Top 10 vídeos com robôs

domingo, 16 de maio de 2010

Blade Runner, Eu, Robô, O Exterminador do Futuro, Perdidos no Espaço e Os Jetsons são apenas alguns exemplos de como os robôs fazem parte do imaginário humano. É inegável que grandes avanços estão sendo feitos na área da robótica, mas ao mesmo tempo fica a preocupação de como ficará nosso dia a dia quando estas máquinas se tornarem comuns.

 

Existem diferentes pesquisas visando criar robôs que realizem tarefas corriqueiras como servir bebidas, remédios ou até mesmo limpar a casa. Só me pergunto o que acontecerá com as pessoas que realizam estes serviços atualmente. Outra boa aplicação para estas máquinas é em operações de alto risco como desarmamento de bombas ou verificação de locais contaminados.

 

De qualquer jeito nós não temos muitas oportunidades de conferir estes projetos e como vai o desenvolvimento de robôs, por isso confira abaixo 10 vídeos onde estes avanços da tecnologia são apresentados.

 

Asimo da Honda

 

O Asimo é o robô mais recente de uma linha que começou em 1986 com o E0. Sua primeira versão foi apresentada ao público em 2000 e vêm sendo atualizada desde então. Ele pode correr a uma velocidade de 6 km/h e trabalhar em equipe através de um sistema de comunicação. Cada unidade tem um custo de produção aproximado de 1 milhão de Dólares.

 

BigDog

 

Criado pela Boston Dynamics em parceria com a DARPA (agência do departamento de defesa do governo americano), o BigDog é um robô que anda sobre quatro patas claramente baseadas em um cervo. Pode ser utilizado para carregar peso (atualmente sua capacidade é de 150 kg) em terrenos acidentados. É realmente impressionante o equilíbrio deste robô.

 

Peixe robô

 

Em março do ano passado mostrei aqui no Pipoca o vídeo acima (clique aqui para ler). Este robô tem como objetivo detectar poluentes potencialmente perigosos através de sensores químicos.

 

Nao

 

A empresa francesa Aldebaran Robotics desenvolveu este robô humanóide para ser autônomo e programável. Ele só está disponível para instituições de ensino por enquanto, mas em 2011 passará a ser comercializado.

 

Dinossauros robôs

 

Parques temáticos como a Disney adoram usar robôs para suas atrações. Geralmente uma de suas partes fica coberta para que não possamos ver as estruturas metálicas e fios, mas os dinossauros acima impressionam pode terem uma movimentação independente de cabos.

 

Alice

 

Um dos ramos que vêm se desenvolvendo no mundo da robótica é o de fazê-los parecidos com seres humanos. Robôs não possuem pele e reproduzir expressões faciais pode ser extremamente complicado. A Hanson Robotics desenvolveu o robô Alice e no vídeo acima apresenta algumas expressões faciais bem feitas.

 

Banda musical da Toyota

 

Existem inúmeros filmes de ficção que utilizam bandas compostas por robôs para mostrar o avanço da tecnologia. O engraçado é que isso não é mais uma fantasia, pois a Toyota já criou um quarteto musical e também um andróide que toca violino (' target=_blank>' target=_blank>clique aqui para ver).

 

Robôs dançarinos da Sony

 

Se robôs já podem tocar instrumentos por que não fazê-los dançar? É isso que este quarteto de Qrios está fazendo. Curiosamente eles também foram os primeiros robôs bípedes capazes de correr.

 

Robô astronauta da Nasa

 

Viagens espaciais são extremamente perigosas, principalmente quando a pessoa precisa sair da nave. Outro problema é o tempo que o astronauta perde para se adaptar à pressão externa até que ele possa realizar seu trabalho. É para evitar a saída dos astronautas da nave que a Nasa está desenvolvendo um robô.

 

Robô barman

 

Criado por uma empresa japonesa de bebidas, este robô pretende substituir um barman. Na minha opinião serve apenas como ferramenta de marketing, sendo na verdade inútil.

 

Fonte: Mashable

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+