Os hackers no cinema

sábado, 22 de agosto de 2009

Hollywood adora brincar com aquilo que povoa o imaginário de seu público, principalmente quando o assunto não é de profundo conhecimento das pessoas. O mundo da informática em geral é um dos melhores exemplos disso. O cinema está começando aos poucos a usar softwares mais comuns ao cotidiano do espectador comum. Os filmes começam a mostrar buscas sendo feitas no Google, computadores rodando o Windows e redes como o Facebook fazendo parte dos diálogos entre personagens.

 

Para mim este movimento é causado pela presença cada vez mais forte da informática nas nossas vidas. Blogs, redes sociais e mensageiros instantâneos estão entre os maiores motivos para que passemos tanto tempo conectados.

 

Os hackers ainda são um pouco desconhecidos para a maior parte do público. A maneira como eles operam em seus computadores é vista com glamour pelo cinema e seus espectadores. Exatamente por isso Hollywood aproveita como pode para deitar e rolar no fantasioso. Pessoas que sabem vagamente como um software é desenvolvido só podem rir ao ver certas coisas que se atribuem aos hackers e crackers espalhados pelos filmes. Abaixo cito alguns exemplos que me fizeram rolar de rir no cinema. A lista é baseada em uma matéria do blog Unreality, outros exemplos saíram da minha cabeça mesmo.

 

Hackers – Piratas de Computador (1995)

 

hackers_poster Eu usava computadores praticamente para jogar e escrever alguns bats do MS-DOS quando este filme foi lançado. Muitos vão se lembrar dele como “o filme que lançou Angelina Joile”, mas para aqueles iniciados no mundo da programação era uma pedrada atrás da outra. Rever Hackers é ver como roteiristas podem viajar na maionese quando o assunto é informática. Ambientes gráficos para tudo, hackers semi-deuses que podiam controlar tudo eram apenas alguns dos problemas do filme.

 

Se qualquer coisa deste filme pudesse fazer parte do mundo real, “Crash Override” seria o maior hacker do mundo, afinal ele invadiu o sistema de Wall Street aos 11 anos de idade, foi preso, passou 7 anos longe de qualquer computador e assim que colocou as mãos em uma máquina, invadiu uma rede de TV.

 

A Senha: Swordfish (2001)

 

a senha swordfish Stanley Jobson, interpretado pelo Wolverine Hugh Jackman, consegue invadir o computador da Agência de Segurança Nacional dos EUA com uma mulher mandando ver nas “partes privadas” dele.  Ele não usa muitos ambientes com linhas de código e sim um ambiente gráfico que utiliza um cubo 3D.

 

Ele parece ser mais um hacker que foi condenado a não usar computadores por um bom tempo e mesmo assim se manteve atualizado na arte de invadir sistemas.

 

Matrix (1999)

 

matrix poster É fácil falar de hackers neste filme, afinal todos os personagens principais são, em algum nível, especialistas no assunto, mas o principal deles se chama Mouse (você pensou em outra pessoa?). O cara criou ambientes virtuais que simulam a Matrix, programas utilizados pelos personagens enquanto eles estão plugados e a mulher vestida de vermelho.

 

Este foi o filme onde os hackers foram tratados como heróis, afinal desde o início eles estavam apenas “lutando contra o sistema”, buscando a liberdade e revelando a verdade. Mesmo que os ambientes não sejam muito reais para os que conhecem a informática, este filme é um clássico indiscutível.

 

Quebra de Sigilo (1992)

 

quebra-de-sigilo-poster Este filme marcou minha adolescência e possivelmente me influenciou a entrar no mundo da informática. O elenco fora do comum (Robert Redford, Dan Aykroyd, River Phoenix, Sidney Poitier, Mary McDownell e Ben Kingsley) era apenas mais um atrativo para a história destes hackers do bem que acabam se vendo no meio de uma batalha por uma caixa que podia decodificar qualquer código.

 

O filme tem o mérito de mostrar o trabalho deles como uma coisa difícil, que precisa de várias etapas e da ajuda de todos os membros da equipe.

 

Jogos de Guerra (1983)

 

wargames_poster Acredito que este foi o primeiro filme a mostrar o quanto computadores podem ser perigosos. Este filme mostra Matthew Broderick usando um computador para mudar suas notas no colégio (sonho de todo guri), jogar e (acidentalmente) quase causar a Terceira Guerra Mundial.

 

Mesmo que o filme focasse muito no medo dos americanos frente a Guerra Fria, a introdução do hacker na cultura geral é bem divertido de se ver.

 

O Núcleo (2003)

 

Deixei este hacker para o final por causa do diálogo que ele tem em uma das cenas do filme. Este cara é o orgulho da galera de TI e aquilo que todos desejariam ser (tirando sua aparência). Confira abaixo.

