Células cancerosas fluorescentes podem ajudar neurocirurgiões

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Um glioma é um tumor do sistema nervoso central desenvolvido a partir das células gliais. Geralmente eles são resistentes a quimioterapias e se espalham pelas áreas próximas. É quase impossível remover o tumor através de um procedimento cirúrgico por causa de sua localização e porque discernir entre as células normais e as que se tornaram tumores é um trabalho difícil.

Uma nova esperança surge para aqueles que pretendem ter um melhor tratamento através de um procedimento cirúrgico. Este tipo de tumor utiliza uma grande quantidade de albumina do sangue para suprir suas necessidades energéticas. Um grupo de médicos e pesquisadores da Universidade de Heidelberg anexaram uma substância fluorescente (5- aminofluorescein) a albumina, que foi distribuída pelo sistema circulatório e depois fixado nos tumores do cérebro. Luzes a laser fazem a substância brilhar e apontam os locais onde eles se encontram.

Foram feitos testes em 13 pacientes que tinham gliomas malignos, sendo que em nove deles o tumor foi completamente removido graças ao procedimento. A probabilidade dos tecidos brilhantes serem tumores é de 97%.

Eva Frei, médica responsável pela pesquisa, afirma que o procedimento ajuda muito o neurocirurgião, pois as bordas entre tumores e tecidos saudáveis ficam bem definidas. Ela também aponta que o processo é barato, tolerável para o paciente e fácil de aplicar.

A real eficácia do método será descoberta em 2010, quando diversos hospitais serão envolvidos em um estudo maior que deverá provar se o prognóstico dos pacientes realmente será melhor por causa do procedimento.

Esta é mais uma esperança para se lidar com um problema cada vez mais presente em nossa sociedade. Espero que este método não demore a chegar no Brasil, afinal não custa caro e não parece ser difícil de se aplicar. É esperar para ver.

Fonte EurekAlert!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+