O local mais perigoso e destruído do mundo – Somália

domingo, 9 de maio de 2010

A Somália é o país africano com a maior costa e pelos últimos 20 anos tem permanecido em um estado caótico de anarquia, sem nenhum governo efetivo. Cerca de 3 milhões de refugiados já deixaram o país. Guerra, gangues, piratas, secas, miséria e ausência completa de lei culminaram nas condições de vida mais tóxicas do mundo.


Além das cidades arrasadas por milícias de fanáticos de diversas ideologias e clãs, os recursos naturais, ambiente e o que resta da população humana estão em grave perigo.

 

containers na praia 2

Qualquer um com um barco pode atracar e levar o que quiser das riquezas naturais desta nação. Alguns cortam madeiras nobres e fazem carvão, outros cultivam drogas, traficam seres humanos e ainda há os piratas que seqüestram navios. Barcos vêm de todo o mundo, inclusive Japão, para praticar a pesca predatória, utilizando métodos ilegais, já que não há conseqüências pela destruição dos recursos da costa somaliana.

 

containers na praia


Mas é possível piorar ainda mais o quadro. Por anos companhias e indústrias, inclusive com ligação a grupos mafiosos, tem utilizado a costa da Somália como depósito de lixo. Lixo industrial, metais pesados, lixo radioativo e produtos tóxicos que podem ser considerados armas de destruição em massa estão sendo despejados no país. Há relatos, ainda, de acordos entre companhias e traficantes para ser enterrado lixo nuclear em seus territórios. Containers não identificados aparecem nas praias, e ao serem examinados constata-se que estão cheios de produtos tóxicos.


Todos este lixo está agindo sobre a vida local, especialmente na população que vive próxima a costa, perto da capital Mogadishu.

 

terríveis manifestacoes lixo toxico


Nos sites de notícias da Somália são facilmente encontradas diversas imagens de sintomas de saúde bizarros, incluindo pessoas perdendo a pele, com bolhas nos lábios, narizes e línguas, erupções cutâneas súbitas e inexplicáveis. Diversas fotografias retratando pessoas severamente doentes tem sido postadas em sites como o Daily News from Somalia para tentar levantar fundos para o cuidado médico dos afetados. O Somali Diaspora trabalha também para oferecer tratamento aos necessitados, retirando-os do país.


tumor rosto somali
Há incontáveis relatos de condições terríveis, incluindo tumores incontroláveis, problemas no trato digestório, manifestações psicológicas e inchaços alarmantes súbitos em diversas partes do corpo e rosto.


mulher somali doente As pessoas estão aterrorizadas e não conseguem compreender ou explicar esses problemas, mas não há a quem pedir ajuda, com as diversas regiões do Estado em constante batalha pelo poder. Jornalistas são mortos ou feridos diariamente e estrangeiros estão em risco de seqüestro ou assassinato quando entram na Somália.  Essa é a razão da pouca divulgação do que acontece nesse país, de não vermos nos noticiários as barbaridades que estão acontecendo com o povo somali.


Se nada for feito rapidamente, seremos testemunhas de um dos maiores desastres na história recente, no aspecto ambiental e humano.


O documentário abaixo, em inglês, é uma das raras tentativas feitas por repórteres estrangeiros de divulgar o problema.

 

 

Fonte: Environmental Graffiti

29 comentários:

Larissa Araújo 10 de maio de 2010 13:26  

Mas que absurdo chegar a este ponto. Não imaginava que a situação da Somália era tão grave. É muito triste ler isso e parar para pensar que eles quase não têem ajuda.

Nathan 13 de maio de 2010 01:24  

Será que esse cara fugiu desse pais ?
Ele tem uma tarântula embutida na axila direita... :s

http://www.issoecoisafeia.com/2010/05/tarantulas.html

Mêlanie Albuquerque 13 de maio de 2010 09:57  

Gente estou chocada, que horror! Isso não são condições dignas para seres humanos viverem.

rbs.oliveira 13 de maio de 2010 10:07  

O dificil é fazer que a ajuda chegue até eles pois é um país que ninguém quer por os pés , enviar dinheiro sim é fácil mas pra quem ? pra fazer o que ?

