10 fatos divertidos sobre o Google que você não sabia

segunda-feira, 21 de junho de 2010

 

O Google  iniciou seus serviços online com o  Google Search, desenvolvido a partir do projeto de doutorado de  Larry Page e Sergey Brin em 1996, sendo atualmente o buscador mais utilizado no mundo.

google-chrome-windows-logoA companhia cresceu e hoje é praticamente um monstro, fornecendo inúmeros serviços online, como e-mail (Gmail), compartilhamento de documentos (Google Docs), análise de sites (Google Analytics), rede social (Orkut), mensageiro instantâneo (Gtalk), tradução (Google Tradutor), compartilhamento de fotos e vídeos (Picasa), repositório de vídeos (You Tube), entre outros. Além disso, a empresa já lançou navegador, plataforma para celulares (Android) e sistema operacional baseado na web Chrome OS.

 

O Google, a despeito de estar cada vez maior, continua seguindo a filosofia inicial dos fundadores, que declararam não ter a intenção de ser tornar uma empresa convencional.

 

Seus escritórios contam com peculiaridades regionais de cada local. Além disso, diversos elementos pouco usuais, como: bicicletas ou scooters para percorrer o campus, cachorros, cadeiras de massagem, colegas dividindo baias com poucos escritórios individuais, mesas de pebolim e sinuca, quadras de vôlei, videogames, pianos, mesas de pingue-pongue e academias que incluem aulas de ioga e dança. Além disso há espaço para grupos criados pelos próprios funcionários, como aulas de meditação e cinema.

 

google demo

 

Abaixo 10 fatos curiosos que você provavelmente não sabia sobre a empresa que tanto impacta a vida de milhões ao redor do mundo.

 

1 – O Primeiro Doodle

primeiro doodle

Embora hoje sejam criados pelo artista Dennis Hwang, os logos festivos do Google para datas especiais começaram como um aviso dos criadores  da empresa de que estavam viajando. Em 1998 Brin e Page foram ao festival Burning Man, em Nevada no fim de semana e colocaram o boneco no logo como uma forma de dizer que estariam indisponíveis para suporte técnico.

 

2 - O nome inicial do Google era Massagem nas costas (BackRub) e o atual representa um número

backrub googleEm 1997 seus fundadores decidiram escolher um novo nome para o mecanismo de procura, inicialmente chamado BackRub (que linda imagem era usada). Acabaram optando por uma brincadeira com a palavra Googol, um termo matemático para o número representado por 1 seguido de 100 zeros. Seria uma forma de comunicar a missão de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web.

 

3 – O primeiro servidor com gabinete de LEGO

servidor lego google

O servidor inicial, com meros 40 GB em 1996 era feito com peças de LEGO, bem colorido e bom bonequinhos no topo. Mais Nerd impossível. As cores, coincidência ou não, são bem parecidas com as usadas no logo do Google.

 

4 - O Primeiro Tweet do Google

tweet google

A primeira mensagem enviada pelo perfil de Twiter do Google seguiu a linha extremamente Geek (não podia ser de outro jeito). Foi:

“I’m 01100110 01100101 01100101 01101100 01101001 01101110 01100111 00100000 01101100 01110101 01100011 01101011 01111001 00001010.”

Em binário, “I’m feeling lucky”, o famoso “Estou com sorte”.

 

5 – O Google aluga cabras

cabras do google

Parece piada, mas é verdade. A companhia aluga os caprinos da California Grazing para diminuir a quantidade de mato no Google HQ. São 200 cabras, um pastor e um cão. De acordo com o Google, uma solução mais amigável com o meio ambiente e mais agradável de olhar que cortadores de grama.

 

6 – O Google foi incluído em dicionários e a empresa não aprovou

dicionario google

O impacto na língua inglesa é inegável, inclusive sendo comum ao invés de dizer “search it” - procure isso (na net), muitos substituindo pela expressão “google it”.

O Dicionário Oxford e o Merriam-Webster adicionaram a palavra “google” em 2006, e a companhia desaprovou, ao contrário do que a maioria pensaria, a oficialização em dicionário.

