Professores de academia estão com os dias contados?

terça-feira, 15 de junho de 2010

Ontem a Microsoft lançou oficialmente o Kinect (antigo Projeto Natal), um aparelho que transforma o corpo da pessoa em um controle de vídeo game. Seus usos são os mais variados, que vão de games com de corrida de carros a um onde você interpreta um Jedi em Star Wars.

 

Entre os lançamentos divulgados para o aparelho pude perceber uma ênfase em títulos que façam o jogador se mexer, como Dance Central, uma espécie de Guitar Hero de dança. Nele você precisa fazer movimentos iguais aos dos dançarinos para acumular pontos e o Kinect monitora os movimentos de todo o seu corpo para definir se você está fazendo certo. Confira abaixo uma demonstração.

 

 

Mas o que me motivou a escrever este texto foi o game Your Shape: Fitness Evolved, da Ubisoft. Nele o Kinect registra sua altura e você acrescenta dados sobre sua forma física para que ele crie agendas de exercícios para a pessoa. Confira abaixo o primeiro trailer.

 

 

Logo quando vi este vídeo pensei que é uma academia em casa, afinal o game registra inclusive se você está fazendo os movimentos corretamente, coisa que alguns profissionais de academias pelo país não se preocupam. Entre os treinamentos estão atividades como corrida, step, “artes marciais” e até mesmo Yoga. Veja como ele funciona exatamente no vídeo abaixo.

 

 

O game permite inclusive que o jogador envie e receba desafios de amigos e que seus resultados sejam comparados enquanto o jogador está fazendo sua atividade. A calibragem só precisa ser feita uma vez pois o Kinect reconhece a pessoa e guarda seus dados.

 

O preço final do Kinect ainda não foi revelado, mas especula-se o valor de 150 Dólares, o que daria por alto uns 271 Reais. Mesmo com as taxas absurdas no país valeria a pena importar um destes. É uma solução boa para quem não gosta muito do ambiente das academias ou quer fazer seus exercícios sem um monte de gente olhando.

 

Se o problema é o alto valor inicial do produto com o game, basta contar quantos meses de mensalidade levariam para atingir o preço final. Acredito que em algum tempo, quando toda esta tecnologia baratear, algumas academias vão adotar o Kinect como opção para seus alunos e para demonstrar como são modernas.

 

Por outro lado acho premeditado decretar o fim da profissão, pois muitas pessoas enxergam as academias como uma atividade social, um lugar para conhecer pessoas e fazer novas amizades. Também é preciso ver que na academia existe uma pessoa fazendo seu treinamento e lhe ensinando os passos.

 

Você abriria mão da sua academia para fazer os exercícios em casa utilizando o Kinect?

2 comentários:

Arthurius Maximus 15 de junho de 2010 13:06  

O preço de venda aqui é o que me assusta...

Vivis 22 de junho de 2010 10:40  

Bem interessante! Eu compraria!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+