Estamos vivendo a vingança dos nerds?

terça-feira, 24 de agosto de 2010

super-nerd Existe uma grande controvérsia sobre a origem do termo “nerd”. Uma das primeiras utilizações do termo foi em um livro escrito pelo Dr. Seuss chamado “Se Eu Dirigisse o Zoológico” em 1950. Nele havia um personagem esquisito chamado Nerd.  Outra teoria aponta para os funcionários da Northern Electric Research and Development, que levavam a abreviatura N.E.R.D. em suas camisas.

 

O termo se popularizou muito nos EUA e na Inglaterra na década de 1970, quando a série de TV Happy Days passou a usar o termo com muita frequência. No Brasil o nome pegou mesmo na década de 1980 com o filme A Vingança dos Nerds.

 a vinganca dos nerds 2

Naquela época os nerds eram descriminados e hostilizados por darem mais atenção a atividades intelectuais em detrimento de outras, mais sociais. Nerds não gostavam de esportes e geralmente não se sentiam bem em festas. As pessoas mais “populares” costumavam pegar os nerds para brincadeiras e se divertiam em deixá-los desconcertados.

 

O tempo passou, os nerds cresceram e curiosamente a tecnologia tomou conta de nossa sociedade. Como gostam mais deste tema, os nerds chegaram primeiro ao mundo digital e hoje exercem uma espécie de poder cultural. A “cultura nerd” está por toda parte e referências a ela podem ser encontradas nos mais diversos locais.

 

big bang a teoria A série The Big Bang Theory (Big Bang – A Teoria) narra as aventuras de dois nerds e sua vizinha “loira burra”. Eles são inteligentíssimos e podem responder qualquer coisa sobre física quântica, mas quando precisam interagir com pessoas “normais” eles se embananam. Em seus episódios os espectadores podem acompanhar um número absurdo de referências a assuntos como física, Star Wars , games e RPG.

 

A própria música de abertura da série é uma atração a parte. Intitulada “The History of Everything”, gravada pela banda Barenaked Ladies, narra o desenvolvimento do universo, do planeta e dos seres humanos desde o início dos tempos. Clique aqui para assistir o vídeo legendado da abertura.

 

nerd pride Na Internet, principalmente na blogosfera, o sucesso dos nerds é inegável. O próprio termo faz com que lembremos imediatamente do site Jovem Nerd. Seus autores, Alexandre Ottoni e Deive Pazos (Azaghâl) são dois dos “probloggers” mais conhecidos do país.

 

Outra maneira de ver a quantas anda o mundo nerd na web brasileira é fazer uma rápida busca sobre o assunto. São muitos blogs falando sobre o tema e um número incrível de pessoas interessadas nisso.

 

Agora imagine uma orquestra tocando versões de músicas que fazem parte das trilhas sonoras de games famosos. Esta é a Video Games Live, um concerto de sucesso que roda o mundo homenageando jogos eletrônicos. Várias bandas estão se especializando em criar músicas “de 8-bits”, como aquelas que serviam de trilhas para games do Nintendinho e do Master System. Um exemplo é a Fantomenk (para ouvir uma de suas composições clique aqui).

 

0603NERDBAR5_2c_5FRI No cinema as homenagens ao universo nerd estão por toda parte. O maior e mais recente exemplo é o filme Scott Pilgrim Contra o Mundo, que é povoado por um número tão grande de referências que aparentemente assustou parte do público. Mesmo assim não é difícil encontrar algo que remeta a Star Wars ou ao Mário Bros. Personagens nerds também são comuns em muitos filmes e eles, em grande parte das vezes, acabam se dando bem.

 

Estes são apenas alguns exemplos de como os nerds estão dominando a cultura atualmente. Eles passaram de esquisitos a cool. Na minha opinião foram os nerds que riram por último.

a vinganca dos nerds

18 comentários:

ederDBZ 25 de agosto de 2010 08:21  

Olá, sou postador do www.cinemaepipoca.blogspot.com, e gostaria de saber se estaria interessado em fazer uma parceria!
Agradeço desde já e aguardo resposta!

