#MusicMonday – Animações

segunda-feira, 19 de abril de 2010

No último dia 15 de abril se comemorou o dia do desenhista. A data foi escolhida para coincidir com o aniversário de Leonardo Da Vinci, que nasceu no ano de 1452. Antes das fotografias cabia aos desenhistas e pintores retratar a realidade para que futuras gerações tivessem uma idéia gráfica de como certos acontecimentos ocorreram.

 

Do traço dos desenhistas surgiram também os primeiros desenhos animados e a técnica foi evoluindo até passar a usar os computadores para auxiliar no trabalho. Em homenagem a estes artistas a coluna semanal de música apresentará clipes musicais que foram feitos em animação. Como sempre clique no título da música para ver a letra.

 

Clint Eastwood – A lista desta semana começa com uma banda que só existe no mundo da animação. Ela é fruto da imaginação de Damon Albarn (vocalista da banda britânica Blur) e Jamie Hewlett (um dos criadores da HQ Tank Girl), que moravam juntos e desenvolveram o projeto. O primeiro single da banda foi Clint Eastwood, que fez muito sucesso e catapultou a banda para o mainstream. Apesar de levar em seu título o nome do ator americano, o próprio nunca se pronunciou sobre isso com a imprensa. No segundo álbum da banda existe uma faixa chamada Dirty Harry, personagem interpretado por Eastwood.

 


 

Tunel do Tempo – Este é o segundo clipe que o cantor Frejat fez utilizando técnicas de animação 3D. O trabalho foi tão bem recebido que ganhou o Prêmio Multishow de Melhor Clipe além de ser selecionado para o Anima Mundi. A ótima história acompanha um cãozinho simpático que se perdeu de seu dono e tenta a todo custo encontrá-lo novamente.

 

 

Take on Me – Um dos mais clássicos clipes utilizando animação e com certeza um grande sucesso dos anos 80. O vídeo foi feito utilizando um rotoscópio, dispositivo que permite aos animadores redesenhar quadros de filmagens para ser usado em animação. Take on Me ganhou seis MTV Video Music Awards em 1986, entre eles o de efeitos especiais.

 

 

Do the Evolution – A banda Pearl Jam chamou o renomado desenhista Todd McFarlane (criador de Spawn) e Kevin Altieri (diretor de Batman: The Animated Series) para contarem a evolução do mundo e a influência do homem e da tecnologia no desenvolvimento do planeta, e no seu respectivo fim. Um detalhe é a referência à morte de Sandman.

 


 

Destiny – O vídeo desta música utiliza o rotoscópio assim como em Take on Me. Ele foi dirigido por Tommy Pallotta, das animações O Homem Duplo e Waking Life. É incrível como a animação da vocalista observando o dia passar e as pessoas a sua volta combina com o tom da canção, que é uma das minhas favoritas.

 

 

(Menção honrosa) - A Little Piece Of Heaven – Ao fazer esta lista me bati com o vídeo abaixo, é o clipe de uma música da banda Avenged Sevenfold. A história de amor e rejeição contada por ela pode ofender algumas pessoas por conter cenas fortes de violência e outras coisitas.

 

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+