10 peixes que parecem ter saído do inferno

terça-feira, 3 de março de 2009

Outro dia coloquei aqui um peixe com a cabeça transparente e naquela ocasião (clique aqui para ler) eu dizia o quanto estes animais são impressionantes. As espécies abaixo são tão incríveis quanto assustadoras, pois pelo tamanho de suas presas é melhor sair voando ao se bater com um deles.

1 – Piranha

piranha dentes

O peixe que habita as águas de rios da América do Sul tem dentes que deixam qualquer um morrendo de medo. Seu nome veio exatamente deste detalhe tão sutil de sua anatomia. Em Tupi-guarani ‘pirá’ significa peixe e ‘sanha’ ou ‘ranha’ significa ‘dente’.

O seu modo de caça é organizado e os cardumes numerosos. Se faltar comida eles se alimentam de outros peixes da própria espécie. Não pense que pelos peixes serem pequenos eles não são tão perigosos. Um grupo de piranhas podem consumir um animal de grande porte (daí a expressão boi de piranha).

piranha atacando

2 – Tamboril

tamboril

A criatura de filmes de terror acima faz parte da ordem dos lofiformes, que vivem em grandes profundidades. Eles utilizam uma espécie de vara de pescar, formada pelo primeiro raio de sua barbatana. Na ponta, uma excrescência carnosa ou bioluminescente atraem presas que podem ter até o dobro do comprimento do peixe. Sua boca e estômago se abrem tanto que ele engole de vez os coitados que se metem com ele e com presas como estas ninguém conseguirá sair de lá.

tamboril com estomago na boca

O tamboril é tão famoso que fez uma participação em Procurando Nemo, confira.

tamboril em nemo

3 – Moréia

moreia

Estes peixes cilíndricos podem chegar a 4 metros de comprimento e vivem em cavidades rochosas. Eles se alimentam de peixes menores que passam perto de suas casas e só atacam seres humanos para defesa própria ou por acidente.

Sua presença nesta lista se deve a alguns detalhes peculiares. A mordida de uma moréia é muito forte e seus dentes possuem uma cobertura de bactérias, que deverão fazer sua vítima lembrar por bastante tempo deste encontro, além disso algumas espécies liberam uma toxina pela pele.

moreia 2

Para finalizar estes peixinhos tem uma segunda mandíbula que ao atacar se projetam até a boca e depois voltam trazendo a presa, como pode ser visto na imagem abaixo.

moreia segunda mandubula

4 – Peixe-tigre

peixe-tigre2

Esta aberração com dentes vive em rios da África e sua aparência pode dizer muito sobre sua personalidade. Esta espécie é territorialista e tem a fama de comer presas maiores que seu tamanho. Ele come na verdade praticamente qualquer peixe que passe na sua frente. A National Geographic utilizou o peixe como exemplo de evolução anabolizada.

peixe tigrepeixe-tigre3

5 – Peixe cabeça de cobra

peixe cobra

Mesmo não tendo uma aparência tão assustadora quanto o peixe anterior, o cabeça de cobra pode comer praticamente qualquer coisa que aparecer na sua frente, de outros peixes a mamíferos.

Se você acha que está livre deste cara porque está no seco ou em uma parte rasa, cuidado. Ele desenvolveu ao longo dos anos um primitivo pulmão que lhe permite respirar ar. Com este dispositivo ele pode se transportar de um rio para outro ou para um lago e assim terminar de se alimentar.

peixe cobra 2

6 – Viperfish (peixe-víbora)

 viperfish2

Mais um exemplar do fundo dos abismos do mar, ou talvez mais uma razão para nunca ir lá. Mesmo assim este cara vai a noite a 200 metros de profundidade onde a comida é mais farta e ninguém vai rivalizar seus lindos dentinhos. A espécie deste peixe que vive no oceano Pacífico pode chegar a atingir 2 metros de comprimento

viperfish

7 – Peixe-ogro

Fangtooth

Olhando para a imagem acima você não precisa perguntar o motivo deste nome. O peixe pode atingir 18 centímetros, o que não parece muito, mas seus enormes dentes mantém a presa “enjaulada” e são considerados os maiores dentes (em relação ao corpo) em todo o oceano. Ele vive em águas profundas, que variam de 500 a 5 mil metros. Confira abaixo mais uma imagem que parece ter saído de um filme de terror.