Rafa Gnomo 25 de agosto de 2010 12:24  

Olhaa, vi minha tatuagem aliii ehauehauehuahe

Hikari no Tenshi 26 de agosto de 2010 00:35  

veja o nosso podcast sobre os Nerds
http://www.hikarinotenshi.com.br/2010/07/14/htcast-6-desabafo-nerd/

Anônimo 26 de agosto de 2010 00:47  

BESTEIRA PURA! DELÍRIOS DE UM NERD ESPERANÇOSO! OS NERDS SÃO E SEMPRE SERÃO OS SAOS DE PANCADAS NAS ESCOLAS. PODEM DOMINAR OS CINEMAS, A MÚSICA, MAS NAS ESCOLAS OS NERDS SEMPRE SERÃO VÍTIMAS INDEFESAS. E NA SOCIEDADE TAMBÉM. SEMPRE OS NERDS TERÃO VISIBILIDADE MENOR Q OS ATLETAS E OS GALÃS. SÓ EM SONHOS Q VCS IRÃO DOMINAR O MUNDO. ASSIM Q TENTAREM ALGUMA COISA, A GENTE METE A PORRADA EM VCS!

Anônimo 26 de agosto de 2010 01:09  

Mané! agente já dominou 90% dele o pc que vc ta usando foi criado graças a nossa mente, vc acha que só pq somos nerds somos fracos. hahaha! ta enganado meu filho, a galera já se infiltrou em tudo, hoje existe nerd forte, esportista, galã.
Toma, quem tomou foi você agente vc antes mesmo de um bundão querer vir pra cima de nós!

Daniel 26 de agosto de 2010 05:29  

lol 1º anônimo Troll ehaeheahehae... 1º o mundo não se resume a escola. 2º Robert Peterson nunca sera mais visivel que Einstem.
3º os homens mais ricos do mundo não são galãs muito menos atletas.

Celso 26 de agosto de 2010 06:24  

KKKK a gente pode até apanhar alguns anos na escola mas saindo de lá nós somos os donos de todos os grandes negócios e de todas as vagas importantes do mercado de trabalho... pra vc meu caro troll resta ser peão burro de carga a vida inteira ou então ceder favores sexuais com esse seu corpinho de altleta nos banheiros publicos para aquele tiuzinho que foi seu professor de educação física em troca de um prato de comida!

Anônimo 26 de agosto de 2010 10:15  

sabe qual é o meu maior medo com relação a tudo isso? é o modismo.
sim, eu tenho síndrome de underground - aquela que te faz não gostar tão intensamente das que você usualmente gostava porque uma massa popular ou um determinado grupo passou a apreciar, mas nem sempre pelos mesmo motivos que você - e tenho medo que nerd seja só mais um rótulo como os que temos hoje em dia: coloridos (que vieram juntamente do power pop americano-britânico), emos (que morreram, mas todo mundo tende a chamar tudo que não seja encaixável em nenhuma 'definição' de tribo) e pelo que estou vendo, os "futuros nerds".

Confirmando o que eu tenho visto, cada vez mais as pessoas vão se nomeando nerds por apenas gostarem de ter visto o spider-man, ou ter afinidade com star wars e fico pensando comigo:
calma.. então pra você ser nerd, você tem que criar um padrão de interesses? eu TENHO que gostar de star wars e TENHO que ter visto spiderman nos cinemas?!
Isso que vem me aporrinhando. Nerds não são um grupo de pessoas onde você tem que ser escolhido com requisitos.. aliás, nerds não são nem movimento social nem expressão adolescente. É exatamente isso que me deixa fulo: a banalização de um termo que antigamente era usado para ser adjetivo a uma pessoa; o termo tomando forma e virando um grupo - e isso vem acontecendo desde há muito tempo -, mas parece que agora sinto isso mais forte, porque participo desses eventos classificados como "nerdisses", mas pelo que me lembro, desde minha infância.
eu vou dizer uma frase meio ideológica, mas não omem-na como isso... porém: nerd não é alguém que usa óculos, é raquítico e tem problemas de saúde,nem quem começou a ler coisas pra se tornar legal, gosta de filmes cult pelo fato de serem cults...
nerds são grupos de pessoas que gostam de variados temas desde sci-fi até video games, passando por rpg, quadrinhos e cultura.

