Os 12 melhores créditos de abertura do cinema

domingo, 19 de dezembro de 2010

Eu acho um porre quando a cena onde passam os créditos no início do filme é apenas uma tela preta passando um monte de nomes. Bom mesmo é quando esta parte da projeção significa alguma coisa ou ao menos apresenta um conceito diferente, algo para entreter o espectador. Abaixo listo 12 das minhas favoritas, e as respectivas cenas. Caso você lembre de alguma deixe sua opinião nos comentários.

 

12 – Prenda-me se for Capaz – A cena que abre o filme estrelado por DiCaprio e Tom Hanks é muito divertida pois apresenta o espectador a vários momentos que virão. A trilha sonora criada por John Williams dá a ela um ar de suspense antigo, da mesma época onde o filme se passa, a década de 60.

 

 

11 – Clube da Luta – A abertura aqui é tão frenética e insana quanto o resto do filme. A música criada pelo Dust Brothers ajuda muito a dar o clima desta jornada pelo cérebro do personagem de Edward Norton (que na verdade é o centro de toda a trama).

 

 

10 – Obrigado por Fumar – Para mostrar os nomes das pessoas envolvidas na produção, esta sequência apresenta uma tipografia interessante. Nela podemos ver estes nomes aparecendo em embalagens de cigarro, que com certeza fazem referência a marcas famosas de cigarro. Acaba funcionando como uma grande ironia, principalmente levando em consideração a letra da música.

 

 

09 – Cidade de Deus – Esta abertura poderia ser intitulada “O Terror da Galinha”, pois vemos primeiramente como uma ave testemunha a morte terrível de outra da mesma espécie. Quando ela consegue se soltar começa uma grande perseguição que dá um toque cômico logo nos primeiros minutos desta obra maravilhosa de Fernando Meirelles.

 

 

08 – Madrugada dos Mortos – Utilizando cenas que parecem saídas de qualquer noticiário nós somos apresentados a queda da sociedade como a conhecemos. De explicações vazias do governo a uma escalada na violência o mundo vai aos poucos sendo dominado pelos zumbis. Quando Johnny Cash começa a cantar a versão bíblica do apocalipse já podemos imaginar que cenário aguarda os personagens no filme.

 

 

07 – Homem-Aranha 2 – Esta sequência não só presta uma homenagem a mídia na qual o filme se originou como serve de lembrete aos espectadores dos acontecimentos vistos no primeiro filme.

 

 

06 – O Reino – Para que a pessoa possa entender a relação delicada existente entre os EUA e o Reino da Arábia Saudita a cena mostrando os créditos iniciais dá uma verdadeira aula de história sobre o assunto e também apresenta a ligação desta relação com o terrorismo.

 

 

05 – Zumbilândia – Zumbis em câmera lenta, muito gore, rock de verdade e a interação dos atores com as letras dos créditos tornaram esta uma das melhores cenas de abertura que já vi.

 

 

04 – Grease: Nos Tempos da Brilhantina – A animação que abre este musical apresenta uma tonelada de referências à cultura pop do passado, além de definir os “meninos” e “meninas” que serão vistos durante o filme. A música deste vídeo é um clássico.

 

 

03 – Watchmen – Além da excelente música de Bob Dylan, esta sequência de abertura reúne uma quantidade muito grande de informações que acabaram não aparecendo nesta adaptação. Não sei se quem não leu a revista vai entender muita coisa, mas com certeza foi um deleite para os fãs.

 

 

02 – O Senhor das Armas – Esta é uma das cenas de abertura mais espetaculares que já vi. Nela podemos acompanhar a “vida” de uma bala, desde a fábrica até as consequências terríveis que ela pode trazer. Nada melhor para um filme onde acompanhamos a vida de um traficante de armas.

 

 

01 – Seven – Os Sete Crimes Capitais – Depois que esta sequência de abertura chegou aos cinemas surgiu uma avalanche de cópias. Praticamente todo filme ou série de TV que retratasse um serial killer apresentava algo semelhante. A influência desta cena ainda pode ser vista no cinema hoje em dia.

 

 

Esta lista foi inspirada por um post da Unreality Magazine.

