Hadouken na vida real – Festival das bolas de fogo em El Salvador

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A data de origem desta festa é controversa. Uns dizem que ela começou em 1685, quando o vulcão El Playon entrou em erupção forçando os moradores de Nixapa a fugirem de suas casas para Nejapa, onde o festival acontece anualmente. Outros afirmam que esta erupção ocorreu em 1917 ou 1922. As bolas de fogo que saiam do vulcão inspiraram a tradição.

festival de bolas de fogo

Bolas de Fuego ocorre no dia 31 de agosto, quando os moradores da cidade se reúnem com o objetivo de jogar bolas de pano em chamas uns nos outros em uma espécie de queimada (também conhecido como baleado). Para se proteger os participantes molham seus jeans e suas luvas com água. Apesar de tudo não são registrados muitos acidentes de maior gravidade.

festival de bolas de fogo 01

Um representante nacional que poderia ser apontado como semelhante ao Bolas de Fuego é a guerra de espadas que acontece em Cruz das Almas (Bahia) durante as festividade de São João (clique aqui para conferir um vídeo).

festival de bolas de fogo rua

Portanto se você tem atração por fogo, não tem medo de se queimar e tem grana para fazer uma viagem internacional, prepare suas malas no próximo dia 31 de agosto. Confira abaixo mais algumas fotos e um vídeo do tradicional festival de El Salvador.

festival de bolas de fogo jogadores

festival de bolas de fogo jogadores 01

festival de bolas de fogo pb jogando

festival de bolas de fogo guris

 

Fonte: Environmental Graffiti

4 comentários:

Guilherme Luis 7 de novembro de 2009 23:57  

Vlw pela dica. Só fico imaginando o turista que passa pela rua e tem um mundo de pessoa jogando bolas de fogo por aí.

gadarf 8 de novembro de 2009 13:18  

Coisa de doido.

Luis 8 de novembro de 2009 17:40  

Po, Em cruz das almas na Bahia tem uma guerra de espadas (q sao tipo buscapes gigantes, feitos de bambu), que é muito mais sinistro que isso. Todo ano dezenas de locais e turistas ficam queimados com essa "festividade"...

João Bosco 9 de novembro de 2009 11:23  

Em cruz das almas a coisa é um pouco mais "hardcore".
Já estive lá para festejar um são joão, e os moradores realmente amedrontam os turistas. A praça que é palco do espetaculo é cercada por "paredes" de madeira.
É muito bonito para ver de longe, mas participar, é outra historia...

Parabens pelo titulo do artigo. Muito criativo.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+