.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+