Anônimo 13 de maio de 2010 10:22  

Fiquei chocada com o q vi!
um absurdo o q estão fazendo com a Somalia!

Anônimo 13 de maio de 2010 10:35  

O engraçado é que os merdas dos americanos, que adoram invadir países em nome da democracia não fazem não mandam seu exército para esse lugar caótico. Por quê será ???

Jade 13 de maio de 2010 10:37  

se tivesse petroleo la a ONU ja estaria "ajudando"

Caio 13 de maio de 2010 10:43  

cadê a ONU quando se precisa dela?? alarmante isso ae..

Anônimo 13 de maio de 2010 11:25  

Os governantes africanos, o genocídio de tribos negras contra tribos negras, a corrupção em todos o níveis de poder, tudo isso inviabiliza a foramção e Estados decentes. O dinheiro despejado lá n~~ao chega a quem precisa.

Júnia L. 13 de maio de 2010 11:43  

Muito boa postagem, já encaminhei o link para meus alunos.
Obrigada!

Pepe444 13 de maio de 2010 13:41  

Omg isto é assustador :X

http://artmusicblog.blogspot.com/

Diego F. 13 de maio de 2010 13:45  

mais perigoso eu acho que seja a cidade de Chernobyl...

Anônimo 13 de maio de 2010 14:45  

E o pior de tudo é que a ONU tem uma verdadeira FROTA DE GUERRA na somália para DEFENDER OS NAVIOS PETROLEIROS QUE SAEM DO GOLFO DA ARÁBIA e caem nas mãos dos piratas somalis.

Quando a gente vê isso, acaba dando razão pros piratas roubarem os europeus ricos que andam passeando por lá!

Que absurdo a ONU deixar que isso aconteça!!! Por quê eles não fiscalizam e mandam essas informações para outros lugares?

Anônimo 13 de maio de 2010 14:59  

mais vantajoso e prático é tirar os que restaram de lá e deixar os bandidos que se matem.

vergonhoso a ONU não dar as caras por lá, já que o país é membro desde 1960.. lamentável.

@ca_b

Anônimo 13 de maio de 2010 15:15  

Ainda se ve gente reclamando nas escolas, ruas, ...

È horrível ver isto, mais horrível ainda é saber que isso realmente acontece nos dias de Hoje.

yuri radd 13 de maio de 2010 16:51  

Os Estado Unidos já enviaram tropas para lá sim, já até fizeram um filme sobre isso, contudo não deu certo.
Vários países tem embarcações para proteger navios cargueiros que passam por lá, mas apenas evitam roubos, não podem nem prender os piratas.
Além do mais, é uma terra paupérrima, cheia de clãs( a Somália não existe, o que existe são vários pequenos reinos no Chifre da África)e é território da AlQuaeda.
Enfim, para botar ordem no lugar teriam que matar tantos guerrilheiros e terroristas que sobrariam apenas umas milhares de pessoas, ou o mais provável, ninguém.

rbs.oliveira 13 de maio de 2010 21:31  

A Somália não existe como estado há
uns 19 anos .
uma intervenção humanitária promovida pelo governo do Bill Clinton com autorização da ONU só piorou a situação .
Em uma situação como essa que homens sábios ou poderosos armados ou não , não são capazes de trazer o inicio de uma melhora para tantas vidas porque será que Deus não envia de volta seu filho Jesus ou então qualquer outro milagreiro como indica as tais profecias .
Os somális tem vontade de seguir fielmente a Deus porem após tanto tempo de conflito a religião também foi deturpada permitindo varias praticas desumanas e violentas .

Anônimo 17 de maio de 2010 00:52  

Como se bill clinton fosse o exemplo da causa humanitária!!!

