Cobra gigante é descoberta na Colômbia

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

cobra gigante 2 Você tem ofidiofobia? Se tiver fique feliz em não ter vivido na Colômbia por volta de 58 milhões de anos atrás, pois um grupo de pesquisadores encontrou um local onde vivam as maiores cobras já descobertas no mundo. Ao lado você vê uma vértebra da cobra ao lado de uma comum.

Com seus 13 metros de comprimento (o tamanho médio de um ônibus) e podendo chegar a altura do quadril de um homem adulto médio, a Titanoboa viveu na região de Carrejon, onde hoje funciona uma das maiores minas de carvão do mundo. Esta cobra chegava a pesar mais de 1 tonelada e provavelmente se alimentava de grandes peixes, crocodilos e jacarés da região para manter a energia de seu enorme corpo.

Para se ter uma idéia, a anaconda verde, a cobra mais pesada do mundo, chega a pesar 250 kg e a píton articulada, uma das mais compridas do planeta, pode atingir 10 metros de comprimento. Isso nos dá uma idéia de como este animal era grande.

No local outros fósseis encontrados, como os de tartarugas, peixes, dinossauros que se assemelham a crocodilos e plantas deram aos pesquisadores uma idéia de como era a vida nesta parte da América do Sul neste período.

Para eles o desenvolvimento desta cobra tem duas prováveis fontes principais. A temperatura do planeta, que era maior do que atualmente e o desaparecimento dos dinossauros, que permitiu a estes répteis se alimentarem melhor.

Durantes os últimos 5 anos de estudos no local foram encontradas 28 cobras desta espécie, mas os pesquisadores admitem que este é apenas o maior vertebrado encontrado vivendo neste período. Eles acreditam que outros animais maiores que este deviam viver na região na mesma época. Também é afirmado que o tamanho dos répteis que vivem na Terra atualmente deverá aumentar, por causa do aquecimento global. Abaixo você vê uma representação da Titanoboa Cerrejonensis.

cobra gigante 3

Fonte: BBC, Times Online

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

Google+