Atentado em Angola mancha a Copa Africana de Nações

domingo, 10 de janeiro de 2010

ANGOLA-TOGO/ATTACK Quando morei em Angola a guerra civil estava destruindo o interior do país e tirando a vida de uma quantidade enorme de cidadãos. Estima-se que 500 mil pessoas tenham morrido diretamente por causa do conflito e 80 mil ficaram mutiladas por causa de minas explosivas.

 

O conflito entre a MPLA (partido do governo) e a UNITA (principal adversário) acabou em 2002 com a morte de Jonas Savimbi, líder do lado adversário. Para muitos a paz havia chegado a Angola e a reconstrução do país teve início. Muitos brasileiros, inclusive amigos meus, estão lá trabalhando nas mais diversas áreas. Daqui de fora parece que está tudo bem, mas um atentado ocorrido na última sexta-feira (8 de janeiro) jogou por terra esta visão.

 

copa africana de nacoes trofeu O governo Angolano gastou cerca de 1 bilhão de Dólares na construção de estádios, estradas e hotéis para que a Copa Africana de Nações fosse realizada no país. A seleção de Togo estava viajando para Cabinda, onde sua chave disputará a primeira fase, quando seu ônibus foi metralhado por integrantes do grupo separatista FLEC (Frente de Libertação do Enclave de Cabinda).

 

Para entender os motivos do atentado é preciso saber um pouco mais sobre o enclave de Cabinda. A província angolana se localiza ao norte do país, não possui fronteiras com Angola e é limitado ao norte pela República do Congo, a leste e ao sul pela República Democrática do Congo. Ela foi dada a Portugal durante o período do imperialismo para fazer parte do território angolano. Atualmente o enclave é responsável por cerca de 80% da produção de petróleo do país e é considerado altamente importante para a economia.

 

cabinda Desde que o país se tornou independente de Portugal nasceu a luta da FLEC, que deseja se separar de Angola. Nos últimos anos tratados de paz foram assinados entre o governo e representantes das forças separatistas, inclusive com soldados da FLEC sendo incorporados ao exército angolano. Para provar que estava tudo bem Cabinda foi escolhida como uma das sedes da Copa Africana de Nações.

 

O atentado contra o ônibus da seleção de Togo matou 3 pessoas e deixou 9 feridos entre os membros da delegação. Imediatamente o governo togolês declarou que seus jogadores não mais participariam da competição e o Manchester City, time do capitão togolês Emmanuel Adebayor, anunciou seu retorno imediato à Inglaterra, mas a seleção resolveu participar da Copa mesmo após o atentado em memória aos mortos e feridos. O capitão do time afirmou que eles não fugiriam como covardes.

 

Por causa dos acontecimentos a partida entre Togo e Gana foi transferida para segunda-feira.

 

O atentado joga uma enorme sombra na Copa do Mundo que será realizada na África do Sul  em 5 meses. Mesmo não tendo nenhum laço com Angola e seu conflito o país africano está sendo questionado pelo mundo se pode prover segurança para a competição. Como a África do Sul vive um momento de estabilidade é difícil acreditar que este episódio pode se repetir na Copa do Mundo.

 

A Copa Africana de Nações se realizará até o fim de janeiro, mas o conflito em Cabinda não parece se aproximar de uma conclusão tão cedo, afinal este atentado surgiu quando ninguém esperava haver problemas na região.

 

Fontes: Reuters, Uol, Wikipédia

1 comentários:

Arthurius Maximus 11 de janeiro de 2010 11:44  

Sinceramente? Não vejo a África como um continente capaz de abrigar qualquer evento de porte. Ainda mais um evento multiracial ou mesmo multiregional.

A instabilidade política é enorme e os grupos "livres" que combatem etnias ou governos são sempre uma ameaça real e constante a segurança e a vida de qualquer pessoa.

Infelizmente é uma pena que um povo tão lindo e um continente cheio de magia, história e coisas que deveriam ser acessíveis a toda a humanidade tenha que passar por uma situação dessas. O mais triste é que não se vislumbra uma solução para isso. pelo contrário, a coisa só parece piorar com o avanço do fanatismo religioso e do fundamentalismo islâmico na região.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+