Produtos de limpeza estão criando microrganismos resistentes a antibióticos

segunda-feira, 30 de março de 2009

Todo dia nos tomamos banho, alguns limpam suas residências, empresas são higienizadas todas as noites e os produtos de limpeza descem esgoto abaixo. Isso nunca foi um problema, mas uma pesquisa feita na Inglaterra aponta para uma perigosa realidade.

Alguns produtos de higiene pessoal possuem triclosan, um agente anti-séptico eficiente contra bactérias gram negativas e gram positivas. Em sua concentração ideal ele mata grande parte delas, mas quando desce pelo ralo e vai parar em rios e esgotos (em breve não existirá diferença entre eles), o triclosan é diluído e acaba matando uma parte das bactérias, as que restam se reproduzem sem concorrência e criam novas variações resistentes a antibióticos.

O exemplo do triclosan serve para diversos agentes anti-bactericidas que vão parar no meio ambiente depois de descerem pelo ralo. Desde xampus, hidratantes, pastas de dentes, amaciantes de roupa a desinfetantes nós estamos enchendo as águas de microorganismos resistentes causando um problema semelhante ao visto em hospitais, onde super bactérias causam infecções difíceis de combater.

Os pesquisadores analisaram amostras de solo e um alta concentração destas bactérias foi encontrada, aumentando o medo de que elas já tenham infectado humanos.

Precisamos pensar melhor no que mandamos descarga abaixo e se esta paranóia de usar agentes anti-bactericidas em tudo (até mesmo no sabão de banho) é realmente necessária.

Fonte: The Guardian

5 comentários:

Marcos 1 de abril de 2009 19:45  

Microevolução acontecendo! Talvez ainda percamos a "guerra" contra as bactérias... Um tópico para pensar.

Isabel 1 de abril de 2009 20:52  

O pior é que essa não é uma evolução natural, mas uma seleção não intencional feita pelo ser humano, benéfica apenas aos patógenos mais virulentos!!

Arthurius Maximus 1 de abril de 2009 22:10  

Isso é uma verdade. A proliferação dos produtos bactericidas desnecessários (como sabonetes para banho por exemplo) é a principal responsável por isso. O pessoal não consegue entender que na natureza tudo tem um preço.

Alvaro 3 de abril de 2009 11:56  

(...) "criam novas variações resistentes a antibióticos."

Isso não é um tanto lamarquista?!

Fora isso, é um bom texto para discussão em sala de aula!

freefun0616 3 de novembro de 2009 11:07  

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+