Nem tente sorrir errado para o seu chefe

quarta-feira, 15 de julho de 2009

detector de sorrisos Estava assistindo o Loaded, um mini noticiário de tecnologia da CnetTv. Lá uma notícia me lembrou os mais terríveis pesadelos da ficção científica. Daqueles que deveriam fazer parte dos livros de Philip K. Dick.

 

A empresa Keihin Electric Express Railway, responsável por linhas de trem entre cidades do Japão, está testando um novo sistema que irá monitorar o sorriso de seus funcionários. Todo dia eles precisarão sorrir para uma câmera que irá determinar se este sorriso é satisfatório.

 

sorriso falsoO programa utiliza uma câmera para detectar nuances de movimentação muscular, dos olhos, rugas do rosto e outros detalhes da expressão facial da pessoa com o objetivo de saber se aquele sorriso aparenta sincero. Caso seja detectado algo fora do padrão, mensagens visuais como “você está muito sério” ou “levante os cantos da sua boca” aparecerão na tela.

 

Eu nem preciso dizer o quão doentio é isso. Imagine você chegar ao seu local de trabalho e saber que uma máquina está te monitorando. Quanto tempo levaria para que este tipo de software fosse usado para que chefes tivessem relatórios constantes sobre seus funcionários.

 

Se você adicionar a isso a tecnologia do Projeto Milo, que pretende decifrar os sentimentos da pessoa, o ambiente de trabalho passará a ser um verdadeiro Big Brother (não o programa da Globo).

 

Pode ter certeza que torço contra este tipo de iniciativa. Você gostaria de trabalhar em um lugar onde máquinas monitoram sua cara?

 

Fonte: CnetNews

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+