11 melhores filmes baseados em histórias em quadrinhos

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Hollywood sempre tem suas manias. Parece que se um tipo de filme faz a cabeça das pessoas, os estúdios resolvem inundar o mercado com o maior número possível de produções deste mesmo gênero. Foi assim com filmes de espionagem, thrillers com alienígenas e westerns.

 

Aparentemente o negócio agora são refilmagens e adaptações de quadrinhos. Abaixo vou listar as 11 melhores adaptações feitas pelo cinema e justificar meu voto.

 

11 – Conan, O Bárbaro (1982)

 

O filme que lançou para o mundo um ator que viria a se tornar um dos mais influentes políticos dos EUA é uma adaptação das histórias de Robert E. Howard. A escolha do Mr Universo Arnold Schwarzenegger foi perfeita para o papel do bárbaro cimério.

 

Mesmo com a produção datada para que a assiste atualmente, Conan é um filme muito divertido e cheio de referências para os fãs de seu material de origem. Destaque para a participação de atores do calibre de James Earl Jones (a voz do Darth Vader) e Max von Sydow (O Exorcista). A direção é de John Milius

 

 

10 - X-men 2 (2003)

 

O primeiro filme baseado nos quadrinhos sobre os alunos do Professor X foi divertido e pode ser considerado um passo correto na adaptação deste tipo de filme, mas o número imenso de “origens” a serem explicadas deixou o filme meio perdido, além dos atores ainda não estarem bem adaptados ao ambiente fantástico ao qual faziam parte.

 

Na continuação os mutantes enfrentam um perigo devastador e o roteiro foi muito bem escrito para conseguir o ponto certo entre a ação e o desenvolvimento dos personagens. Com diálogos interessantes e uma divisão moral nos objetivos de cada líder mutante este filme estabeleceu novos parâmetros para filmes de quadrinhos.

 

 

09 – Blade (1998)

 

Um dos mais velhos da lista, o caçador de vampiros passou de coadjuvante da Marvel a protagonista de uma série cinematográfica de sucesso. Wesley Snipes levou o personagem a sério e criou um dos filmes que inspiraram esta onda de adaptações dos quadrinhos.

 

Blade entra para esta lista principalmente pela maneira profissional como a produção vê a si mesma, pontuando cenas de ação decentes, efeitos especiais muito bons (para a época) e muito sangue. Trata-se de uma ação de terror (isso é gênero de filme?) que poderia ser bem apreciada mesmo que não se tratasse de uma adaptação de quadrinhos.

 

 

08 – Akira (1988)

 

Alguns podem reclamar que Akira não é um filme e sim uma animação, mas com certeza se trata de uma das melhores adaptações cinematográficas que já vi. Ter sido dirigida por Katsuhiro Otomo, criador do mangá, ajudou na fidelidade do roteiro, que comprimiu diversas edições em 2 horas de filme.

 

Motociclistas, futuro pós-apocalíptico, super-poderes, sangue, muita violência e uma moto icônica fizeram desta animação um clássico instantâneo. A história dos amigos delinquentes  Kaneda e Tetsuo marcou a infância de muitos (a minha também) e exatamente por isso a adaptação cinematográfica que transportará a trama para Nova Iorque está preocupando muita gente. É esperar para ver.

 

 

07 - Homem-Aranha 2 (2004)

 

O primeiro filme do cabeça de teia foi um estrondoso sucesso e talvez pelo seu retorno financeiro tenha aumentado esta febre de adaptações de quadrinhos. Eu gostei bastante de Homem-Aranha, apesar de mudanças em alguns personagens.

 

Esta continuação já apresenta Peter acostumado a sua vida dupla e apresenta um dos vilões mais simpáticos que já vi neste tipo de filme. A atuação de Alfred Molina como Dr. Octopus é excelente, pois você acompanha o caminho do personagem entre a genialidade e a loucura.

