#MusicMonday – Água

segunda-feira, 22 de março de 2010

Em 1993 a Assembléia Geral da ONU criou o Dia Mundial da Água, uma data onde diferentes países pudessem difundir o conhecimento e a importância deste recurso cada vez mais escasso em nosso planeta. Apesar de existir muita água na Terra, a maior parte dela é salgada e imprópria ao uso pelas pessoas. As reservas de água doce estão diminuindo pela maneira desordenada como nós a utilizamos, tanto para o consumo quanto para o despejo de lixo e esgoto sanitário.

 

Como hoje é uma data ligada a água resolvi que a coluna semanal de música utilizaria ela como tema. As canções abaixo possuem de uma maneira ou outra alguma ligação com a água. Divirta-se com as músicas e lembre-se de economizar água da melhor maneira possível. Para ler as letras das músicas basta clicar em seus títulos.

 

Planeta Água – Um dos maiores sucessos da carreira do cantor e compositor Guilherme Arantes trata da água, dos rios e das chuvas. Ele fala de como este recurso traz fertilidade para a terra, move moinhos, vira chuva e volta para a terra. É uma trilha sonora ideal para a data de hoje, mesmo não sendo muito o meu estilo de música.

 

 

Cry me a River – Uma de minhas cantoras preferidas, Diana Krall apresenta um certo revanchismo nesta canção, onde uma pessoa que foi abandonada por outra e já chorou muito por causa disso agora não quer mais saber dela. Não importa que se chore um rio de lágrimas.

 

 

Águas de Março – Em uma de suas mais famosas e importantes composições, Tom Jobim apresenta a temporada de chuvas, que acontece em março (fechando o verão), como uma promessa de vida. Ela foi considerada a melhor canção brasileira de todos os tempos em uma pesquisa feita pela Folha de São Paulo em 2001. Ela também tem uma versão em inglês criada pelo próprio Tom, que foi usada em um comercial da Coca-Cola nos EUA em 1985. Clique aqui para ver o comercial e aqui para ouvir a versão em inglês.

 

 

Monsoon – Monção é a palavra designada para a estação chuvosa na Índia, onde o vento muda de direção periodicamente e a chuva é muito pesada. A banda alemã Tokio Hotel adaptou a música Durch den Monsun, de seu primeiro CD, para o inglês e a tornou seu primeiro single do disco Scream, o primeiro deles na língua inglesa.

 

 

Have You Ever Seen the Rain ? – Este clássico dos anos 70 fala da calma antes da tempestade e de dias chuvosos. A letra foi considerada uma metáfora para a chuva de bombas que caía no Vietnã, mas na verdade tratava das crescentes brigas dentro da Creedence Clearwater Revival, que culminariam com a saída do irmão do vocalista da banda. Pesquisando vídeos para a música encontrei uma versão muito legal feita pelos Ramones (clique aqui para ver).

 

1 comentários:

Irmão Fabiano 23 de março de 2010 01:00  

Faltou Green River, tbm do CCR, Champagne Supernova, do Oasis (a abertura tem até um som d'água), entre outras!
Valeu!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+