Fangtooth 2

8 – Dragonfish

dragonfish

Mais um peixe dos abismos marinhos que usa a luminosidade para atrair os desavisados. Parece mesmo que esta parte dos oceanos possuem a pior vizinhança do mundo. Assim como seus antecessores ele possui dentes enormes e que lhe ajudam a triturar a presa com facilidade. Diferente de seus companheiros de bioluminescência, este peixe produz uma espécie de luz infra-vermelha, que serve tanto para caçar quanto para se defender.

dragonfish 2dragonfish 3

9 – Saccopharyngiformes

gulper eel 2

A expressão bocão foi a primeira que se passou na minha cabeça. Este peixe não tem apenas a boca enorme, seu corpo também se estica, fazendo com ele possa comer refeições maiores do que ele mesmo (uma prática que parece cada vez mais comum no fundo dos oceanos).

gulper eelgulper eel 3

10 – Safio

congro

Conhecido em sua fase adulta como Congro, este peixe pode atingir 3 metros de comprimento e pesar 110 quilos. Pessoas que se arriscam a pescar este pequenino precisam tomar cuidado pois ele pode permanecer um bom tempo vivo fora da água e pelo seu tamanho pode-se ter uma idéia do estrago de sua mordida.

congro 2

Fonte: Environmental Graffiti

13 comentários:

Arthurius Maximus 4 de março de 2009 01:29  

Simplesmente fantástico! Alguns eu já conhecia. Mas aquele das profundezas do Pacifico é de impressionar.

Marcio Melo 4 de março de 2009 13:07  

Porra man, tem uns bem assustadores mesmo.

Lista muito boa, ainda teve o do procurando Nemo heheh

Rapz, tenho muito medo do que temos escondido nas profundezas de nosssos oceanos!

Marcus Felipe 6 de março de 2009 12:52  

Já comi carne de Congro. É gostosa!

F3l1p3 6 de março de 2009 12:55  

o pior, é que daqui a alguns anos, nós vamos conhecer mais marte do que nosso proprio mar... e os peixes são praticamente "mutantes" e muito diferentes, são além da nossa imaginação...

Cascats 6 de março de 2009 15:51  

Muito louco isso,o mar da muito medo,por isso não jogo jogos que tenham criaturas marinhas

metalomega.com 6 de março de 2009 17:53  

Muito legal e bem curioso amigo, parabéns pela seleção. Eu nem me meteria e nem chegaria perto deles, rsrs, eu em

Rebecka.Santos 7 de março de 2009 11:05  

Você falou do procurando Nemo
A moréia aparece no jogo do mario (o principal motivo que me IMPEDE de ir buscar mais estrelinhas lá. Eu pego a primeira, mais rápida que se encontra no fundo da fase, você nada e acha ela. PONTO FINAL. eu NÃO rodo naquela fase_ e aproveitando, num jogo chamado Jet Force Gemini, tem uma passagem com Piranhas, que na verdade passaria despercebido por mim, se numa determinada ocasião eu não tivesse deixado cair uma granada no rio. Essa granada matou algumas piranhas. Noutro dia (no mesmo dia, em uma outra situação) ao invés de deixar cair a granada eu me deixei cair pra atravessar o rio (sabe como é, preguiça de pegar a ponte) mas não é que as piranhas NÃO me deixaram passar? Caraca eu fiquei com tanto medo que deixei de jogar por dois dias. Sério.
Impressionante falar disso porque no jogo Zelda Majora's Mask (caraca, como eu gosto de jogo antigo....) tem um Boss que é um Peixe. Custou pra eu enfdrentar ele. Hoje eu já não tenho mais medo, mas me custou enfrentar aquele bicho >.<

x3~~~
Detesto Coisas Marinhas (mas adoro Procurando Nemo!)

Dmitry 8 de março de 2009 09:02  

Realmente muitos peixes já foram usados como vilões de games (inclusive existe um tubarão escondido em Crysis). Mas estes das profundezas são verdadeiras aberrações.

Toinho 8 de março de 2009 14:55  

Nossa, gente! Como voces são preconceituosos...!
Eles não são TÃO mais feios que as piranhas que andam na rua... Só porque não estãmos ecostumados a encontrá-los a toda hora, em qualquer esquina...
Beto Nunes

Anônimo 14 de março de 2009 13:04  

faltou um peixe de agua doce.........PEIXE CACHORRA, não tenho a foto para postar, mais dentes enormes

Anônimo 31 de julho de 2009 13:26  

Show de bola essa seleção.

Pesquisei isso por que acabei de comer filé de tamboril no almoço.

Abrç.

freefun0616 3 de novembro de 2009 11:30  

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Thaianne Cohen 29 de maio de 2010 01:20  

Sinistro =O

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+