Em 1989 ninguém acreditaria nas coisas que os consoles e games fazem atualmente

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

consoles Muitos dos gamers de hoje em dia eram muito jovens ou nem tinham nascido em 1989, mas eu já tinha alguns consoles em casa. O site GamesRadar lembrou como as coisas eram mais rudimentares naquele tempo e como uma pessoa que viveu este período vou fazer minha observação pessoal de como as coisas mudaram.

Com a chegada dos consoles de 8-bits o Atari e  o Odyssey 2 ficaram para trás pois era espantoso o que Master System e Phantom System (um console da Gradiente que rodava jogos do Nintendinho) podiam fazer. Eu nem podia imaginar que um console como o PS3 fosse possível. Se eu for listar aqui tudo o que ele faz este post ficará enorme. Quem poderia pensar que os consoles evoluiriam de uma caixa de jogar para um centro de entretenimento completo?

Naquele tempo eu também jogava no PC com um Olivetti de tela verde e foi exatamente neste computador que vi o primeiro game onde alguém dizia alguma coisa. Em Barbarian, logo na tela de abertura uma voz totalmente robótica dizia o título e para mim isso foi o auge da modernidade. Um game atual como Mass Effect, onde os personagens tem diálogos extensos, escolhidos pelo jogador e ainda em um formato que parece com um filme é algo que no máximo poderia aparecer na ficção.

Os jogos tinham uma quantidade de músicas muito mais extensa nos meus novos consoles do que nos antigos. Um título com 4 variações de temas era a maravilha da Babilônia. Hoje você tem lançamentos como Metal Gear Solid 4, onde uma trilha sonora idêntica a de um filme é usada.

Assim como no artigo do GR eu não poderia imaginar como a violência nos games se tornaria real. Existiam jogos onde era preciso matar os inimigos e tudo mais, mas ao destruí-los eles pareciam explodir, atualmente se reproduz com muito realismo a maneira como seu adversário, ou até seu personagem morre. Poucos títulos tinham algo parecido com sangue na tela, mas isso não parece ser um problema para os desenvolvedores de hoje. A imagem abaixo deixa esta diferença bem clara.

ninja gaiden final

Os controles eram muito mais simples principalmente porque os jogos eram mais simples. Os personagens tinham dois tipos de movimentos: pular e atacar. O ataque era feito no máximo através de “combos” entre o direcional e o botão de ataque. Esta festa da uva não iria durar muito pois o Super Nintendo, que seria lançado em 92 já aumentaria muito a complexidade dos controles. Mas com o PlayStation 2 chegaríamos aos níveis atuais. Era inconcebível usar uma quantidade tão grande de botões para jogar.

controles 2

Existia uma coisa naqueles consoles que supera muito os atuais. A tecnologia aplicada a cartuchos não fazia necessária nenhuma instalação ou tela de loading. Bastava colocar aquele pedaço de plástico no Master System, dar umas porradas eventualmente e pronto. Atualmente os games precisam ser instalados, as vezes levando mais de meia hora.

A evolução dos portáteis também precisa ser lembrada. Não coloquei minhas mãos em um Game Boy até 1990, mas compara-lo ao PSP faz com que a evolução pareça ser de muito mais tempo. Não possuo um portátil da Sony, mas ao testar me pareceu uma coisa de outro mundo. A qualidade dos jogos para o tamanho do aparelho é incrível. Ainda terei o meu.

Crysis_screen8 Na minha visão aqueles jogos como Alex Kidd in Miracle World ou Super Mario 2 eram o auge dos gráficos. Sair do Atari para um game do Nintendo me fez experimentar a evolução nos games. Eu mal podia imaginar que algo como Crysis fosse possível, ou um jogo que lhe possibilitasse jogar em um mundo aberto, que você poderia escolher o que fazer como em GTA. Isso tudo pareceria mentira se dito a um gamer do fim dos anos 80.

Jogar com um amigo naquele tempo significava plugar outro controle e dividir a tela em dois ou ficar preso na mesma tela que ele. Os MMos de hoje ainda me impressionam. Quando participo de uma corrida com mais 120 pessoas em Trackmania ou jogo com outra pessoa uma aventura em Guild Wars as vezes me pego pensando quando isso foi imaginado. Recentemente participei de uma aventura com uma brasileira, uma garota na Nova Zelândia e dois americanos. Neste momento pensei como aquilo era fora do comum poucos anos atrás.

Pensando para frente o futuro parece bem cheio de possibilidades. Onde o mundo dos games estará em 2029? Será que a evolução será tão gritante? Será que eu ainda estarei jogando na porta dos 50 anos? Será que o Pipoca ainda existirá? Não perca as cenas dos próximos capítulos.

7 comentários:

Duda Conte 26 de fevereiro de 2009 11:12  

Nós fomos muito felizes de acompanhar o nascimento do entretenimento digital...

Passei por todas as fases também: Atari, Master\Phantom, Super Nintendo, Nintendo 64, Playstation 1, Game Cube, Playstation 2 e agora Nintendo Wii.

Era daquelas crianças que esperava a locadora abrir pra poder levar um cartucho novidade pra curtir no fds.

Para falar a verdade, não acho que os gráficos e a complexidade dos jogos de hoje trazem mais diversão do que os velhos...mas a evolução permitiu com que nós envelhecêssemos continuando a gostar de video game.

^^

Anônimo 3 de março de 2009 13:50  

Eu tinha um phantom system e as vezes ia na casa de um amigo ver ele jogar no mega-drive dele, era o meu sonho de consumo ter um mega-drive, babava com os gráficos do sonic! aquele plano de fundo que se mexia independentemente da frente era muito legal, na época.
Ainda não existia o super-nintendo.

Deywison 3 de março de 2009 15:46  

Os gráficos de hoje, de fato, são muito melhores. E a evolução nesse âmbito é inevitável. Porém, os jogos atuais, quando comparados com os do final dos anos 80 e início dos 90, perderam, e muito, em criatividade.
Tanto é que os jogos tidos como "clássicos" são dessa época. Não vejo jogo algum dos anos 2001 pra frente sendo considerado um marco na indústria de "games".

Anônimo 4 de março de 2009 21:03  

Não vejo jogo algum dos anos 2001 pra frente sendo considerado um marco na indústria de "games".

God of War?

Dmitry 8 de março de 2009 09:13  

Acho que um dos maiores marcos dos games modernos é o Wii, pela nova perspectiva que trouxe ao mercado.

Nos games mesmo podemos citar realmente o God of War e talvez GTA. Sei que eu me divertia muito com meus games veios (atualmente até fujo as vezes para um emulador).

freefun0616 3 de novembro de 2009 11:39  

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Pooja Sharma 22 de abril de 2015 08:13  

free spotify codes friends.
how to get free spotify premium codes

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+