Natal: Você dentro do jogo

terça-feira, 2 de junho de 2009

A E3 sempre foi uma porta para o futuro dos games. Os trailers que coloquei nos posts anteriores (clique aqui e aqui para ver) são prévias de jogos muito aguardados, mas nada havia me preparado para a surpresa que a Microsoft apresentou ontem, o Projeto Natal.

Em uma descrição simples Natal é um sensor de movimentos que reconhece faces, sentimentos e vozes, mas isso é apenas a ponta do iceberg. O Wii, da Nintendo, revolucionou o mundo dos games ao introduzir um controle que reconhece os movimentos das pessoas. Desde então o video-game se tornou um sucesso de vendas principalmente pelos jogos casuais.

O Projeto Natal pega isso e eleva a um nível que eu preciso ainda ver pessoalmente para crer. As aplicações dele são incríveis e a experiência de imersão do jogo aparenta ser digna de filmes de ficção. Confira abaixo um vídeo onde a Microsoft apresenta as funções iniciais do Projeto Natal.



O Natal reconhece quem você é e loga seu avatar. Ainda não sei como ele trabalha com múltiplas pessoas, mas isso deverá ser apresentado em breve. Por enquanto ainda são poucos os softwares para o sistema, mas três deles foram apresentados durante o keynote da Microsoft na E3.

O primeiro se chama Ricochet. É um jogo onde você rebate uma bola contra a parede usando qualquer parte do seu corpo. Aqui já podemos ver que o sistema recebe comandos de todas as partes do corpo. O apresentador aproveita para alfinetar a Nintendo dizendo que não se trata de um jogo onde você fica sentado no sofá usando comandos pré determinados. Ricochet parece ser um ótimo exercício, afinal a moça parece exausta no final do vídeo.



O segundo é na verdade um software de demonstração chamado Paint Party. Aqui você usa o sensor de movimentos e voz para recriar um estúdio de arte. Aqui você pode usar mais de uma pessoa para te ajudar a criar pinturas.



O último e mais impressionante se chama Milo. Aparentemente é um software de inteligência artificial que reconhece seu rosto, sua voz e suas emoções. No vídeo podemos ver que a interação entre o personagem e o jogador é enorme, mas ainda me pergunto como o reconhecimento de objetos, como desenho em uma folha de papel será no game real.



O apresentador estava realmente muito empolgado pelo Milo, mas o funcionamento real do Projeto Natal só será mesmo conhecido quando ele chegar nas mãos das pessoas. Afinal as pessoas envolvidas no desenvolvimento de qualquer tipo de sistema sabem exatamente como usa-lo.

Também me pergunto se você deverá ficar em silêncio e imóvel na frente da TV ao ver um filme, afinal você pode mandar o filme parar sem querer gesticulando.

Outros dois jogos já estão em desenvolvimento. Uma versão do game de corridas Burnout e um jogo de culinária chamado Chop-Chop. Os parceiros da Microsoft acabaram de receber os SDKs para desenvolvimento de jogos. Com certeza na E3 de 2010 teremos muitas novidades sobre o Projeto Natal.

Obs: O nome Natal foi escolhido em homenagem a cidade brasileira de Natal.

Fonte: Gametrailers e Wikipédia

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+