A corrida espacial USA vs. Rússia está de volta

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

lua europa A corrida espacial entre os EUA e a União Soviética, ocorrida entre 1957 e 1975, culminou com a “conquista” da Lua, mas no fim das contas ninguém mais foi lá e tudo ficou na mesma, mudando o foco para satélites e usos militares para eles. Os EUA dizem que venceram a corrida porque pousaram na Lua e a Rússia afirma ser a vencedora por ter mandado um homem ao espaço primeiro.

Semana que vem a Nasa vai revelar sua nova missão interplanetária e o alvo deverá ser a lua Europa em Júpiter ou Titan em Saturno. O interessante é que os russos também apresentaram esta semana um plano para uma viagem e possivelmente um pouso na lua Europa.

O plano é fazer algumas escavações na superfície gelada da lua de Júpiter. Os cientistas acreditam que embaixo do gelo está um oceano com duas ou três vezes a quantidade de água da Terra. Os russos tem apenas um pequeno problema… achar alguém para pagar esta missão.

A Nasa pretende pesquisar a existência de diferentes formas de vida em uma destas luas. O lançamento ocorreria em 2020 e a viagem duraria 6 anos. O orçamento desta missão é de 2 a 3 bilhões de Dólares.

Enquanto isso outras missões tripuladas por robôs estão previstas para Marte. Recentemente uma janela de lançamento para o planeta vermelho foi perdida por problemas técnicos nos aparelhos. A próxima missão pretende descobrir se existem formas de vida por lá. O plano é lançar viagens de 6 meses de duração a cada 2 anos.

Eu acho que os governos poderiam economizar uns trocados esquecendo estes projetos e pensando em salvar o que resta da Terra primeiro. Mas talvez eles queiram um lugar para onde os privilegiados possam ir para não sofrer com o tenebroso futuro do nosso planeta.

Fonte: Discovery

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+