 

Questões mais filosóficas sobre o dia a dia de Parker e o período onde ele viveu sem seus poderes também acrescentam muito à tridimensionalidade do personagem. O filme também apresenta algumas cenas ótimas, como a fuga do hospital (no melhor estilo Evil Dead) e a luta do metrô.

 

 

06 – Hellboy (2004)

 

O diretor mexicano Guillermo Del Toro já era bem conhecido dos admiradores dos filmes de terror, mas poucos sabiam como ele se sairia em um filme de ação com orçamento alto e muitas cenas com efeitos especiais.

 

Poucos sabiam que a mente imaginativa dele casaria perfeitamente com a criação de Mike Mignola. Outra decisão que preocupou muita gente foi a escolha de Ron Perlman como o personagem título, afinal ele não tinha o físico ou a idade (54 anos na época) para o papel. O resultado foi muito acima do que a maior parte das pessoas esperava.

 

O ator combinou seu próprio humor com o do personagem e a maquiagem caiu como uma luva. O diretor tirou de letra as cenas de ação do filme e o elenco de apoio cumpriu muito bem sua missão. O filme é muito recomendado para aqueles que não conhecem o universo do garoto do inferno.

 

 

05 – Watchmen (2009)

 

Quem já leu a obra de Alan Moore sabe o número de imensas barreiras que o diretor Zack Snyder teve que ultrapassar para tirar este projeto do papel. Watchmen é um conto adulto que trata de questões psicológicas e históricas estranhas à nova geração. Não estamos no meio da Guerra Fria e a maior parte das pessoas não sabe muito bem o que estava acontecendo naquela época.

 

Além disso ainda era preciso adaptar o visual criado por Dave Gibbons, o que representaria um desafio e tanto, principalmente nos uniformes dos personagens. O resultado final é um filme bastante sólido e que com poucas alterações no roteiro conseguiu agradar aos fãs do material original.

 

Existe uma versão do diretor, com uma duração consideravelmente maior, que promete ser ainda mais fiel aos quadrinhos originais.

 

 

04 - Homem de Ferro (2008)

 

O filme do Homem de Ferro parece ser a coroação de tudo o que os bons filmes de super-heróis fixaram nos últimos anos. Boas atuações, um elenco competente, um diretor que respeita o material de origem e um roteiro bem desenvolvido.

 

Logicamente o filme não seria metade do que foi sem a química existente entre Robert Downey Jr e o diretor Jon Favreau. O primeiro entregou uma encarnação inesquecível de Tony Stark e o outro levou o filme como se fosse um desenhista de uma história em quadrinhos. Homem de Ferro é divertido e não ofende a inteligência do espectador.

 

 

03 - Batman Begins (2005)

 

Muita gente gostaria de ver O Cavaleiro das Trevas nesta posição do ranking. Eu sei que a atuação de Ledger foi memorável e que o plano infalível do Coringa criou um filme extremamente tenso, mas ele não poderia estar neste ponto da lista porque Batman Begins é onde tudo isso está se formando.

 

O filme dirigido por Christopher Nolan pode ser considerado um grande avanço para este tipo de  adaptação. Nele nós temos um herói de quadrinhos inserido em um mundo real. É impressionante ver o quanto o roteiro se preocupou em justificar cada ponto do  desenvolvimento do Homem Morcego de uma maneira mais próxima à realidade.

 

As atuações em Batman Begins não parecem em nada algo de um filme típico de quadrinhos, estando mais próximas aos thrillers que o diretor está tão acostumado a dirigir e talvez por esta proposta ele tenha reunido um elenco tão impressionante. Depois deste filme as adaptações tiveram que se ajustar e se tornarem mais sérias.

 

 

02 - Sin City (2005)

 

Dificilmente Sin City seria uma adaptação distante do seu material de origem, pois tem como diretor o criador da revista Frank Miller. Ele e Robert Rodriguez dividem o cargo para contar histórias no melhor estilo noir na cidade do pecado.

