Transformando pessoas comuns em criminosos

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Quando pensamos em situações extremas como guerras podemos nos perguntar como pessoas comuns podem pegar em armas e cometer atos bárbaros apenas porque estão seguindo ordens. Soldados americanos entram em um país que não é o seu e matam por causa de um conflito muito distante de suas vidas civis. Você acha que todos os alemães que viveram no período da Segunda Guerra eram maus e traiçoeiros por natureza?

 

Para provar que pessoas comuns, quando estimuladas da maneira certa, podem fazer coisas muito erradas o ilusionista Derren Brown criou um projeto. Ele chamou profissionais da área da administração que tinham a ficha criminal limpa para um seminário motivacional. A partir de então ele usou técnicas de manipulação psicológica para ver quantos deles poderiam assaltar um banco sem que ele dissesse uma palavra sobre o assunto. O resultado é impressionante. Confira o experimento completo no vídeo abaixo, que infelizmente está em inglês. Para ver o resultado final veja a partir dos 36:49 minutos.

 

 
Fonte: Numaga

2 comentários:

Marcus 7 de janeiro de 2010 12:07  

Isso é ainda mais antigo. Psicólogos sociais fazem experimentos do tipo há anos, e o mais famoso (também uns dos primeiros) é o caso de Migram. Procurem.

Anônimo 7 de janeiro de 2010 17:46  

Deveria ser legendado :(

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+