 

[UPDATE] – Vi nos comentários que algumas pessoas sugeriram a abertura de Quase Famosos. Realmente acabei me esquecendo dela, mas vou adicionar pois ficou muito legal.

 

 

Continuo lendo os comentários e qualquer sugestão é bem vinda.

 

 

21 comentários:

Capitão Tutano 19 de dezembro de 2010 18:14  

Ola, estou passando para dizer que tem um selo pra você no meu blog, passa para pegar se quiser

http://tutanomole.blogspot.com/

ninhodamente.com.br 19 de dezembro de 2010 19:16  

Muito boa a matéria.

Talita 20 de dezembro de 2010 15:40  

O do Zumbilândia é fudido. Mas faltaram dois... Aberturas de Quase Famosos e o Virgens Suicidas.

=:)

tavares crazy hat tattoo 20 de dezembro de 2010 16:33  

obviamente não se pode agradar a todos e são muitos filmes e bla´, blá, blá... mas se não muito me engano, fórmula 51 também apresenta os créditos iniciais de uma bela maneira.

Bruno Costa 21 de dezembro de 2010 00:14  

Excelente post cara! A abertura do zombieland é d+ mesmo!

mandy 21 de dezembro de 2010 11:45  

adorei a lista *-*

Carolina Diaz 21 de dezembro de 2010 13:25  

Adorei a lista. Seven acho que fica em primeiro por ser um clássico, mas na minha humilde opinião Zumbilândia é bem melhor!! Parabéns pelo Blog! Se puder dá uma passadinha lá no meu blog tb, http://tchutchando.blogspot.com/

Ariana L. Prestes 21 de dezembro de 2010 13:35  

A abertura de Watchmen é a minha favorita!

Mariane 21 de dezembro de 2010 19:14  

Muito boa a lista. Um filme que me chamou atenção nesse sentido e não está ai, foi Desventuras em série, mas, não lembro se era final ou de abertura, hehehe.

Tb adoro o de quase famosos que alguém citou ai.

Anônimo 21 de dezembro de 2010 19:35  

Amei a matéria! ^^
Lugares muito bem colocados... meus favoritos são watchmen, grease e zombieland <3
a de watchmen, não importa quantas vezes eu veja, ainda me da arrepios >w<

Victor Joao 21 de dezembro de 2010 20:17  

do zumbilandia eh "For Whom the bell tolls - Metallica

Fabioxp 22 de dezembro de 2010 00:03  

eu gosto muito da entrada de dois filmes: Scarface e A Pantera Cor de Rosa [1 e 2]

André Prestes 24 de dezembro de 2010 04:31  

Uma coisa legal de perceber é que tiveram muito cuidado na abertura de Seven, pois em nenhum momento indicam o nome do assassino. Somente nos créditos finais, aonde a primeira coisa a aparecer é o nome de Kevin Spacey.

Luiz de Aquino 27 de dezembro de 2010 15:15  

Muito bom. Acho a abertura de 'O quarto do pânico' genial!

Tatu 6 de janeiro de 2011 13:38  

A abertura de O Pequeno Nicolau é muito boa também.

Tatu 6 de janeiro de 2011 13:39  

A abertura de O Pequeno Nicolau é muito boa também.

Kleber 6 de janeiro de 2011 14:25  

Nossa...

Sensacional este post... todos aqui são muito bons e irei relacionar este link aos meus favoritos no www.oteatrodavida.blogspot.com

Abraços,

Kleber

Kleber Godoy 6 de janeiro de 2011 14:26  

Gostei muito do site!

Irei relacionar ao meu:

www.oteatrodavida.blogspot.com

Anônimo 6 de janeiro de 2011 17:23  

esqueceram de "Forrest Gump" pra mim aquela pena subindo e descendo e uma das melhors aberturas da historia! abs

Anônimo 6 de janeiro de 2011 17:36  

Forrest Gump! http://www.youtube.com/watch?v=W7voy1vit6Y

Anônimo 20 de janeiro de 2011 13:23  

eu sempre achei fodástico e clássico, cult, as aberturas dos 007, isso desde os primeiros lá nos anos 60

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+