 

Um elenco estelar e variado levou o universo fantástico de Sin City a sério e fez deste um dos melhores filmes de quadrinhos que já vi. A estilização da violência aproxima ainda mais a adaptação de seu material de origem. Aqui nenhum personagem é bonzinho e o mundo é cruel. O trailer abaixo é só mais uma mostra do quão próximos estão o filme e o material original.

 

 

01 – 300 (2006)

 

Claramente criado como um espetáculo de ação e violência, 300 pode ser considerado uma das mais fiéis adaptações de quadrinhos do cinema. Assistir ao filme é quase como ler a revista criada por Frank Miller.

 

As inovações tecnológicas apresentadas pelo filme possibilitaram a recriação destas épicas batalhas sem que cenários gigantescos tivessem que ser criados. 300 é um filme de visual estilizado, que casou muito bem com sua história de origem. As atuações de seu elenco principal mostram um grande comprometimento com a produção, algo que só fez com que a experiência do espectador fosse melhor aproveitada.

 

300 pode ser considerado como uma recriação muito próxima de seu material de origem, tendo muitas cenas idênticas aos quadrinhos desenhados por Miller.

 

 

O futuro das adaptações de quadrinhos é incerto, mas com certeza é promissor. A Marvel resolveu lançar sua própria produtora de filmes e isso fez com que uma enxurrada de produções da editora entrassem em produção. A DC ainda está tentando fazer sucesso com algo diferente do Batman. Akira ganhará uma versão com atores reais e Spawn talvez consiga uma segunda chance. Vamos ver se algum deles entra para a lista.

18 comentários:

Getro Guimarães 14 de setembro de 2009 17:46  

Pô cara, vc colocou Batman Begins e deixou de fora o Cavaleiro das Trevas, uma das melhores adaptações de todos os tempos!

Marcio Melo 14 de setembro de 2009 21:18  

Boa lista, so nao assisti Akira destes e concordo com o broder: O Cavaleiro das Trevas é melhor

Guilherme | TW 15 de setembro de 2009 08:31  

Não sei o q o filme do X-men faz na lista...

E o Hellboy poderia ter sido substituido por Constantine... embora o Jhon Constantine fosse loiro nos quadrinhos, no geral a adaptação do Constantine ficou satisfatória...

agora X-men, em minha opinião, rendeu uma franquia extremamente fraca... Hellboy apenas razoável, o Hellboy 2 é um tanto melhor que o primeiro. Dark knight eu tb achei melhor q Batman Begins

jumentrix.com.br 15 de setembro de 2009 14:17  

acho que faltou "the punisher" e o Constantine ja citado mas ficou legal essa lista.

e entre o X-men 2 e o X-men origins onde mostra a historia do Logan mal contata pra caramba e mal feita, ainda prefiro o X-men origins

Luizg. 15 de setembro de 2009 15:11  

tem vários filmes melhores...

american splendor e estrada para perdição são dois que me vem fácil na cabeça.

o primeiro super-homem, do richard donner é uma obra de arte.

constantine é bacaninha, mas não é um filmaço.

tenho minhas dúvidas se sin city e 300 podem ser consideradas adaptações. se vc segue tudo o que tá no papel não adaptou muita coisa, certo?

Mas é isso aí cara, continue vendo filmes e revendo seus conceitos. eu mesmo escreveria tudo o que escrevi diferente em uma ou duas semanas...

Anônimo 15 de setembro de 2009 20:21  

luizg, o senhor cinema. fala fodão!

Anônimo 15 de setembro de 2009 22:20  

E O Deus do cinema falou...mimimimimimi eu entendo de cinema.
Valeu luizg!!!!!!!!!!! sem vc não sei o que meros mortais fariam

Doug Erbert 16 de setembro de 2009 13:04  

Faltou uma menção ao "Corvo" com Brandon Lee, é uma ótima adaptação, é um filme antes da era "adapte qualquer Hq" que vem desde de 2000.

