Os incríveis lagos de lava

terça-feira, 31 de março de 2009

Para que um lago de lava fique ativo é necessário um vulcão que permaneça em erupção por um bom tempo para produzir a quantidade necessária de lava. É tão raro que só existem atualmente 5 lagos ativos.

Nyiragongo, República Democrática do Congo

Este é tido como o mais violento lago de lava do mundo pois o vulcão continua tendo diversas erupções. Sua cratera está a 250 metros do topo e tem 2 quilômetros de diâmetro. Em uma grande erupção o rio de lava chegou a atingir uma cidade distante 20 quilômetros do vulcão, levando 500 mil pessoas a abandonarem suas casas. A visão parece saída da imaginação de Tolkien, um belo inferno.






Erta Ale, Etiópia

Erta Ale é o vulcão mais ativo da Etiópia e seu lago está ativo presumidamente desde o início do século passado. Sua última grande erupção foi em 2005, mas até hoje o lago está lá.






Kilauea, Havaí

O vulcão é o mais novo e mais ativo da atualidade, estando trabalhando desde 1983 sem parar. Sua ilha é a casa de Pele, a deusa havaiana dos vulcões e segundo a tradição local o Kilauea entra em erupção toda vez que ela está de mau humor.






Monte Erebus, Antártica

Este vulcão em forma de cone tem seu topo na altitude de 3.794 metros e sua última erupção foi no ano passado. Ele continua bem ativo e fica localizado dentro do anel de fogo do Pacífico, onde mais de 160 outros vulcões também estão em atividade. O detalhe interessante é que (caso você não tenha notado pela linha acima) ele está na Antártica, portanto em uma temperatura extremamente gelada.






A foto abaixo foi tirada do espaço e nela podemos ter uma idéia do quão grande é o vulcão.



Villarrica, Chile

Com 250 de diâmetro e 100 m de profundidade, o lago de Villarrica pode não impressionar, mas por estar a 2.847 metros do nível do mar faz dele um guerreiro devido a sua atividade. Sua atividade deve ter diminuído muito desde 2004 quando teve o pico de sua atividade. Por causa de sua altitude ele geralmente está coberto de neve.






Veja mais imagens destes lagos de lava no link abaixo.

Fonte: Environmental Graffiti

4 comentários:

Anônimo 2 de abril de 2009 17:38  

Boa matéria sobre vulcões, com imagens, videos e textos.
Os vulcões, apesar de perigosos, são maravilhas da natureza e também um dos agentes das constantes mudanças da superficie terrestre.

Anônimo 7 de abril de 2009 21:40  

O último vídeo é insano, note que os caras filmaram uma erupção que por pouco não os atinge, e ainda davam risadas os malucos...deviam estar bebados

freefun0616 3 de novembro de 2009 11:06  

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Anônimo 15 de maio de 2013 13:53  

eu adorei a informação mas o Monte Erebus quando foi a ultima erupção e que a informação no ano passado e pouca limitada mas o resto está altamente

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+