Estudo permite que deficientes visuais joguem vídeo games

sábado, 5 de junho de 2010

vifit Um dos dogmas dos games é que praticamente tudo é visual. O som pode ser ótimo, o controle pode vibrar, mas o cerne da coisa está no vídeo, por isso pessoas com deficiências visuais seriam excluídas deste tipo de diversão. Não é o que pensam os pesquisadores da Universidade de Nevada, nos EUA.

 

Eles criaram o VI Fit, uma versão do Wii que pode ser usadas por cegos ou pessoas com dificuldade em enxergar. Trata-se do Wii Mote ligado a um computador rodando o Windows através de uma conexão Bluetooth. Por enquanto existem dois jogos VI Tennis e VI Bowling, que usam o áudio e a vibração do controle para direcionar seus jogadores.

 

"A falta de visão cria uma barreira significante para a participação em atividades físicas e, consequentemente, crianças com deficiência visual têm maiores índices de obesidade e de doenças relacionadas a ela como o diabetes”, afirma Eelke Folmer, líder do projeto.

 

Por enquanto o projeto foi testado por 19 pessoas cegas, sendo 13 crianças e 6 adultos. Os resultados até agora são positivos pois as pessoas que jogaram estão realmente mais ativas. Estes testes estão sendo realizados em um campo de atividades para deficientes visuais chamado Camp Abilities e os jogos podem ser baixados gratuitamente pelo site vifit.org

 

futebol deficientes visuais Quando visitei o Instituto de Cegos da Bahia (clique aqui para ir ao site) verifiquei várias atividades esportivas disponibilizadas aos deficientes visuais. Atividades físicas são necessárias para a manutenção da saúde de todos nós, enxergando ou não. Acredito que os jogos eletrônicos serão mais uma forma de entretenimento e atividade que possa ser oferecida a quem tem deficiência visual.

 

Fonte: GamesRadar

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+