Anônimo 16 de setembro de 2009 17:37  

Olha, não sei quanto a fidelidade na adaptação.. mas WATCHMEN como filme é o melhor de todos!!! E olha que Sin City é demais!!

Watchmen = Obra prima

Anônimo 16 de setembro de 2009 17:41  

Meu top 5:
1-Watchmen
2-Sin City
3-Dark Knight
4-300
5-Wolverine

beto 16 de setembro de 2009 19:42  

gostei da lista, exceto por x-men, que assim como alguns que comentaram tb nao considero tao bom assim. alguem comentou sobre 300 e sin city nao serem adaptações, pq nao se mudou muita coisa... é uma das coisas mais bestas q ja li; o trabalho de transpor uma historia de midias de limites tao diferentes é enorme, e é isso q significa adaptação... além do q esse é o objetivo normalmente... abraço a todos!

Luizg. 17 de setembro de 2009 15:16  

Não, anônimo(s), eu não sou o Deus do cinema. Eu só me interesso pelo tema e uso a internet livremente para expressar minha opinião.

Como eu vejo muitos filmes, leio sobre e, eventualmente, tiro um troco escrevendo, achei que minha opinião poderia agregar alguma coisa. Especialmente porque a lista do dono do blog, longe de ser incompleta, errada ou equivocada, ME (e só a mim, pelo que me concerne) pareceu comercial demais.

Achei, erroneamente, que a internet era para debate de ideias e não para ficar colocando dedo na cara da moçada por participar.

Mas sabe lá porque eu to perdendo tempo argumentando com alguém que perdeu a oportunidade de contrapor minhas ideias apenas pondo dedo na minha cara e perguntando: "quem é você para saber mais de cinema que os outros"...

Achei, sinceramente, que esse era todo o ponto da internet colaborativa.

Dmitry 22 de setembro de 2009 09:10  

Acho que eu sou um cinéfilo mais voltado para os filmes comerciais mesmo.

Assisti A Estarda Para a Perdição e até achei ele um bom filme, mas não para entrar na lista.

Meu gosto pelo cinema comercial fica claro quando eu digo que O Justiceiro (com Thomas Jane) e Constantine foram dois filmes que quase entraram para a lista.

Uma adaptação que disseram ter ficado muito boa foi Ghost World, mas eu só li os quadrinhos, por isso não sei dizer se o filme em si é bom.

@Luizg - viver na net é encarar alguns tipos de comentários que não gostaríamos de ler, afinal a rede está cheia de gente e as pessoas são assim.

Não é por isso que vou deixar de escrever o que penso ou comentar em blogs que eu gosto.

Pode continuar comentando que eu continuarei respondendo por aqui.

Abraços a todos e obrigado pelos comentários.

freefun0616 3 de novembro de 2009 07:29  

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Tony 23 de janeiro de 2010 20:27  

vcs esque cerão de batman com michael keaton para mim foi os 2 filmes dele são os melhores filmes de batman,

Evelyn 16 de outubro de 2010 15:26  

Lista ótima, só que gostaria de ter visto Cavaleiro das Trevas na lista, que tirasse X-men, uma trilogia não muito satisfatória e colocasse os dois filmes de Batman que mereciam MUITO.
Espero que X-men First Class consiga o que a trilogia de X-men não conseguiu, fazer os olhos dos fãs de quadrinhos brilharem de emoção.
Os dois filmes de Batman conseguiram.

Silvio 25 de janeiro de 2011 13:16  

Sá faltaram Dick Tracy e Rocketeer nessa lista.

Carla Andrade 16 de agosto de 2011 19:50  

Vc deixou o Cavaleiro das Trevas de fora, e esse filme é uma das melhores adpatações dos quadrinhos. Juntamente com "300", "Sin City", e o não citado "O Corvo", que foram bem fiéis as histórias originais. Achei a triologia X-Men desinteressante desde o início. Só tem efeitos, não tem boa história.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+