As 10 melhores animações do cinema

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Hoje temos várias opções de desenhos animados nos cinemas, a ascensão dos computadores na produção deste tipo de filme facilitou a vida de seus realizadores. Em 1937, quando o primeiro longa de animação chegou aos cinemas, ele era totalmente feito na mão e dava um trabalho imenso. Hoje temos as mais diversas técnicas empregadas para trazer o espectador para mundos diversos, procurando emocionar adultos e crianças.

 

O portal IGN criou uma lista com as 25 melhores animações de todos os tempos (clique aqui para ver), mas como listas são complicadas posso dizer que discordei completamente e por isso coloco abaixo minha seleção das 10 melhores animações do cinema.

 

Já espero de antemão que muitos discordem, afinal gosto é algo muito particular, e fico curioso por sua opinião. Por isso se quiser expressar quais são os seus favoritos faça a sua própria lista nos comentários.

 

o homem duplo

10 – O Homem Duplo (A Scanner Darkly) 2006 – Baseado em um livro de mesmo nome de Philip K. Dick (o mesmo de Blade Runner, O Vingador do Futuro e muitos outros), esta animação definitivamente não é para crianças. Contando a história de um mundo devastado por uma droga chamada Substância D, o herói (ou anti-herói) é um agente infiltrado no submundo das drogas que precisa descobrir como é feito o esquema de distribuição desta substância. É uma história muito triste que leva o espectador para a vida de um dependente químico.

 

O filme foi feito utilizando um rotoscópio, um dispositivo que permite aos animadores redesenhar quadros de filmagens. Isso faz com que o desenho pareça muito com um filme.

 

o-estranho-mundo-de-jack

09 – O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas) 1993 – Neste desenho podemos ver vários pontos comuns na filmografia de Tim Burton, que produziu a animação. Temas macabros, uma história fantástica e a trilha sonora inconfundível de Danny Elfman. Não podemos esquecer de dar o crédito também a Henry Selick, que dirigiu esta pérola da animação em stop motion.

 

O filme conta a história de Jack Skellington, o rei da cidade do dia das bruxas, onde todo dia é halloween e seus moradores têm como objetivo assustarem os humanos nesta data festiva. Mesmo sendo bem sucedido nesta função ele sente falta de algo mais em sua vida. Certo dia Jack encontra a passagem para a cidade do natal, onde tudo é colorido e belo e bondoso. Com isso ele decide que fará o natal mais assustador do mundo em sua cidade.

 

coraline-e-o-mundo-secreto

08 – Coraline e o Mundo Secreto (Coraline) 2009 – Dirigido e escrito pelo mesmo Henry Selick de O Estranho Mundo de Jack, esta animação une a técnica de stop motion com os avanços dos gráficos gerados por computadores conseguindo um visual impressionante. É um claro exemplo de como os desenhos animados podem contar uma boa história para crianças e adultos.

 

Baseado em um livro de Neil Gaiman este filme conta com um tom macabro para mostrar a história de uma garota que, sem a atenção dos pais, explora todos os cantos de sua nova casa, até encontrar a porta para uma outra dimensão, onde tudo parece perfeito, até demais…

 

caminho-de-eldorado

07 – O Caminho Para El Dorado (The Road to El Dorado) 2000 – Creio que este será um dos pontos mais polêmicos da lista, afinal apesar de ser uma das minhas animações preferidas ela não teve o sucesso merecido nas bilheterias. Acredito que parte do público infantil não entendeu algumas das piadas direcionadas aos adultos e estes não  levaram fé nele como uma produção para todas as idades.

 

A história acompanha as aventuras de Miguel e Túlio, interpretados por Kenneth Branagh (Frankenstein) e Kevin Kline (Será Que Ele É?), dois vigaristas que ganham um mapa para a mitológica cidade de ouro na América Latina e acabam por acidente em um navio rumando para o Novo Mundo. Os dois acham a cidade mas ficam divididos entre o lucro e a vontade de ajudar aquelas pessoas. É cheio de pontos engraçados e não chega a ser piegas como muitos ao passar as inevitáveis lições positivas.

 

a-bela-adormecida

06 – A Bela Adormecida (Sleeping Beauty) 1959 – Esta é uma das mais clássicas animações dos estúdios Walt Disney. Se Shrek foi uma paródia aos contos animados do passado, A Bela Adormecida provavelmente foi seu alvo principal.

