Primeiras impressões sobre o Opera 10

terça-feira, 1 de setembro de 2009

opera10 Ele é considerado o melhor navegador que ninguém usa e o pior é que esta afirmação está correta. Por um bom tempo fui usuário da versão 9.6 dele, mas a incompatibilidade com alguns sites me levaram de volta ao Firefox. Com a instalação do Windows 7 passei a utilizar o Internet Explorer 8 por sua excelente integração com o sistema operacional, mas a necessidade de usar o Modo de Exibição de Compatibilidade sempre me desagradou.

 

Hoje fiquei sabendo que o Opera 10 foi lançado depois de muito tempo em versão beta. Logo baixei para testar e posso dizer que o resultado é excelente. Ele já vem com suporte a Flash e várias de suas funcionalidades foram melhoradas.

opera home

A primeira coisa que percebi foi a Speed Dial (foto), uma página inicial que mostra os principais sites visitados pelo usuário, que agora conta com uma possibilidade muito maior de personalização.

opera speed dial

O que realmente me impressionou no novo navegador é na sua velocidade. Não sei se o Windows 7 tem alguma culpa no cartório, mas o Opera 10 é muito mais rápido e mais leve do que o Internet Explorer 8. Procurando um pouco mais sobre o assunto encontrei um comparativo da Ars Technica entre os principais programas do gênero e ele se saiu muito bem, sendo 20% mais rápido do que o navegador da Microsoft.

opera comparacao

Eu sei que o Chrome foi o mais veloz de todos, mas como o Google tem um certo problema com a privacidade alheia eu sempre desconfiei um pouco do navegador deles.

 

O Opera 10 ainda vem com um leitor de emails e um cliente para download de arquivos Torrent, o que é muito bom para quem precisa baixar de vez em quando um arquivo pela rede P2P e não quer instalar um novo programa para isso. Outra funcionalidade legal é a possibilidade de ver todas as suas abas como miniaturas (foto). O programa também vem otimizado para computadores com conexões lentas (discadas por exemplo).

opera miniaturas

A Opera liberou mais um programa excelente que entra em um mercado altamente competitivo e que provavelmente só irá ser apreciado por aqueles que entendem mais de informática, o que é uma pena. Para saber mais sobre o programa e suas novas funcionalidades clique aqui para visitar a página oficial do produto e para fazer o download clique aqui.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+