Como sobreviver a uma explosão nuclear

sábado, 27 de março de 2010

Agora que a série 24 Horas foi cancelada nós não temos mais a proteção de Jack Bauer contra ataques terroristas. Como várias vezes na série o suposto ataque seria nuclear nossas chances de presenciar uma explosão nuclear cresceram muito. Falando sério agora, existem algumas informações simples que podem salvar a vida de uma pessoa que esteja presente numa situação destas.

 

O site Howcast criou uma lista de coisas a fazer para se sobreviver a um ataque nuclear. O vídeo abaixo sintetiza tudo, mas como está em inglês vou explicar depois dele.

 

 

A primeira coisa a fazer é diminuir sua exposição à radiação. Para isso você precisará de Iodeto de Potássio (pode ser comprado em qualquer farmácia em xarope). Pessoas com mais de 40 anos têm menor urgência pois elas não possuem grande chance de desenvolver tumores na tireóide por causa da exposição à radiação.

 

explosao nuclear Se um ataque estiver para acontecer entre em casa e tente descer o mais fundo possível debaixo do solo. Estacionamentos subterrâneos e porões podem ajudar muito nesta hora. Se isso não for possível procure qualquer tipo de abrigo. Ao entrar, feche todas as janelas e portas, não esquecendo de desligar o ar condicionado ou qualquer outro tipo de sistema de ventilação.

 

Caso não seja possível entrar em um prédio ou casa, fique dentro do carro, fechando todas as janelas e fechando a passagem da ventilação. Cubra seu nariz e boca com um lenço ou pano para evitar a respiração de poeira radioativa.

 

Se na hora da explosão você estiver do lado de fora e a uma distância não muito grande evite olhar para ela. Isso pode causar cegueira temporária ou permanente. Deixe sua boca aberta para evitar que seus tímpanos estourem e nunca toque em nada que tenha sido arremessado pela força da explosão, pois estes objetos podem estar radioativos.

 

cogumelo nuclear Estando a uma distância maior que 16 quilômetros do “cogumelo” fique no abrigo por 48 a 72 horas. Caso contrário saia correndo, você tem entre 10 a 20 minutos para se distanciar no mínimo 1,6 quilômetros ou o envenenamento por radiação será letal. Corra na direção do vento ou perpendicular a ele.

 

Cubra a maior quantidade de pele possível enquanto foge. Principalmente a boca e o nariz. Assim que estiver a uma distância segura retire todas as roupas. Este ato pode lhe livrar de até 80% da poeira radioativa. Depois tome uma chuveirada para eliminar o resto do que você foi exposto. Se o governo criar centros de descontaminação, dirija-se a um deles.

 

Sei que para nós brasileiros isso tudo está muito distante, mas foram apenas algumas dicas que podem ajudar em situações extremas. Como talvez estejamos na verdade querendo que algo assim aconteça, é bom estar precavido.

 

Fonte: Howcast

6 comentários:

Arthurius Maximus 29 de março de 2010 14:54  

Eles esqueceram de colocar: "entrar numa geladeira velha", como em Indiana Jones. (rs)

Isabel 29 de março de 2010 22:05  

Afe, aquilo foi demais mesmo. O filme todo é ruim, mas aquela parte da geladeira como abrigo para explosão nuclear foi um dos pontos altos.

KR 28 de outubro de 2011 03:29  

Só uma pequena correção. No filme, o narrador (e o desenho) fala para sair em menos de 20 minutos de um raio de 10 milhas da detonação, ou a exposição à radiação pode tornar-se letal. Ocorre que 10 milhas equivalem a 16 quilômetros, e não a 1,6 km. Ou seja, é uma corrida bem puxada.

Anônimo 29 de fevereiro de 2012 11:31  

se tiver uma cueca de chumbo pra proteger os bagos ajuda tb kkkkk

Anônimo 8 de abril de 2012 20:29  

Porque correr na direção do vento?A poeira radioativa vai vir na sua direção.Alguem me responda porque correr na direção do vento.

Anônimo 11 de agosto de 2012 12:50  

Cara, sabemos que no Brasil isso por hora é raro. POR HORA. Não é impossível que futuramente tenha bombas nucleares. Quando em 2015 o tal John Titor falou sobre uma explosão nuclear ( ainda bem que não é aqui ) matando 3 bilhões de pessoas! É claro que muitos duvidam disso, mas a unica maneira de comprovar o fato é esperar a tal bomba nuclear em 2015! E me responde uma coisa, entrar em uma geladeira ajuda em alguma coisa? Como no filme Indiana Jones e o Reino da caveira de Cristal???

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+