Façam seus estoques! O chocolate do mundo está acabando

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

chocolate ovoHoje em dia é comum comprarmos bombons, barras de chocolate ao leite e outras delícias do gênero sem pagar muito, mas segundo a Cocoa Research Association (Associação de Pesquisas do Cacau) este tipo de doce se tornará raro e extremamente caro. Lá se vai a sua páscoa.

 

“Em 20 anos o chocolate será como caviar. Ele vai se tornar tão raro e caro que o consumidor comum não poderá comprá-lo.”

 

O problema é que a taxa de consumo de chocolate está crescendo num nível muito maior do que a produção de cacau. Isso pode parecer estranho pois ninguém costuma falar nisso, mas nós produzimos apenas 5% do cacau no mundo (95% deste número somente no estado da Bahia). O maior produtor mundial é a Costa do Marfim com 40%.

Sierra Exif JPEG

O consumo de chocolate pode até crescer, mas isso nem sempre é um bom negócio para o agricultor, afinal ele fica com apenas 3,3% da renda gerada pelo doce. Alguns produtores africanos (que ganham em média 80 centavos de Dólar por dia) estão migrando suas plantações para cultivos mais lucrativos, como a produção de borracha, ou até mesmo desistir da agricultura para procurar oportunidades na cidade grande.

 

[#Beginning of Shooting Data Section]
Nikon D80
2007/12/03 18:25:51
Jpeg Fine (8-bit)
Image Size: Large (3872 x 2592)
Color
Lens: 50,0 mm F/1,8 D
Focal Length: 50, mm
Exposure Mode: Aperture Priority
Metering Mode: Multi-Pattern
1/15, s - F/5,6
Exposure Comp.: 0 EV
Sensitivity: ISO 100
Optimize Image: More vivid
White Balance: Auto
Focus Mode: Manual
VR Control: OFF
Long Exposure NR: OFF
High ISO NR: Off
Color Mode: Mode IIIa (sRGB)
Tone Comp.: More Contrast
Hue Adjustment: 0°
Saturation: Enhanced
Sharpening: High
Flash Mode: Built-in, Commander, M x 1/128
Flash Exposure Comp.:  
Flash Sync Mode: Front Curtain
Group A: M x 1/32
Group B: M x 1/32
Image Comment: (c) Petros.Tsonis@gmail.com         
[#End of Shooting Data Section]
Enquanto isso empresas como a Hershey e a Mars, Inc estão financiando pesquisas genéticas para a produção de pés de cacau mais resistentes no futuro. Isso poderá ajudar muito os produtores baianos, afinal o surto da vassoura-de-bruxa iniciado em 1989 diminuiu a produção local em 60%.

 

O problema com os produtores também pode ser resolvido através de políticas de incentivo. O chocolate é um dos doces mais populares entre as pessoas e se a produção cair muito os governos com certeza irão intervir para que a catástrofe prevista pela Cocoa Research Association não se concretize.

 

Eu amo chocolate e pagaria um pouco mais caro para manter ele no meu cardápio. Você pagaria a mais caso o preço subisse assim?

 

Fontes: Gizmodo, Wikipédia

4 comentários:

Arthurius Maximus 10 de novembro de 2010 12:17  

Isso sim é uma catástrofe!

Alcione Domingues 25 de novembro de 2010 23:20  

Como e comerei sempre esta preciosidade. Creio eu que jamais acabará. Apenas terá altos e baixos, mas nós chocolátras do mundo livre, estaremos atentos ao seu destino.
Chocolate é tudo!!!

Gabriela 8 de abril de 2011 16:57  

Muitos falam daqui 20, 30 anos... só acredito vendo.

Anônimo 23 de julho de 2011 14:59  

.SE ACABAR O CHOCOLATE EU IREI MORRER EU VIVO A BASE DE CHOCOLATE SEM CHOCOLATE SERA UYMA CATAFASTRE TOTAL MAS EU ACHO QUE E MENTIRA SO ACREDITO VENDO.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+