A companhia escreveu em um post em seu blog oficial, na época, que: “While we're pleased that so many people think of us when they think of searching the web, let's face it, we do have a brand to protect, so we'd like to make clear that you should please only use "Google" when you’re actually referring to Google Inc. and our services.”

Adaptando para o português, ficaria mais ou menos assim: “Embora estejamos felizes que tantas pessoas pensem em nós, quando pensam em pesquisar na web, vamos encarar, nós temos uma marca para proteger, por isso gostaríamos de deixar claro que você só deveria usar " Google " quando você está se referindo ao Google Inc. e os nossos serviços, por favor."

 

7 - O Google é amigável com cachorros, não com gatos

yoshka cão google

A empresa permite que os funcionários levem seus cães ao trabalho, tendo inclusive nomeado os cães “company dogs”.

Existem regras e limitações, é claro. Em caso de comportamento agressivo ou dejeto em locais impróprios, o cão deverá ficar em casa.

Gatos não são bem-vindos. De acordo com o código de conduta do Google: “ A afeição do Google por nossos amigos caninos é uma faceta integral de nossa cultura corporativa. Nós gostamos de gatos, mas somos uma companhia canina, então como regra geral achamos que a visita de gatos ao escritório não é recomendável”

 

8 – O Primeiro lanche da empresa foi Peixe sueco, um doce

2163653_5oz O docinho mastigável com o inusitado nome de Peixe Sueco foi o primeiro snack, em 1999 a ser pedido no escritório do Google. Foi o início de uma mania pelos lanches. O Google é conhecido por oferecer aos seus funcionários bebidas e lanches gratuitos em suas “micro-cozinhas”, espalhadas entre os escritórios.

 

9 – O logo do Google não era centralizado até 2001

logo google nao centro

Para os fanáticos da simetria, esse detalhe não deve ter passado desapercebido.

A página inicial “clean” do Google é considerada um clássico do design na web, porém seu logo durante muito tempo era mais para a esquerda, só passando a estar centralizado em 31 de março de 2001.

 

10 – Tem um dinossauro no Google

dinossauro do google

Existem muitas curiosidades a serem vistas no Googleplex, mas uma das mais legais é o esqueleto gigante de um Tiranossauro rex. Foi apelidado de Stan, e os ossos de um dinossauro de verdade foram realmente encontrados perto. Além do dinossauro, podem ser vistas diversas decorações inusitadas, como flamingos, um homem de lego, andróides e a SpaceShipOne.

 

Fontes: Google, Mashable, Wikipedia

7 comentários:

Ezequiel 21 de junho de 2010 13:01  

Eu já vi aquele gabinete de lego em algum outro blog, e a princípio não havia sido citado que era do google.

Apesar de que poderia ser uma réplica.

Não é minha intenção questionar o post, só deixar registrado.

Isabel 21 de junho de 2010 16:33  

Tranquilo, mas se você olhar inclusive a plaquinha que fica ao lado dele na foto tem registrado exatamente que é o do Google. Talvez tenha sido um post sobre casemods, muitos são de LEGO e claro diversos com esse de inspiração...
Valeu pelo comentário educado, nem sempre as pessoas sabem dialogar nesse nível.

Edu Aurrai 21 de junho de 2010 18:46  

Bacana. Realmente não sabia.

Henrique Mard 2 de julho de 2010 18:55  

HAHAHA, é do tipo 10 coisas que não vão mudar a sua vida, mas com elas você se inspira.
É bom ver que uma das maiores empresas do mundo foge de varios padrões chatos

Lucas Masotti 2 de julho de 2010 20:08  

Muito legal! Sempre uso o Google e não conhecia nenhuma desses fatos.
Aquele CPU de lego é muito legal :D

Anônimo 29 de dezembro de 2010 20:36  

o primo do meu pai trabalhou no google e ele me disse que no google não precisa usar uniforme e tem um escorregador la dentro... ele disse que eles fazem isso pra que os trabalhadores do google se sintam mais a vontade ao trabalharem na empresa... e ele falou que a CPU de legos é verdadeira... gostei do post...

vinicius 24 de agosto de 2011 16:56  

oi legal seu seu poster, mas eu queria que vocês visitasem meu webshow em breve no site : webshowfunny.yolasite.com

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+