Anônimo 17 de maio de 2010 08:18  

Manda o Lulla lá, quem sabe o "gênio", "premu igNóbil" resolve o problema com umas comparações a futebol...ou piadinhas estúpidas.

lenin 17 de maio de 2010 12:15  

Infelizmente, não deve ser por nada essa situação. Algúem ganha com isso, afinal, como está escrito, lá é depósito de lixo toxico e mesmo atômico. Onde mais poderia ter um "lixão" internacional se não em uma terra de ninguém? Para derrubar um governo como o do Iraque, os americanos podem, a final, tem petróleo lá, mas vão querer acabar com esse lixão?

Striker 17 de maio de 2010 12:59  

@yuri radd - Qm disse q os EUA não prendem pessoas fora de seu território/jurisdição? Isso é só uma desculpa deles p/ não fazerem nada. Ou vc não sabe sobre as prisões (ilegais) efetuadas pela CIA, q mantém black sites em vários países.
Não sei pq tanta gente ficou surpresa com esse problema da Somália, pois há mto tempo q a África sofre com vários problemas (guerrilhas, governos corruptos, doenças, etc.) e os países ricos nada fazem p/ ajudar. Infelizmente essa não é a realidade só da Somália, mas de mtos países africanos. Pra qm ainda não viu, recomendo o filme Hotel Ruanda, q é baseado em fatos reais, e mostra mto bem o descaso dos países ricos com os países africanos.

FRAD 17 de maio de 2010 19:56  

Acho que Deus está em todo lugar, como dizem.

Deus está aí, conseguem ver? acho que não, porque somos acostumados a louvar a Deus em coisas bonitas, nas coisas feias não,

eu não sou crente chato rsrsrs nem crente nem catolico nem nada, mas é muito interessante pensar assim.

Eu penso assim, isso é bonito. a Criação dele fazendo isso, é assim que funciona a evolução. eles estão em outra evolução. aprecie isso

Isabel 17 de maio de 2010 22:47  

Sinceramente, só é capaz de dizer que essa realidade é bonita quem está com a barriga cheinha, saudável e abrigado. Além disso, precisa ser totalmente alienado e não ter empatia alguma por outros seres humanos.
E outra: se fala em deus, criação e etc, é crente sim. Essa é a definição de crente, crer, ter fé.
Se assuma como crente e se assuma como canalha que não está nem aí porque é longe de você e das pessoas que considera relevantes.
Perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado "louvando" as desgraças que acontecem no mundo.

Anônimo 23 de dezembro de 2010 15:24  

Estou totalmente chocada. Como pode isso no mundo? E eu achando o Brasil um país ruim... :P

Ana Clara Utsch Terra Stehling 30 de junho de 2011 22:10  

ISSO É UM ABSURDO PELO AMOR DE DEUS! ISSO É TRISTE É HORRIVEL NÃO CONSIGO VER ISSO E FICAR CALADA... O QUE MAIS ME PERTUBA É QUE FICAR CALADA OU NÃO, NÃO FAZ DIFERENÇA!

Anônimo 11 de setembro de 2011 11:06  

Enquanto isso a ONU (Organização das Nações Unidas para a guerra) e os Estados Unidos para os mesmos fins) insistem em criar e depois matar ditadores, fazendo guerras para obter petróleo e gastando dinheiro com armamentos. No momento a desgraça esta no quintal dos outros, assim como o WTC, estiver acontecendo com o povo deles.

Anônimo 24 de outubro de 2011 12:12  

povo maluco... esses ricos acham que só porque são ricos, podem passar por cimo dos pobres! bando de COVARDES...

Anônimo 24 de outubro de 2011 12:16  

eu queria vê esse bando de COVARDES fazer uma visita de cortezia pra aquela gente!!! COVARDES, COVARDES, COVARDES... tudo de RUIM pra VOCÊS!!! BY CLARA MARIA.

Anônimo 19 de abril de 2013 01:13  

em lucas 21:34 noS dis que em breve o planeta todo estara que nem a Somalia!!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+