Como tornar seu animal de estimação ecologicamente correto

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

cao-e-gatoTermos como sustentabilidade, aquecimento global e reciclagem, entre outros, estão se tornando comuns no dia a dia das pessoas. As mudanças climáticas estão cada vez mais visíveis, Al Gore fez um documentário que ganhou um Oscar e a ecologia virou moda.

 

Isso não é uma coisa ruim pois a diminuição do impacto do ser humano no planeta já deveria ser meta dos governos há décadas. As pessoas também começam a fazer sua parte procurando produtos que utilizem embalagens recicláveis, produtos de limpeza biodegradáveis e forçando as empresas a se adaptarem aos novos tempos.

 

Quem tem animais de estimação também pode pensar em maneiras de torná-los menos poluidores da natureza. Confira abaixo algumas dicas para fazer deles “bichinhos verdes”.

 

Ração para cães e gatos

 

A ração do seu animal é orgânica? Ela possui transgênicos? Corantes, conservantes? Estas são perguntas que o atendente da loja pode responder, mas seu veterinário sabe com certeza de algumas opções boas para seu cão ou gato. Se utilizar ração, não se esqueça de reciclar as embalagens plásticas.

 alimentacao-natural

Outra forma de proceder é preparando a comida dele em casa. Estou fazendo isso com meus cães ao invés de utilizar alimentos industrializados há mais de 6 meses e o resultado é excelente. O site Cachorro Verde tem excelentes dicas e receitas. Veja algumas e leve ao seu veterinário para discutir os prós e contras da alimentação natural.

 

A hora do banho

 banho

Cães e gatos que gostem de tomar banho são raros e este momento é quase sempre calamitoso, mas seu animalzinho precisa estar limpo para ter saúde. Procure marcas de sabonetes, shampoos e condicionadores biodegradáveis. Não esqueça de economizar na água, pois este é um dos recursos naturais que estão sumindo. Nada de banho de mangueira.

 

Aquários marinhos podem não ser legais

 aquario

No último fim de semana a TV aberta passou o desenho Procurando Nemo e durante o filme não pude deixar de pensar como alguém assiste este desenho e quer montar um aquário. No desenho os humanos são vilões que sequestram peixes e destroem famílias.

 

A indústria de aquários marinhos coloca em risco de extinção o peixe-palhaço e ainda mais 1.500 espécies, além de destruir corais para que seus pedaços sejam vendidos em lojas.

 

Se tiver um aquário de água doce, fique atento para só adquirir espécies que e originam do cativeiro.

 

Caixas de areia dos gatos

 caixa-de-areia

Gatos são animais práticos. Basta ter uma caixa de areia em um canto da casa que ele se vira numa boa com suas necessidades. O problema é o destino desta areia depois do uso. Marcas mais caras possuem perfumes e substâncias químicas  e a areia vai parar no lixo comum. Por isso é uma boa pensar em usar marcas mais baratas, que geralmente contém apenas argila pura ou que utilizem granulados à base de vegetais.

 

O que fazer com as fezes dos animais?

dejetos 

É uma questão complicada, pois muitas pessoas têm o hábito de levar seus bichinhos para passear. A primeira regra é: não deixe as fezes do seu bichinho na rua. Opções não faltam como uma pá (tipo aquela de gato), saquinhos de papel e até mesmo papel higiênico ou pedaços de jornal. Sacos plásticos são práticos, mas infelizmente poluem.

 

Muitas pessoas treinam seus cães para fazerem suas necessidades em jornais, cantos específicos e até mesmo bandejas sanitárias. Aqui em casa os cães usam uma bandeja chamada Pipi Dollys e limpar fica até bem fácil.

 

Escolha dos brinquedos

  brinquedo-2

Em supermercados são comuns aqueles brinquedos de borracha, bem finos e de baixa qualidade. Dependendo do tamanho do seu cão um brinquedo desses não dura poucas horas. Não é legal para ele ficar engolindo pedaços do brinquedo, além deles ficarem indo para o lixo constantemente.

 

O ideal é comprar brinquedos com uma qualidade maior, que durem mais tempo e tenham mais resistência aos dentes dos seus animais. Outra opção são brinquedos reciclados, que começam a ser vendidos em lojas fora do Brasil. Ainda não vi nenhum deles por aqui, mas isso não deve demorar para chegar.

 brinquedo-garrafa-pet

Uma boa sugestão vem do quadro Dr. Pet na Record. Com garrafas plásticas, tipo pet, pode ser feito um brinquedo. São feitos recortes na garrafa, que é preenchida com petiscos. O cão rola o brinquedo e se diverte para obter os prêmios.

 

Fonte: MSN Verde

3 comentários:

Be Szpilman 14 de outubro de 2009 22:15  

Queria ser o cachorrinho da quarta foto... hoje é o Blog Action Day né? Não tenho bichos de estimação mas excelente post, cobre diversos aspectos do assunto.

Anônimo 17 de outubro de 2009 09:34  

Obrigado e parabéns pelas informações. Gostaria de deixar um toque sobre aquariofilia. O manejo de áreas para extração sustentada de peixinhos pode representar uma fonte econômica para áreas com rica biodiversidade que poderiam ser degradadas para extração de madeira, por exemplo. Peixe vive em água limpa, sombreada, com ecossistema equilibrado. E vale mais e emprega mais que madeira: peixe é pego com redinha um por um nos igarapés. Temos que explorar inteligentemente essa oportunidade, pois a Amazônia, se não for explorada, não tem motivo pra ficar de pé (segundo o sistema que vivemos).
Sobre aquariofilia marinha: os donos de aquários estão cada vez mais preocupados com a procedência de seus animais e corais, pois a dificuldade de obtê-los já é aparente. A aquariofilia marinha é cara, é desperta um profundo interessa nos aquariofilistas sobre esses ecossistemas. Os donos de aquário se interessam por geociclos, química, cadeia predatória, viram mergulhadores e viajam para ver seus peixes nos habitats. Essas pessoas, geralmente bem educadas e com dinheiro, quando sensibilizadas, são capazes de grandes coisas. Aquariofilia pode ser um vetor de conscientização e respeito ambiental. Ja foi uma industria exploratória, mas isso está mudando radicalmente.

freefun0616 3 de novembro de 2009 07:04  

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+