Uma erupção de água. Os mais belos gêiseres do mundo

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Um gêiser é uma nascente termal que quando entra em erupção lança uma coluna de água quente e vapor de água para o ar. Isso acontece porque a água subterrânea que se encontra em fissuras e lençóis freáticos entra em contato com rochas e lava vulcânica. A alta temperatura aquece a água gradualmente e a alta pressão aumenta seu ponto de ebulição.

 

Ao atingir o ponto crítico ela se transforma em vapor rapidamente obrigando a água a subir e lançar colunas d’água que podem atingir 80 metros de altura. Porém não pense em ir tomar um banho nestes gêiseres pois a água sai a uma temperatura entre 70 °C a 100 °C.

 

Existem cerca de mil deles em todo mundo e pelo menos 500 estão no parque de Yellowstone (não é aquele do Zé Colméia). Outros gêiseres podem ser encontrados na Rússia, Chile, Nova Zelândia e Islândia. Abaixo você pode ver um mapa com os locais onde encontrá-los.

geiseres mapa

 

Em Nevada, nos EUA, um poço estava sendo cavado no rancho Fly e acidentalmente um gêiser artificial foi criado. Desde então a água vem jorrando sem parar. Infelizmente o rancho não está aberto a visitação. Confira abaixo este e outros belos gêiseres pelo mundo.

geiseres artificial nevada

Yellowstone

geiseres yellowstone prismatic

geiseres yellowstone fonte

geiseres yellowstone castle

Nova Zelândia

geiseres nova zelandia

geiseres nova zelandia 2

Islândia

geiseres islandia

geiseres islandia 2

Chile

geiseres chile

Rússia

geiseres russia 

Com certeza estes gêiseres promovem um espetáculo sem igual. Qual deles você achou mais bonito?

 

Fonte: Environmental Graffiti, Wikipédia

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+