Leitor de livros para pessoas com deficiência apresentado pela Intel

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

intel reader 02.JPG Existem diferentes motivos pelos quais uma pessoa não consegue ler um livro. Um problema de visão, cegueira parcial ou total e até mesmo distúrbios de leitura como a dislexia e a Síndrome de Irlen. Para eles ler um livro é muito difícil ou até mesmo impossível, tornado-os dependentes da solidariedade dos outros para coisas como o entretenimento ou até mesmo para saber o que um restaurante serve.

 

Pensando neste público a Intel passou anos trabalhando no desenvolvimento de um aparelho que pudesse ser útil e portátil. Agora a empresa lança o Intel Reader, que é capaz de ler em voz alta os mais diferentes tipos de textos escritos.

 

O Reader consiste em uma câmera de 5 megapixels e um software que “lê” os textos nas fotografias transformando-os em arquivos de áudio. O usuário só precisa tirar uma foto do texto desejado e ele armazena cada página transformando tudo em um só arquivo.

 

intel reader 01 É possível transformar o resultado final em um audiobook que pode ser lido em outros aparelhos. Ele também reproduz MP3s e processa arquivos no formato DAISY.

 

Alguns críticos podem dizer que este aparelho não faz nada de novo, afinal existe um aplicativo para os celulares da Nokia N82 e N86 com o mesmo objetivo. A diferença é que aqui o leque de opções é maior. Outros podem afirmar que o Kindle (livro digital da Amazon) também lê os livros armazenados nele em voz alta, mas no Intel Reader a pessoa não está presa aos livros disponíveis na Amazon.

 

Outro produto comparável seria o audiobook, mas o Intel reader pode ler menus de restaurantes, contas, jornais e livros, disponíveis em formatos diversos. Pessoas que lêem artigos científicos não têm muitas opções em áudio, mas com o aparelho é apenas necessário tirar fotos da revista.

 

Infelizmente o preço inicial deste aparelho é alto (1.500 Dólares), mas o tempo costuma reduzir o valor dos eletrônicos, e ele só lê em inglês. A Intel afirma que com o tempo serão lançadas versões em outros idiomas. Confira abaixo um vídeo mostrando algumas funcionalidades dele.

 

 

Fonte: MSN Tecnologia, VentureBeat

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+