 

Uma bela princesa em perigo, um príncipe encantado, fadas, uma bruxa má e a trilha sonora baseada Tchaikovsky são apenas alguns dos pontos que fizeram deste um dos mais cultuados desenhos animados da história. Definitivamente está entre as minhas preferidas, desde o visual até seu enredo, baseado em um conto dos irmãos Grimm.

 

up-altas-aventuras

05 – Up Altas Aventuras (Up) 2009 – O que dizer de uma animação que fez meio mundo de marmanjos chorarem como crianças antes de chegar aos 10 minutos de projeção e com uma sequência sem falas? Ela serve para ligar o espectador ao personagem Carl Fredricksen, e consegue isso de forma arrebatadora.

 

Depois você o acompanha em uma aventura que beira o insano, mas que nunca deixa de ser divertida, seja pelas interrupções bizarras do garoto Russell ou pelas falas sem noção do cão Dug. É uma aventura que vale para pessoas de todas as idades.

 

os incriveis

04 – Os Incríveis (The Incredibles) 2004 – Em uma época onde pipocavam adaptações de histórias em quadrinhos, esta animação conseguiu ser original mesmo utilizando elementos de heróis conhecidos. Outro ponto louvável do filme é mostrar como é danoso a certas pessoas a tentativa de se adaptar a uma vida que sufoca ela em seu interior.

 

Depois que os super poderes são banidos da sociedade, dois de seus maiores heróis precisam se adaptar a uma vida simples de casal de classe média. Enquanto Hellen parece estar muito feliz, Bob tenta a todo custo viver seus bons tempos como Senhor Incrível. Os atos dos personagens e suas consequências  são mostrados de maneira cômica, mas ao mesmo tempo reais o suficientes para que os espectadores, mesmo os mais velhos, se identifiquem com estas situações.

 

akira_poster

03 – Akira (Akira) 1988 – Escrito e dirigido por Katsuhiro Otomo, esta animação é um marco para aqueles que amam animes. É uma produção direcionada a um público mais velho (pelo menos no fim da adolescência) que mostra muita violência e sangue.

 

A ação se passa depois da Terceira Guerra Mundial, em 2019 na cidade de Neo-Tokio. O herói Kaneda é o líder de uma gang de motociclistas que vê seu melhor amigo Tetsuo ser levado pelos militares após um estranho acidente com uma criança que possui poderes especiais. Contar qualquer coisa daqui para frente seria estragar a história, mas se você ainda não viu Akira e gosta de animes por favor assista.

 

o rei leao

02 – O Rei Leão (The Lion King) 1994 – O que dizer do filme que ensinou a uma geração de crianças o que é a vida e a morte? Também podemos apontar a excepcional direção de arte e a história tocante de um jovem que precisa encontrar seu caminho para se tornar um rei.

 

Temos aqui a maior bilheteria de uma animação feita pelos métodos tradicionais, que além de seu sucesso junto ao público também emocionou grande parte da crítica especializada. Na categoria melhor canção do Oscar daquele ano três das indicadas eram deste filme. Se for ver não deixe de assistir a versão legendada que conta com a voz do Darth Vader em pessoa, James Earl Jones como o rei Mufasa.

 

branca de neve

01 – Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs) 1937 – Me chame de antiquado mas eu sou fã deste desenho. Ele foi na verdade a primeira animação em longa metragem da história. Quando Walt Disney teve a idéia de fazer esta animação seu irmão e sua esposa lhe aconselharam a esquecer tudo. Ele teve que hipotecar a própria casa para pagar pela produção.

 

Baseado em um conto dos irmãos Grimm, o filme é impressionante em seus detalhes técnicos até hoje e sua história é tão ingênua que deixa seus espectadores com um sorriso ao fim da projeção. Ponto para a música Heigh-Ho (em português se chama Eu Vou) que se tornou um clássico incontestável.