Pra vocês terem noção de como os nerds estão sendo vistos, acessem o www.twitter.com/TodoNerd__ eu sou moderador lá (@df_low - acabou meu anonimato aqui hshuahs), mas eu só jogo links, porque o que o povo faz de mention lá é deprimente.. poucos são legais e verossímeis.. repito, poucos.

uma frase que me disseram que eu sempre vou lembrar:
"quem se rotula, se limita"

e o meu maior medo - como disse, mas agora repitirei em síntese - é que as coisas que faço ou deixo de fazer virem: coisas que os nerds fazem; e as pessoas só façam isso para ganharem o rótulo nerd.

desculpem o desabafo gigante hahaha mesmo.

danilo f. 26 de agosto de 2010 10:16  
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Jr. 26 de agosto de 2010 10:28  

Seguinte; nerds suckz ! tem gente que cria um blog um facebook, orkut, passa o dia todo no msn assiste uns filmes uns mangas e umas séries e axa que é "Nerd" que é "Geek" que é inteligente e que vai ser dono de uma grande empresa ou que vai desenvolve um software revolucionario. Cara conhecimento inutil não significa inteligencia. Então antes de mete um coment sobre o "orgulho NERD" saia da frente do video game estude entre para uma facul de ponta tire notas excelentes e vejamos o quanto NERD vc é.

abrass

Anônimo 26 de agosto de 2010 15:47  

Chega a ser engraçado um post desses. Quem diz que é nerd, forte galã e esportista na verdade é um cara forte, galã, esportista e inteligente =D
Ser nerd, até onde eu sei, é ser idiota, bobão, não pura e simplesmente inteligente e gostar de tecnologia e video game, todo mundo gosta disso hj em dia. Ser nerd é twittar do seu iphone num barzinho, numa balada.
Cada uma viu...

João Carlos 26 de agosto de 2010 19:34  

antes eu me escondia. hj, me orgulho ^^

balletdasborboletas 28 de agosto de 2010 18:49  

Ooxa você nem falou de The IT Crowd que é muito melhor que Big Bang Theory e vencedor dos prêmios Bafta.

Marcio Melo 29 de agosto de 2010 00:16  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcio Melo 29 de agosto de 2010 07:59  

uhahauhauhhahuha

Man apague meus comentários ai. Ia comentar em outro blog e acabou saindo neste post, nada a ver!

RAMON(ES) 29 de agosto de 2010 11:34  

Bom texto, procede bastante.
Agora tem um amigo meu que falou que conhece alguns nerds que são pegadores de mulher, realmente é o fim dos tempos.
ehehehehehe

Srta Edien '-' 29 de agosto de 2010 14:27  

Não precisa necessariamente ser nerd para ter um bom futuro..
Mas quem acha que sendo popular na escola, batendo nos outros e pegando meninas vai ter sucesso profissionalmente, está COMPLETAMENTE enganado --'

Como dizem, os nerds de hoje serão os ricos de amanhã! :]

Anônimo 10 de dezembro de 2011 13:31  

Esses Nerds tão cada vez mais pirados mesmo! Teve um que disse que os Nerds se infiltraram, e hoje são atletas, galas...(ahahaha). Piro de vez! Nerd não consegue ser atleta, geralmente são esquisitos e não bonitos. Voces vivem num mundo bem particular, logo como poderão dominar o mundo se não são lideres, não são bons e se relacionar com pessoas normais!??? Voces so dominam computadores e nada mais!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+