Um futuro sombrio para o Homem-Aranha

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

spider_man_three_ver2 A maior bomba cinematográfica na net nos últimos dias é a refilmagem de Homem-Aranha. Você deve se perguntar porque o estúdio decidiu jogar por terra uma continuação resolvendo refazer um filme que tem 8 anos de vida e cuja última continuação estreou há 3 anos.

 

Desde o início de seu desenvolvimento, o quarto filme do cabeça de teia vem sofrendo em seu processo criativo. Haviam rumores de que esta seria uma refilmagem, mas ninguém deu atenção pois Raimi voltou a cadeira de diretor e Tobey Maguire aceitou reprisar o papel. Um roteiro foi desenvolvido por James Vanderbilt (do excelente Zodíaco), mas depois David Lindsay-Abaire (Coração de Tinta) foi chamado para reescrever parte do texto. Em julho Gary Ross (escritor e diretor de Seabiscuit e Pleasantville) foi contratado para escrever outras partes do roteiro. Geralmente este tipo de notícia está atrelada a filmes com grande potencial mas sem identidade na tela. Algo estava claramente errado no processo criativo de Homem-Aranha 4.

 

Um dos pontos que representaram um problema foi o vilão. Sam Raimi queria utilizar o Abutre, um dos inimigos clássicos do personagem, que seria interpretado por John Malkovich e o estúdio queria a atriz Anne Hathaway como filha do Abutre (The Vultress), que pegaria alguns pontos de personalidade da Gata Negra (assim como fizeram com Mary Jane no primeiro filme). Diretor e roteiristas não estavam chegando a um acordo e em uma reunião realizada no início de 2010 a Sony perguntou a Raimi se ele poderia entregar o filme no verão americano de 2011. Ele respondeu que não poderia honrar a integridade criativa do filme neste prazo e o estúdio partiu para o “plano B”.

 

Lembra dos boatos de que o quarto filme seria uma refilmagem? Pois era tudo verdade. A Sony havia contratado o roteirista James Vanderbilt para criar uma releitura do personagem caso Raimi e Maguire não voltassem e provavelmente já foram para a reunião citada acima torcendo para que o diretor não aceitasse o prazo do estúdio.

 

O motivo para este plano de contingência é simples. O contrato entre a Sony e a Marvel prevê que se nenhum filme for feito em um certo prazo (acredita-se que sejam 5 anos) os direitos de adaptação voltam para a Marvel, que está doida para colocar as mãos em suas franquias que estão com outros estúdios (X-Men e Demolidor estão com a Fox e Homem-Aranha está com a Sony).

 

peter parker adolescente Em seu press release a Sony afirma que a releitura de Homem Aranha trará o personagem de volta ao colégio, provavelmente tentando focar no público adolescente que tanto dinheiro deu à saga Crepúsculo. Também é dito que Peter Parker enfrentará problemas humanos e grandes crises sobre-humanas. Isso quer dizer que eles focarão o primeiro filme todo no período em que Parker estava no colégio, no estilo Homem-Aranha encontra Malhação.

 

Para a Sony é um negócio da China, pois um filme do Aranha dirigido por Sam Raimi custaria cerca de 300 milhões se levarmos em consideração o último filme mais efeitos especiais de última geração. Agora o filme poderá ser produzido por pelo menos 100 milhões de Dólares mais barato.

 

Algumas revistas de cinema estão comparando esta releitura a Batman Begins, não só por apontar novas direções para o personagem mas pelo tom mais sombrio. Em minha opinião isso seria um erro pois o Homem Aranha não é um personagem caracteristicamente sombrio.

 

A nova data de estréia é em 2012, mas dificilmente será em maio pois a Marvel lançará a mega produção Os Vingadores (com Hulk, Homem de Ferro, Thor e Capitão América) neste mês. Com tudo andando para esta releitura começam as especulações de quem vai dirigir e quem será Peter Parker.

 

spider_man_3 Para a cadeira de direção especula-se que Marc Webb (do recente 500 Dias Com Ela) ou Gary Ross (que também está escrevendo o roteiro) assumissem a franquia. Michael Bay (Transformers) já expressou ter vontade de dirigir um filme do Aranha, mas apesar dele saber muito bem como lidar com efeitos especiais (limitando-se a isso) eu juro que não gostaria de vê-lo na direção deste filme. Outro ponto que descarta Bay são as filmagens de Transformers 3, que começam em maio e devem prendê-lo por pelo menos 8 meses.

 

Uma boa pedida para a direção é Matthew Vaughn, que já mostrou saber trabalhar com adolescentes em Kick-Ass. Já para interpretar Peter Parker adolescente não se sabe quem assumirá o papel. Alguns disseram que Jake Gyllenhaal poderia ser uma boa escolha, afinal ele quase substituiu Maguire em Homem-Aranha 2, mas o ator já está muito velho para interpretar um colegial e ele já está com uma grande franquia nas mãos (Príncipe da Pérsia).

 

Tudo isso apresenta um futuro sombrio para o Homem-Aranha, afinal estamos vendo uma refilmagem de uma produção de sucesso que não fez nem dez anos. O público tem a imagem de Tobey Maguire como Peter Parker na cabeça e será uma tarefa e tanto para um diretor que talvez não tenha a mesma paixão que Raimi tinha pelo projeto.

 

Fontes: /film, Filmonic, Cinema em Cena

9 comentários:

Levato 13 de janeiro de 2010 23:43  

Para o papel do Peter Parker eu li que poderia ser o Michael Cera (Juno). Será?

Anônimo 14 de janeiro de 2010 12:37  

Eu sei que pelo menos com o meu dinheiro, esse filme não vai contar se for mesmo só de guris. Esses filmes estilo High School Musical estão foda.

Dmitry 14 de janeiro de 2010 19:55  

Houveram rumores de que Cera ou o Robert Pattinson poderia assumir o papel, mas primeiro eles escolherão o diretor, depois o novo Parker será revelado.

Arthurius Maximus 15 de janeiro de 2010 14:21  

Não é a toa que os caras pularam fora. Parece que vem por aí mais um lixo.

Anônimo 16 de janeiro de 2010 00:32  

se for o 'parkinson', o peter tambem vai brilhar no sol??

Anônimo 16 de janeiro de 2010 01:44  

especularam o zac efron, mas ele disse que nada sabe...

Marco B 16 de janeiro de 2010 03:12  

Otima matéria. Parabéns.

Dmitry 16 de janeiro de 2010 09:23  

Eu que agradeço a visita.

Anônimo 16 de janeiro de 2010 14:38  

Spider man school musical.
¬¬' Vão cagar no filme véi, refilmagem de filme novo num rola.
Acho q pro papel de peter ngm vai ficar bem como o Maguire.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+