Celulares estão matando abelhas?

domingo, 6 de junho de 2010

abelha em macro Desde o surgimento do telefone celular uma pergunta controversa tem sido feita: Eles podem causar algum mal a nossa saúde? Pesquisas têm sido feitas e os resultados são sempre inconclusivos. Fabricantes e operadoras afirmam de pés juntos que não há risco e pesquisadores levantam hipóteses de diferentes patologias (geralmente câncer) que podem ser causadas.

 

Um estudo conduzido na Punjab University, em Chandigarh, na Índia, mostrou que as ondas eletromagnéticas liberadas por telefones celulares podem estar matando populações inteiras de abelhas produtoras de mel.

 

A ocupação desordenada do ser humano, pesticidas e mudanças climáticas são geralmente os primeiros vilões que pensamos ao considerar o assunto, mas estudos sobre a influência de linhas de alta tensão e de campos eletromagnéticos nas abelhas levantou novas suspeitas.

 

Os pesquisadores Ved Parkash Sharma e Neelima Kumar separaram três colméias. Em uma não haveria telefones, na segunda seriam colocados dois telefones falsos e na terceira foram posicionados dois celulares GSM de 900 MHz. Os telefones verdadeiros eram colocados na colméia por 15 minutos, duas vezes ao dia.

 

colméia O resultado surpreendeu a dupla. Três meses depois, nas duas primeiras colméias não houve alteração nas atividades. Naquela onde foram colocados os celulares reais houve uma diminuição significativa da população. A abelha rainha colocou menos da metade dos ovos em comparação às outras duas. Também não havia mel ou pólen em nenhum lugar desta colméia.

 

Para os pesquisadores, a radiação liberada pelos telefones danificou o sistema de localização das abelhas, desta forma elas não conseguiam voltar para casa. Tudo isso com apenas 30 minutos de exposição diária aos celulares.

 

Este estudo levanta algumas questões, como por exemplo qual a influência desta mesma radiação nos seres humanos? Lógico que este tipo de pesquisa é muito mais complexo, mas ainda assim importante.

 

Se você se preocupa com a radiação dos telefones celulares e como ela é liberada na sua cabeça deixo aqui uma curiosidade: Usar um fone de ouvido Bluetooth diminui em até 100 vezes a quantidade de radiação quando comparado ao ato de usar o telefone celular normalmente.

 

Se quiser ler o estudo original de Ved Parkash Sharma e Neelima Kumar clique aqui (em inglês).

 

Fonte: Cnet

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+