As consequências de estar conectado 24 horas

terça-feira, 8 de junho de 2010

novas tecnologias cerebro Quantas vezes você checa seus e-mails por dia? E o Twitter? Isso afeta a maneira como você realiza suas tarefas do dia a dia? Pois é exatamente isso que está sendo observado em pessoas que podem ficar conectadas o tempo todos através de aparelhos eletrônicos, os chamados gadgets.

 

Primeiro foram os laptops, computadores portáteis que podiam ser levados a qualquer lugar, possibilitando a pessoa realizar suas tarefas em qualquer lugar. Depois vieram os celulares, modificando a maneira como falamos ao telefone. Não é mais aceitável para uma pessoa não estar disponível ao telefone.

 

A Internet veio modificar a maneira como nos comunicamos e como consumimos as mais diferentes mídias. A união de todos estes meios possibilita uma conexão contínua.

novas tecnologias ipad

Em casa ou na rua a pessoa está conectada a Internet , seja em um desktop ou em um notebook (ou netbook), que pode acessar redes Wi-Fi ou 3G para se conectar na net. Quando nenhum deles está presente é possível entrar com um celular e muito brevemente os tablets (como o iPad) chegarão para nos deixar ainda mais ligados na rede.

 

novas tecnologias redes sociais Por causa disso as pessoas estão modificando a maneira que realizam seus trabalhos. Já lhe ocorreu durante a realização de alguma tarefa a vontade de checar seus e-mails, atualizar o Twitter ou checar sua conta no Facebbok ou Orkut?

 

As pessoas consideradas multitarefas trabalham, ouvem músicas, conferem notícias, atualizam status em redes sociais e as vezes até param para jogar. Tudo ao mesmo tempo. Pesquisadores estão tentando descobrir se isso é uma coisa boa, se afeta a produtividade e se no fim das contas o cérebro das pessoas está aprendendo uma nova maneira de trabalhar.

 

Um dos primeiros problemas que podem ser observados é a dificuldade destas pessoas em se desligarem do mundo virtual. Posso dizer por experiência própria que é complicado. Ainda não estou conectado o tempo todo através do 3G, mas sempre que posso ligo o notebook (que dificilmente não está comigo) para checar mensagens instantâneas, e-mails ou minha conta no Twitter.

 

Atualmente a quantidade de informações que recebemos diariamente é três vezes maior do que em 1960 e isso pode estar mexendo com nossa capacidade de manter o foco em alguma coisa. As pessoas consideradas multitarefas estão tendo maiores problemas em descartar informações irrelevantes.

 

Isso não quer dizer que a tecnologia seja um inimigo. Estudos indicam que usuários da Internet têm maior facilidade em encontrar informações e que jogadores de tipos específicos de games têm uma maior precisão visual.

 

novas tecnologias redes sociais 2 Outro problema encontrado é que pessoas que passam muito tempo realizando diferentes tarefas ao mesmo tempo dificilmente se desligam delas, mesmo fora do ambiente de trabalho. Afinal quem não parou para ler e-mails de trabalho em casa ou até mesmo durante as férias?

 

Eu nasci junto com os primeiros computadores pessoais, em uma época onde não existia a Internet. Por isso meu cérebro já funcionou de uma maneira e agora se adapta aos novos tempos. Se bem que desde aquela época tentava fazer diversas coisas ao mesmo tempo e sempre tive problemas em manter o foco em uma tarefa apenas.

 

É preciso ver como isso está afetando a geração mais nova, que está tendo acesso a toda esta tecnologia ao mesmo tempo que aprende a falar.

 

Fonte: The New York Times

3 comentários:

mundodrive.com 8 de junho de 2010 10:09  

viva a rede!

Blog GTW 8 de junho de 2010 20:59  

Muito bom o blog, está de parabéns. Também tenho um blog sobre games e tecnologia, novo por sinal. Vou add se banner lá, caso se interesse pode pegar o meu no meu blog.

http://bloggtw.blogspot.com/

Elias & Silvia 6 de novembro de 2011 15:39  

Paulo é por isto que me sinto feliz em fazer parte dessa empresa que optou para criar bloqueadores que permite cada usuário ficar conectado porém, sem problema dos eletromágneticos que as ondas dos celulares emitem.

Grande parte da população estão sendo agredidas de alguma forma por um tipo de dosagem miligaus eletromagneticos, nosso organismo resiste natural até 3 milgaus

só a lampada da minha casa já mede 8 milgaus, celulares em cnexão emitem 110 miligaus etc...

winalite chega e resolve isso, parabéns!
Me chamo Elias ferraz e faço parte da sua rede!
sou da equipe do braga.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+