 

 

Para os que não falam inglês Rat pergunta a um renomado cientista quantas línguas ele fala. Ao ouvir 5 como resposta ele diz que só fala uma: 10100. Com esta linguagem ele pode roubar seu dinheiro, seus segredos, suas fantasias sexuais, sua vida inteira. Em qualquer país, a qualquer hora que quiser. “Nós realizamos tarefas diferentes da mesma forma que você respira. Eu não poderia pensar lentamente como você nem se eu tentasse.” Depois dessa a galera aplaude.

 

Existem diversos outros hackers que podem entrar na lista como Napster de Uma Saída de Mestre, Thomas Gabriel de Duro de Matar 4 e Luther Stickell de Missão Impossível. Se vocês gostarem desta lista farei a segunda versão. Também aceito sugestões de hackers que não apareceram.

13 comentários:

Vitor 23 de agosto de 2009 00:11  

Sou programador, tenho alguma experiência em segurança e posso afirmar que 99,9% dos filmes que mostram hackers fantasiam muito a realidade...

Mas uma coisa que realmente vale comentar é que Matrix Reloaded foi um dos primeiros (se não o primeiro) filmes a mostrar uma cena de hacking mais "próxima" da realidade: Trinity usa os aplicativos Nmap e SSHnuke em um ambiente Linux! (É bem fácil achar o video dessa parte do filme no YouTube :D).

Parabéns pela lista! Deu saudade desses filmes!

carlosalbertoteixeira 23 de agosto de 2009 09:28  

Ótima lista filmes que muito bem retratam a visão hollywoodiana da figura do hacker, ou melhor, cracker, que é o hacker do mal. Deixo, porém, uma modesta contribuição, indicando o filme "Duro de Matar - 4", com mais informações neste link: http://1adqj.tk

Saudações.

- c.a.t.

Irmão Fabiano 24 de agosto de 2009 11:20  

Excelente lista!
Mas você não comentou se este filme "O Núcleo" é bom.
At.

Soso 25 de agosto de 2009 09:47  

Pois é. Viva a imaginação. O que seríamos sem ela?
E com ou sem tecnologia, viva a Natureza! Esta não precisamos imitar, precisamos apenas respeitar e preservar para continuarmos vivendo, imaginando, aprendendo, amando, comentando...

Soso 25 de agosto de 2009 09:50  

Afinal "O Núcleo" é bom?

Alex Ferreira 25 de agosto de 2009 12:03  

Bela lista, agora deu vontade de assistir alguns dos filmes que voce citou na lista ;)

Pra quem não conhece, O Núcleo é o estilo de filme que o mundo ta se acabando, daí eles tem que ir ao centro da terra fazer não sei o que... Muito fantasioso o filme, mas é bom, eu gosto :D

Artrog 25 de agosto de 2009 19:57  

Alguém aí já viu Smallville. É a coisa mais esdruxula de hackerismo que já vi na vida. Por exemplo, a agencia super secreta FBI possui um site, todo estilizado, que pede senha para entrar. =P

Daw 25 de agosto de 2009 23:38  

Faltou colocar o filme Hackers: Operation Takedown, conta como o Kevin Mitnick foi preso. Muito bom o filme, e foge bem pouco da realidade para poder manter o ritmo de filme.

freefun0616 3 de novembro de 2009 07:45  

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

jic 19 de agosto de 2010 12:29  

GENTES!!! faltou o Hackers, the movie !!!

http://www.imdb.com/title/tt0113243/

não pela Jolie bem novinham, as pq cita o Manifesto Hacker, as caixas de burlar a telefonia (praticamente o motivo do hackerismo), menção a nomes/nicks clássicos, edição de partição de HD, livros de assembler (o Peter Norton de camisa rosa eu tenho ;-D )...

o visual tecno-trash primeiro me enganou, depois me dei conta que é muito a fu o filme!

ah... vale citar tbm A Rede, com a Bullock http://www.imdb.com/title/tt0113957 embora seja meio simplista sobre o que ocorrer se a vida se tornar toda digital :/

Anônimo 22 de maio de 2011 01:32  

Tem um filme que estou procurando, mas não sei o nome, se souber, por favor indique. É de uma mulher hacker asiática, que por algum motivo que não lembro começa a exigir que um cara faça determinados serviços pra ela. Ela rastreia ele sempre pelo celular, invade suas contas no banco e zera tudo e deixa o cara a mercê dela. O cara acaba cooperando na marra e juntos eles se envolvem em vários rolos, ela nunca aparece pessoalmente pra ele, só virtualmente ou por telefone.
Gostaria de ver esse filme inteiro, se souber de algo, algum nome ou indicação, avise aí. :)

Dmitry 24 de maio de 2011 08:48  

Infelizmente não sei que filme é esse, mas gostei bastante do roteiro. Vou procurar saber qual é.

Aceleron 4 de dezembro de 2011 20:40  

O filme de hacker mais bem elaborado que eu ja assisti e recomendo é chamado "23" (não é o número 23 com o Jim Carei) este é um filme alemão lançado em 1999(?). é um filme pouco conhecido mas que é o que melhor retrata sobre hackers.

http://www.imdb.com/title/tt0126765/

http://www.webng.com/curupira/23hacker27.html

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+