Piercing dental é uma coisa mais velha do que você pensa

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Você acha que ir ao dentista é uma coisa atual? Pode mudar de idéia, pois pesquisas recentes em uma área do Paquistão próxima a fronteira com o Afeganistão e o Irã mostram que existiam dentistas há 9 mil anos.

Foram descobertos 11 dentes que foram perfurados, sendo que um deles aparenta ter passado por um processo complexo para fazer uma cavidade profunda. Tudo leva a crer que existia tecnologia desenvolvida.

Ainda não se sabe se estas escavações nos dentes eram terapêuticas ou por outros motivos, mas como os dentes envolvidos não eram muito visíveis acredita-se na primeira hipótese. Também é desconhecido o que era usado como vedador da cavidade. O mais possível é o uso de alguma resina vegetal, mas o material se deteriorou com o tempo.

Uma das cavidades não foi somente perfurada, mas delicadamente remoldada. O estudo comprovou que todos foram feitos em pessoas vivas, que usavam-nos para mastigar normalmente depois.

Para fazer cavidades tão pequenas acredita-se que um aparelho como aquele usado para fazer fogo (com uma vareta e um arco que a gira) fazia o papel da broca odontológica. Curiosamente na era do metal (7 mil anos atrás) estes procedimentos sumiram sem nenhuma explicação.

Isso não significa que nunca mais houve dentistas por aí. No continente americano, por volta de 2.500 anos atrás, nativos iam ao dentista colocar piercings nos dentes. A prática consistia em perfurar a dentina (sem atingir a polpa) e grudar pedras preciosas nestas cavidades. Isso demonstra que os dentistas da época tinham um bom conhecimento da anatomia dental.



O procedimento aparentemente era feito apenas para decoração de pessoas comuns, afinal múmias da realeza da época não possuíam estes artefatos. Resinas de árvores eram usadas como adesivo.

Imagino que a dor envolvida em ambos processos devia ser grande, afinal não existiam anestésicos como atualmente. Não sei se eu encarava uma restauração, usando pedra como broca sem anestesia. Talvez este tenha sido o motivo do desaparecimento da prática odontológica na antiguidade.

Fonte: Natinal Geographic 1 e 2

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+