Os 10 primeiros domínios .com da Internet

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Hoje é praticamente impossível pensar em alguma empresa sem pensar em qual o seu site. Geralmente partimos direto para o nome de quem quer que seja “.com” ou “.com.br”. Por causa disso a net já possui mais de 193 milhões de endereços registrados, sendo que 1 milhão foi registrado somente no primeiro trimestre de 2010. É nome que não acaba mais.

 

Você sabia que o primeiro domínio .com da rede foi registrado há mais de 25 anos? Naquele tempo praticamente ninguém acessava a net e não havia procura por registro de nomes. Agora é um deus nos acuda com empresas de mesmo nome brigando para ver quem chega primeiro. Abaixo você conhece quem foram os 10 primeiros a registrar seus domínios na Internet.

 

bellcore

10 – Bellcore.com (05/03/1986) – A Bell Comunications Research fazia parte a AT&T e por causa de um processo antitruste foi separada de outras partes da empresa. Sua atividade era a pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações. Em 1996 ela foi comprada pela Science Applications International Corporation e por não ter mais nenhuma ligação com as companhias regionais de telefonia Bell mudaram o nome para Telcordia, que ocupa atualmente o domínio.

 

hp

09 – HP.com (03/03/1986) – Para quem não sabe esta gigante da tecnologia foi fundada em 1939 e seu primeiro produto foi um oscilador de áudio, instrumento usado por engenheiros de som para testes. O primeiro grande cliente deles foi Walt Disney que comprou 8 osciladores para a produção de Fantasia. Atualmente a empresa possui mais de 300 mil funcionários e foca no ramo da impressão e computação.

 

sri

08 – sri.com (17/01/1986) – Esta organização sem fins lucrativos trabalha com pesquisa e desenvolvimento através do patrocínio de clientes. Eles possuem mais de 1.000 patentes mundo afora. Entre suas descobertas estão um substituto para o óleo de coco na fabricação de sabão e a tecnologia usada para autenticar cheques bancários.

 

xerox

07 – Xerox.com (09/01/1986) – O poder desta empresa é tão grande que aqui no Brasil usamos o nome dela como verbo e substantivo comum. Quem nunca foi “xerocar” um texto? Atualmente ela possui 130 mil funcionários e atua principalmente no ramo de TI e documentação.

 

northrop

06 – northrop.com (07/11/1985) – A Northrop Corp. foi uma grande fabricante de  aeronaves e teve em seu tempo de vida um bom número de contratos para aviões de guerra. Eles lançaram, por exemplo, o F-5 no fim da década de 1950 e o B-2 na década de 1990. A perda de alguns contratos em 1994 fez com que a empresa se unisse a Grumman (criadora do F-14 Tomcat, do filme Top Gun).

 

dec

05 – DEC.com (30/09/1985) – A Digital Equipament Corporation foi uma das primeiras empresas de computação dos EUA se mantendo como uma das principais do mercado entre as décadas de 1960 a 1980. A DEC foi vendida para a Compaq em 1998 e esta para a HP em 2008, por isso clicando no link você vai para a home page da Hewlett-Packard.

 

mcc

04 – MCC.com (11/07/1985) – A Microelectronics and Computer Technology Corporation foi o primeiro consórcio industrial de pesquisas e desenvolvimento de computadores nos EUA. Ele foi dissolvido em 2000 por seus diretores e hoje seu domínio não leva a empresa nenhuma, apenas um bando de links.

 

thinking machines

03 – Think.com (24/05/1985) – Diferente da maioria das empresas que registram um domínio, a think.com era propriedade da Thinking Machines, uma empresa que fabricava supercomputadores. A empresa foi a criadora da linguagem C*. Em 1994 a Thinking decretou falência, tendo sua parte de hardware comprada pela Sun e em 1999 a Oracle comprou a empresa.

 

bbn

02 – BBN.com (24/04/1985) – Esta empresa de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia foi a primeira a mandar um e-mail de uma pessoa para outra. Eles que tiveram a idéia de usar o símbolo @ para este fim. A BBN também foi a criadora do primeiro router IP e de um predecessor do VOIP. Em 2009 a Raytheon, conglomerado que atua na área de equipamentos militares e aerospaciais, comprou a BBN e hoje a URL aponta para o site deles.

 

symbolics

01 – Symbolics.com (15/03/1985) – A Symbolics Inc. era uma empresa fabricante de computadores. Foi a primeira a criar estações de computadores com suporte a vídeo em tempo real, vídeo digital e vídeo em HD. Também tinha uma divisão de desenvolvimento de computação gráfica responsável pelas animações em 3D no desenho dos Jetsons (1990) e pela baleia orca vista pulando no filme Free Willy. Hoje o domínio foi vendido a uma empresa que mantém o site como blog. Para ver como a página da Symbolics era clique aqui.

 

 

Algumas empresas conhecidas quase entraram na lista. A IBM, a Sun e a Intel seriam os próximos nomes se o post fosse maior. Se quiser ver quem foram os primeiros 100 domínios .com registrados clique aqui.

 

Fonte: Cnet, iMasters

1 comentários:

ANIME CG 15 de julho de 2010 04:38  

Sinceramente queria ver quais forão os primeiro .com.br, já que a Internet nesta época era um sonho distante de nós brasileiros e agora ela ela é uma ferramente contra qualquer tipo de censura.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+