16 comentários:

Anime Mark 26 de junho de 2010 20:41  

Faltou "O Castelo Animado" , "A Viagem de Chiriro... e não colocaria animações 3D na lista =D ... e se colocasse claro que teria Final Fantasy.

abraço!

www.simeusouumidiota.blogspot.com

johnny 27 de junho de 2010 08:00  

oi...nada contra o rei leao na lista...
mas procura por um desenho japones da decada de 60 chamado de white lion, no qual
o rei leao foi inspirado,
no meio do processo contra os estudios disney, movidos pelo roteirista e o diretor contra o filme rei leao, o estudio disney comprou o estudio e a produtora do filme white lion e tudo ficou por isso mesmo, dah uma procurada, o filme eh mto bonito e simples, embora seja a mesma da historia da disney...

Dmitry 27 de junho de 2010 12:24  

Eu conhecia a perrenga entre os dois filmes, mas não invalida a grande realização que foi esta animação.

Engraçado que o ator Matthew Broderick, que faz a voz de Simba na versão em inglês conhecia o desenho japonês e pensou que se tratava de uma refilmagem.

Ponto para Disney pelo resultado final, mas muito errado da parte deles fazer desta maneira.

Navegador Mokafoo 30 de agosto de 2010 23:04  

Destes o meu preferido é o Akira...

Evelyn 16 de outubro de 2010 15:14  

Nossa, uma lista de animações sem Toy Story, Procurando Nemo e WALL-E? o.O tenso

Thienne 5 de novembro de 2010 22:39  

Concordo com a Evelyn. Colocaria Toy Story no top 10 (provavelmente em 1º), junto com suas formidáveis sequências (tanto 2 quanto 3), e também Wall-e, que trata de um assunto de extrema importância.

Anônimo 20 de dezembro de 2010 15:13  

faltou "a casa monstro"

Anônimo 23 de janeiro de 2011 14:40  

O berço da animação é o Japão. E eles de fato são os melhores. É um CRIME fazer uma lista de melhores animações sem colocar pelo menos 5 filmes do mestre Hayao Miyazaki. Meu Vizinho Totoro (1988), Princesa Mononoke (1997) [filme que superou Titanic em bilheteria no Japão], A Viagem de Chihiro (2001) [o filme nao-americano que mais lucrou na historia do cinema e ganhador do Oscar] e O Castelo Animado (2004) [que injustamente nao levou o Oscar] são filmes que TEM QUE ESTAR EM QUALQUER LISTA.

O que me parece é que essa lista foi feita por um leigo no assunto. Abraço

Anônimo 2 de fevereiro de 2011 12:01  

Todos ai mereciam estar na lista... mas sem toy story e a viagem de chihiro, ficou a desejar ^^

ajgmvet 3 de fevereiro de 2011 14:40  

Listas nunca contentam ninguém.Para mim nesta lista estariam Irmão Urso e Ratatouille.

Vivi 24 de fevereiro de 2011 13:23  

Faltou vida de inseto e toy story.... nossa são um dos melhores filmes que existe!

Inside world 21 de março de 2011 22:14  

Pra mim, faltaram os filmes do estúdio ghibli, como já foi citado anteriormente.
O castelo animado
A viagem de chihiro
Meu vizinho totoro
O serviço de entregas da kiki
Only yesterday
Sussurros do coração
Ponyo
Princesa mononoke
O reino secreto dos gatos
Laputa: castle in the sky

Hayao Myiazaki é o mestre da animação qualquer lista sobre melhores animações tem que ter pelo menos 3 filmes dele.

Anônimo 9 de abril de 2011 22:51  

A Viagem de Chihiro e Toy Story sao obrigatorios nessa lista!

Flora 20 de abril de 2011 02:38  

Pra mim não ter "Fantasia" é impossível. É a animação mais linda da história. A música, maravilhosa.
E "Alice no Pais das Maravilhas". Existe uma história mais fantástica? E se fosse pra colocar um clássico dos contos de fada colocaria a "Bela e a Fera" prioritariamente.

E eu não gosto muito de desenho japonês (Só gostei muito de "A Viagem de Chiriro", que eu colocaria na minha listinha, mas aí é "hors concours") então eu devo ser muito ignorante. Pq quem entende tem que gostar né?

Letícia Reis 28 de agosto de 2011 11:42  

Oi, tem alguns desenhos nessa lista que eu não conheço, mas acho A Pequena Sereia um dos melhores desenhos que assisti. As músicas são ótimas, principalmente a famosíssima "Under the Sea" ;)

Anônimo 11 de janeiro de 2012 08:58  

Putz, estranho mundo de Jack é horrivel!!!!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+