Misturando moda e alta tecnologia

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Uma das palavras mais importantes do mundo da moda é a inovação. Para o bem ou para o mal existe sempre uma busca por alguma coisa que nunca antes tenha sido feita. Atualmente a tecnologia, os computadores e os dispositivos eletrônicos estão por toda parte e já se integraram em nossas vidas de uma maneira que não saberíamos mais como seria viver de outra forma.

 

De olho nisso os estilistas estão utilizando apetrechos eletrônicos cada vez mais em suas criações. Abaixo você confere uma lista com algumas novidades que parecem ter saído de um filme de ficção.

 

Vestido de CO2

vestido co2

Esta peça, que poderia parecer comum a primeira vista, possui um detalhe interessante. Ele vai acendendo aos poucos de acordo com a quantidade de gás carbônico no ambiente.

 

Vestido de noiva iluminado

vestido de casamento iluminado

Toda noiva deseja ser o ponto luminoso de seu casamento, pois este vestido aparenta ser exatamente o que elas querem. Utilizando pequeninas lâmpadas e uma bateria, este vestido fará qualquer garota “brilhar” em sua festa de matrimônio.

 

Casaco de pele fosforescente

casacos brilhantes

Este casaco de pele é politicamente correto, uma vez que não é feito de pele verdadeira, mas seu detalhe mais importante é a utilização de uma tecnologia especial que lhe permite brilhar no escuro. Tenho certeza que diversos frequentadores de raves pelo país devem morrer de vontade de usar um destes.

 

Vestido Galaxy LED

vestido galaxy led

Feito com nada menos que 24 mil LEDs e muitos cristais, este vestido tem as luzes e seus circuitos inseridos na seda a mão, fazendo com que ele seja tão móvel quanto qualquer outro vestido do mesmo porte. Com certeza iluminará tudo que estiver a sua volta.

 

O Projeto Intimidade

projeto intimidade

O artista alemão Daan Roosegaarde teve a idéia de fazer um vestido que se torna transparente quando um globo iluminado chega perto dele. A roupa possui um pequeno globo próximo ao pescoço que recebe ondas de rádio emitidas pelo globo maior. Quando os dois se aproximam a roupa vai se tornando mais transparente.

 

Vestido com bluetooth

vestido bluetooth

Não sei como uma pessoa normal suportaria vestir uma coisa destas. As luzes que se encontram em um dos lados do vestido piscarão toda vez que seu celular tocar. Imagine isso no dia a dia, em um elevador, no teatro ou cinema? Acho que uma pessoa normal, que recebe um considerável número de ligações por dia, usando ele não aguentaria um dia inteiro.

 

Vestido OLED

vestido oled

Criado com um tipo especial de tecido e revestido com uma camada fina e flexível de OLED, o vestido muda de cor quando ativado por um controle que se encontra nele. Sua aparência é meio futurista, mas parece ter sido feito especialmente para alguém como a Lady Gaga.

 

Jaqueta solar Zegna

zegna solar

Esta jaqueta possui células de energia solar que podem recarregar aparelhos eletrônicos como MP3 players e celulares. Ela é resistente a água e seus painéis podem ser retirados para servirem de carregadores.

 

Vestido modular Dia Para Noite

dia pela noite

Com uma aparência esquisita, este vestido pode ter seu comprimento ajustado e cada uma das suas placas de circuito, que contém uma célula solar, um RGB LED ou fotocélula e conectores jumper.  Pode armazenar energia solar e possui ainda um painel de controle, um controlador USB para fornecer energia e se conectar a um computador através de frequências de rádio.

 

Biquíni solar

biquini solar

Utilizando tiras fotovoltáicas costuradas com fio condutor, esta peça de roupa pode fornecer energia solar para um IPod.

 

Maiô solar Triumph

maio solar

Painéis solares na frente do maiô permitem à usuária carregar pequenos aparelhos eletrônicos, ainda na linha das roupas de banho ecológicas.

 

Lingerie GPS

lingerie gps

Invenção de uma brasileira, essa lingerie causou polêmica entre as defensoras dos direitos femininos por teoricamente poder ser usada como forma de controle masculino. A criadora, Lucia Lorio, declarou que a intenção da peça é proteger as mulheres de sequestros ou evitar que se percam, já que conta com um pequeno transmissor GPS que revela o local onde a pessoa está, enviando sinais a um receptor em localização remota.

 

Vestido animatrônico de Hussein Chalayan

vestido animatronico

Roupas animatrônicas são peças que respondem a estímulos, neste caso o som, para mudarem a sua própria forma. O vestido da foto acima é uma espécie de transformer entre chapéu e vestido.

 

Vestido de Poder

vestido do poder

Apesar do nome parecer ter saído de uma revista em quadrinhos (Power Dress), esta parece ser uma idéia bastante factível. Ela utiliza os movimentos do corpo para gerar energia através do tecido, que é feito de material piezoelétrico.

 

Fonte: Bornrich.org

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+