#MusicMonday – Saudade

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Perda, distância e amor são sentimentos que andam de mãos dadas quando falamos de saudade. Ela pode ser aplicada no caso de uma pessoa querida que está longe, que faleceu ou que simplesmente não nos quer por perto. No fim das contas todos sentimos saudade de alguém ou de alguma coisa.

 

Esta palavra está muito presente na música pois é um dos principais temas de composições românticas e pode ser incorporada na vida de qualquer um, das maneiras mais diversas. Por este motivo a coluna semanal de música aqui do Pipoca vai tratar da saudade. Você está sentindo saudade de alguém especial? Alguma música serve de trilha sonora para este sentimento?

 

Para conferir a letra das músicas clique em seus títulos e para ver outros posts da coluna clique aqui.

 

Missing – Definitivamente esta é a música de maior sucesso da banda inglesa Everything But The Girl. Praticamente um hino na década de 1990, a música fala de uma pessoa que sumiu do mapa, deixando outra sem rumo, sem saber como levar a vida fora deste sentimento que é a saudade. Um clássico absoluto.

 

 

Chega de Saudade – A composição de Tom Jobim e Vinícius de Moraes é considerada a primeira música da Bossa Nova e mostra em sua letra como a vida é triste quando estamos sentindo saudade e como a alegria, os beijos e abraços são a cura quando a pessoa que se sente falta volta. Abaixo você confere a música na voz de Gal Costa.

 

 

I Miss You – Fugindo completamente do tom original da banda, o Blink 182 fez esta bela balada que conta como as coisas podem estar bem e em um segundo momento, quando a outra pessoa está longe, tudo pode parecer mais assustador. A volta da pessoa amada poderá parar a dor. Uma curiosidade sobre a música são os trechos referentes ao filme O Estranho Mundo de Jack, pois o baterista Travis Barker decorou seu casamento utilizando a animação como tema.

 

 

Felicidade – O compositor Lupicínio Rodrigues foi o criador do termo “dor de cotovelo” que se refere à prática de quem crava os cotovelos em um balcão ou mesa de bar, pede um uísque duplo, e chora o amor que perdeu. De sua própria vida tirava a inspiração para músicas como Felicidade, que em seus versos mostra como ela vai embora quando a saudade mora no peito. É uma das primeiras músicas sobre o tema saudade que me vem a cabeça. Confira a canção abaixo na voz de Caetano Veloso.

 

 

I Miss You – Se você foi adolescente nos anos 1990 com certeza viveu a praga que foi Haddaway. Esta música e seu outro sucesso What Is Love tocavam incessantemente nas rádios e com certeza não podia faltar nesta lista. O caso de I Miss You é a saudade do cara mais cafajeste, que quer mostrar para a mulher que mudou.

 

 

Se tiver alguma sugestão de tema ou de músicas para a coluna #MusicMonday pode mandar pelos comentários.

1 comentários:

Catarina Müller 6 de abril de 2010 10:43  

Não só das músicas, gosto muito dos seus comentários.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+